InícioGraduaçãoComércio ExteriorComo conseguir um estágio em Comércio Exterior

Como conseguir um estágio em Comércio Exterior

Para que você consiga seu estágio em Comércio Exterior você precisa estar preparado para o mercado. Essa é uma área que existe algumas opções de setores para trabalhar, contudo, a concorrência é grande. Por isso, você precisa se destacar.

Se esse é o seu primeiro estágio, não se preocupe! Existem alguns passos que qualquer candidato pode seguir. São informações importantes que podem fazer a diferença para que você seja contratado.

Preparamos neste artigo algumas dessas informações. Aqui você irá encontrar dicas do que é preciso fazer para conseguir seu estágio em Comércio Exterior. Confira todas essas informações e prepare-se para o mercado de trabalho.

Conseguir um estágio em Comércio Exterior é difícil?

Quem deseja conseguir o primeiro estágio em Comércio Exterior precisa saber em quais áreas pode trabalhar. Esse profissional atua em escritórios de empresas, companhias de logística ou até em despachantes. Ou seja, são muitas possibilidades para concorrer a uma vaga.

Só que para conseguir uma boa vaga, o candidato precisa estar preparado. Alguns profissionais que já atuam na área, não necessariamente se formaram em Comércio Exterior, mas fizeram uma pós-graduação. Como estamos falando em estágio, o primeiro passo é que o candidato esteja fazendo um curso dessa área.

Essa é uma carreira que possui algumas exigências, então, quanto mais preparado mais desejado é esse candidato. Então, estar fazendo apenas a faculdade não é o bastante! É preciso se diferenciar dos demais candidatos.

Entre as setores disponíveis que o estagiário pode trabalhar, ele pode passar por algumas áreas, como:

  • Análise;
  • Consultoria;
  • Gestão;
  • Cotação;
  • Marketing;
  • Logística.

Dependendo do ano que o estudante está, ele pode conseguir estagiar em algumas áreas ou não.

Perfil do estagiário em Comércio Exterior

Antes de tudo, é preciso entender se você realmente possui o perfil de um futuro profissional em Comércio Exterior. Essas características e habilidades são fundamentais para se destacar entre os concorrentes. Veja quais são:

Boa comunicação:

O estagiário em Comex (Comércio Exterior) vai lidar muito com compra e venda de matéria-prima ou produtos entre países. Além disso, irá participar de muitas reuniões. Portanto, ter uma boa comunicação empresarial é fundamental!

Facilidade para vender:

Como o estagiário lida com compras e vendas, ele precisa ter um perfil de vendedor. Ou seja, não pode ter vergonha e dificuldade para negociar. Essa habilidade pode ser desenvolvida na faculdade, ou em um curso voltado para técnicas de vendas

Senso de inovação:

A área de Comércio Exterior está sempre passando por inovações. Atualmente, o uso de tecnologias é fundamental para otimizar processos e diminuir a burocracia. Para acompanhar essas mudanças o estagiário precisa ter senso de inovação.

No caso, não ficar preso a velhos processos. Busque sempre novas formas de fazer alguns processos.

Crie um currículo claro e objetivo

Agora, se você já se identificou com o perfil dessa área, está na hora de montar o seu currículo. Essa é uma das principais dúvidas, principalmente de quem está procurando o primeiro estágio.

Para isso não há segredo, o fundamental é montar um currículo claro e objetivo. Existem vários modelos de currículos disponíveis na internet que você pode usar como inspiração.

Se você já conhece alguém que atua na área, pegue algumas dicas. Você pode perguntar qual o tipo de currículo que a empresa gosta de receber. Por exemplo, existem empresas que preferem currículo com foto ou sem.

Deixe claro no currículo para qual vaga você está se candidatando. Essa informação pode ser colocada no tópico “Objetivo” no seu currículo. Não esqueça de informar o semestre que você está e em qual período, ex: noturno ou matutino.

Possui cursos extracurriculares? Não esqueça de mencioná-los principalmente se tem relação com a área. Agora, se você já fez algum curso, como teatro, isso não é relevante.

Invista no estudo de outros idiomas

Outra dica muito importante para conseguir um bom estágio em Comércio Exterior é possuir conhecimento em outro idioma. Para essa área é importante que você já tenha pelo menos o conhecimento intermediário.

Entre os idiomas mais exigidos está o inglês. Afinal, é a língua mais falada em vários países. Por isso, se você ainda não fez nenhum curso de inglês, comece a investir.

Se não tem condições de pagar um curso agora, procure estudar sozinho! Você pode estudar através de aplicativos que ajudam bastante, como Duolingo e Babbel.

Além do inglês, existem outros idiomas que são essenciais para aprender. Como o espanhol e o mandarim. Mas o primordial é ter fluência em inglês, depois, invista nos demais idiomas.

Faça cursos que tenham relação a Comércio Exterior

No tópico anterior falamos da importância de ter conhecimento em algum outro idioma. Porém, também é preciso investir em outros cursos que tenham relação com a área de Comex.

Durante o curso na faculdade, o aluno terá contato com diversas matérias. Mas algumas coisas podem ser mais aprofundadas em cursos extracurriculares. 

Um dos principais pontos mais observados por uma empresa, é a técnica de vendas do profissional. Por isso, você pode investir em cursos que trabalham com técnicas de vendas para o exterior, por exemplo.

O estagiário também irá lidar no seu dia a dia com alguns cálculos matemáticos. Não são cálculos extremamente difíceis, mas se essa é uma área que você possui dificuldade, busque se aprimorar!

Você não precisa focar somente em cursos, mas workshops e palestras também são muito importantes. Isso mostra ao recrutador que você possui interesse em se aprimorar e se destacar no mercado!

Estude em uma instituição de qualidade

De antemão, estudar em uma instituição que é bem avaliada no mercado é um requisito muito importante na contratação. Principalmente para quem está buscando vaga para estágio na empresa.

Assim, escolha estudar em alguma instituição que seja bem avaliada pelo MEC. Além disso, que conte com uma boa grade curricular e com um ótimo corpo docente. Pois muitas das vezes, os professores podem até te ajudar com algumas dúvidas que podem surgir no trabalho.

Enfim, estudar em uma instituição de qualidade também garante que você tenha facilidade com algumas coisas. Por exemplo, se você precisar trocar de turno, que você não enfrente muita burocracia. Existem faculdades que dificultam essa mudança para o aluno.

Veja quais são as competências solicitadas pela empresa

Antes de você se candidatar é primordial que você analise as competências que a empresa está sugerindo. Não adianta se candidatar para todas as empresas que surgem, se você não é compatível com o que elas desejam.

Geralmente, na descrição das vagas as empresas colocam “Competência desejadas” e “Competências exigidas”. Às vezes, pode ser um outro termo, mas o significado é o mesmo. Confira sempre aquelas que são “exigidas” pela empresa.

Se você é compatível, pode se candidatar. Assim, as competências desejadas são mais um bônus complementar do que você pode oferecer. Portanto, sempre leia por completo a descrição da vaga.

Enfim, siga essas dicas e boa sorte no seu processo de busca de estágio em Comércio Exterior. Aproveite e confira: Relações Internacionais x Comércio Exterior: quais as diferenças dos cursos?

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.