InícioDicasMercado de trabalhoConheça os 6 cursos com maior empregabilidade

Conheça os 6 cursos com maior empregabilidade

Inevitavelmente, o mercado é fluido, assim como as profissões. O que antes era, por exemplo, obrigatoriamente produzido por mãos humanas, hoje é facilmente substituído por máquinas. E, desse modo, as dinâmicas de trabalho mudam. Contudo, isso não significa que o trabalho humano desapareça. Na realidade, surgem novas profissões e muitas dessas áreas são bastante promissoras. Portanto, para ajudá-lo a reconhecer essas áreas, confira neste artigo os 6 cursos com maior empregabilidade.

Da mesma forma, entenda que mesmo você possuindo uma carreira consolidada, muitas das profissões aqui expostas não precisam, necessariamente, de um bacharelado, por exemplo. Dessa maneira, fica mais fácil de entrar nesse mar agitadíssimo que é o mercado de trabalho.

Então, partiu conhecer os cursos com maior empregabilidade?

Bioinformacionista

A princípio, para tornar-se bioinformacionista, é necessário realizar um curso de capacitação. Assim, você pode estar, de antemão, envolvido na área da Saúde e das Ciências Biológicas.

Este profissional reúne dois aspectos fundamentais: saúde e tecnologia. Dessa maneira, diante das duas áreas, ele usa de conhecimentos genéticos e os associa ao uso de ferramentas tecnológicas como sofisticados softwares.

Assim, a partir dos dados coletados por geneticistas, o profissional utiliza-se de programas tecnológicos para importantes descobertas na saúde. Desse modo, é possível, portanto, fazer mapeamento do genoma humano e até, com as informações dispostas, criar mecanismos de prevenção em relação às doenças genéticas.

Chief Technical Officer

O Chief Technical Officer, também conhecido como CTO, é um profissional que mescla trabalhos de liderança e de tecnologia. Assim, tem de conhecer e saber lidar com ambos os segmentos.

Este profissional é de suma importância nas organizações, pois, atua na formação do setor tecnológico. Ainda, tem de possuir uma bagagem extensa referente a várias pautas tecnológicas – e mais, inglês fluente também é necessário.

Também, popularmente, o CTO é como se fosse um profissional de TI em outro “patamar”. E isso se deve à necessidade do mesmo de possuir conhecimentos não só tecnológicos, como também sociais, de liderança, identificação de oportunidades, projetos e até implementação de novas tecnologias na empresa.

Analista Big Data

Aqui, no Voomp, você já ouviu falar bastante sobre este curso e profissão. E isto não é à toa. Este profissional é ultra importante nas empresas atuais.

O Analista Big Data é o responsável por gerenciar e analisar todos os dados de uma empresa. Ainda, tem de conferir eficácia e a propulsão de lucros do negócio. Então, envolve conhecimento técnico e prático, tanto de tecnologia quanto de vendas.

Da mesma forma, este profissional tem um cotidiano intenso. A sua rotina envolve avaliar os dados, interpretá-los e criar caminhos para que, a partir do que se tem disposto, se desenvolvam ações eficientes para transformá-los em estratégias inovadoras relacionadas ao crescimento empresarial.

Por fim, para encaixar-se no mercado, você deve cursar Ciência de Dados ou Arquitetura de Dados, tá? Então, procure alguma instituição de ensino reconhecida pelo MEC para atender as suas necessidades.

Gestor de Marketing para e-commerce

Em meio a tantas novas profissões, não poderíamos deixar de lado aquelas relacionadas ao Marketing. Assim, surge o Gestor de Marketing para e-commerce.

Atualmente, o e-commerce é o ponto-chave de diversas marcas e empresas. Assim, este profissional é responsável pela elaboração e execução de estratégias relacionadas ao comércio virtual.

Também vale dizer que não é uma profissão exatamente nova, mas que, sem dúvida, ganhou força nos últimos tempos. E tende a crescer cada dia mais, considerando a pandemia do COVID-19 e o disparo de compras online.

Por fim, este profissional pode atuar em empresas, instituições e até de forma autônoma. E, atuando de forma autônoma, pode abrir a sua própria empresa de prestação de serviços, ou prestá-los de forma pontual.

Analista de Search Engine Optimization (SEO)

Primeiro, vamos pontuar o que é SEO, certo? Esta é uma ferramenta que explora recursos para que as páginas da web tenham visualizações.

Assim, para além das técnicas e conhecimentos em SEO, o profissional cria estratégias para que estes recursos sejam utilizados de modo que a página de uma empresa, por exemplo, seja visualizada e até utilizada por muita gente.

Do mesmo modo, o Analista de SEO pode ser representado por profissionais de TI. Mas, não se restringe somente a eles. Por fim, se você é graduado em Administração, por exemplo, você pode fazer um curso de capacitação em SEO e tornar-se futuramente um Analista.

Inteligência Artificial

Esse momento da Revolução Industrial chegou no campo das novas profissões. A Inteligência Artificial é hoje uma realidade. Mas, afinal, o que faz um profissional da área de IA?

Bem, este é responsável por elaborar sistemas que processam e armazenam muitas informações. E esse armazenamento é dado por um banco de dados que quanto mais se usa, melhor desenvolve a experiência dos usuários.

Neste contexto, trabalhar com IA tem sido a escolha de muitos estudantes e até profissionais em carreiras já consolidadas. Ao redor do mundo, aumenta-se o número de polos tecnológicos, por exemplo. E isso prova que há demanda por profissionais que entendem de IA, Internet das Coisas e outras tantas áreas tecnológicas.

Por fim, com salários aquecidos e um mercado repleto de portas abertas, a IA se consolidou. Então, para adentrar nesse meio, é necessário realizar cursos relacionados à inovação tecnológica, como DevOps, Computação em Nuvem e Análise de Dados.

Por fim, um interesse em comum: a tecnologia!

Fica claro, portanto, que dentre os cursos com maior empregabilidade, há um link entre todos eles: a tecnologia. É inegável que recursos tecnológicos tornaram-se intrínsecos nas nossas vidas e rotinas.

Então, se você busca iniciar uma carreira, sofisticar a sua ou até mudar tudo, invista em áreas que têm em sua base aspectos tecnológicos. E estude muito e sempre!

Até logo!

Se você gostou deste artigo, leia também:

Quais profissões surgiram com a pandemia?

Por que a área de TI está em expansão?

Arquitetura de Dados EAD: tudo o que você precisa saber

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.