Engenharia Mecânica EAD: tudo o que você precisa saber

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Ivan no Pexels.

Descubra tudo o que você precisa saber para estudar Engenharia Mecânica na modalidade EAD. Essa é a vertente da Engenharia responsável pela projeção, manutenção e operação de sistemas mecânicos. Em resumo, tudo o que envolve a construção e análise de máquinas são campos de estudo da Engenharia Mecânica.

Além de atuar com grandes maquinários, o engenheiro mecânico também atua em projetos de tecnologia, liderando grandes equipes e garantindo a qualidade de todos os processos envolvidos. Nesse contexto, esse profissional pode atuar em grandes fábricas e usinas. 

Portanto, para aqueles que buscam seguir seu caminho nesse mercado promissor, é necessário possuir um diploma de bacharel em Engenharia Mecânica em uma instituição reconhecida pelo MEC. Além disso, esses profissionais precisam obter o registro profissional pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Estado onde ele atua.

Engenharia Mecânica é o curso certo para você?

 

Preparamos um teste para você descobrir se tem o perfil para ser um engenheiro mecânico

Sendo assim, agora você vai descobrir tudo o que você precisa saber sobre o curso de Engenharia Mecânica EAD.

O que você verá neste artigo:

Principais diferenças entre ensino 100% EAD, semipresencial e presencial

Nos últimos anos, o ensino a distância ganhou muito destaque e relevância tanto pelos brasileiros quanto no mundo afora. Isso ocorre devido a diversos fatores, como, por exemplo, o valor das mensalidades, a fácil adaptação ao cotidiano, entre outros. Além disso, há pessoas que possuem compromissos sociais que demandam muito tempo, como cuidar da família, morar longe da faculdade, trabalho, etc. Logo, a opção de realizar a graduação na modalidade EAD é sempre muito vantajosa. 

Antes de mais nada, precisamos entender bem o conceito das modalidades semipresenciais e a distância. Caso você esteja buscando alternativas para uma faculdade presencial, você irá encontrar dois tipos de modalidade: EAD e semipresencial. 

Já pensou em fazer sua faculdade dos sonhos à distância?

Tire todas as dúvidas e saiba mais sobre a modalidade EAD

 

De maneira resumida, as principais diferenças são:

Semipresenciais: os cursos semipresenciais são aqueles que não são 100% presenciais e nem 100% online. Em outras palavras, os alunos terão várias aulas online e outras atividades presenciais. 

Cursos a distância (EAD): os cursos EAD acontecem na maior parte do tempo de maneira virtual. Em resumo, os encontros presenciais serão bem poucos, podendo acontecer uma vez por mês ou por semestre.

Presenciais: os cursos presenciais são aqueles que o aluno precisa comparecer obrigatoriamente na faculdade para aulas e outras atividades presenciais. 

Quais modalidades de ensino permitidas em Engenharia Mecânica?

Independente da modalidade escolhida, tenha em mente que as matérias serão as mesmas. Porém, apesar da grade curricular ser igual, no ensino a distância ou semipresencial a forma de estudar é bem diferente.

Dessa forma, nos cursos que são a distância, os estudantes terão acesso a um portal virtual onde será possível assistir todas as aulas, ter acesso aos documentos, realizar exercícios e fazer o download das apresentações ou apostilas. Além disso, o aluno também consegue interagir com toda a comunidade online e tirar as dúvidas com o professor. A melhor parte é que tudo isso pode ser realizado no horário mais conveniente para o aluno, com muita flexibilidade. 

Contudo, no curso de Engenharia Mecânica EAD pode ser um pouco diferente. Afinal, há muitas matérias e atividades que precisam ser realizadas presencialmente. Isso acontece pois há muitas disciplinas que demandam exercícios em laboratórios. Portanto, o aluno deve ir à faculdade para desenvolver projetos de máquinas, equipamentos, protótipos, entre outros.

Logo, como a prática é essencial para a formação dos futuros engenheiros mecânicos, os alunos devem comparecer com uma certa frequência às faculdades. Tendo isso em vista, cada faculdade estabelece o número de encontros presenciais. Além disso, a legislação brasileira exige o cumprimento de uma carga horária presencial e que as provas finais sejam realizadas na faculdade. Portanto, a faculdade de Engenharia mecânica EAD é oferecida na modalidade semipresencial.

Como funciona o curso de Engenharia Mecânica EAD

Bom, você já deve ter em mente que o curso de Engenharia Mecânica é bem puxado e exige muita dedicação dos alunos. Afinal, a faculdade deve preparar o futuro engenheiro mecânico  para os mais diversos tipos de atividades, como por exemplo, o gerenciamento de grandes projetos, o cálculo e análise de maquinários, o controle de qualidade de processos industriais, entre outras. Além disso, é na graduação que o aluno de Engenharia Mecânica terá contato com o conhecimento teórico e técnico que ele precisa dominar para estar preparado para o mercado de trabalho.

Sendo assim, a matriz curricular a distância é igual ao modelo presencial. Porém, lembre-se que as matérias variam de acordo com a instituição de ensino. Confira algumas das principais matérias:

Física

Disciplina voltada para o estudo da física, ciência que analisa todos os acontecimentos na matéria ao longo do tempo e espaço.

Introdução à Engenharia Mecânica

Matéria introdutória na qual os alunos começam a ter os primeiros contatos com a Engenharia mecânica. Essa disciplina aborda conceitos e técnicas básicas, ensinando os alunos a formularem problemas de um projeto, criar hipóteses, buscar soluções, entre outros.

Desenho Técnico Mecânico

Essa disciplina consiste em detalhar todos os componentes e etapas de um projeto. Logo, os alunos começam a entender o desenho técnico como uma ferramenta de criação, descrevendo todas as etapas de um projeto. Em resumo, os estudantes conseguirão analisar o objeto estudado de diversas formas e ângulos. 

Geometria Analítica

Outra matéria muito importante na faculdade de Engenharia Mecânica EAD é a Geometria Analítica. Essa disciplina é uma área da matemática que ensina todos os elementos geométricos, como retas, triângulos, circunferências, utilizando expressões algébricas.

Cálculo

O cálculo é uma das áreas da matemática, sendo derivado da Álgebra e da Geometria. Em resumo, essa disciplina aborda todas as variações de grandeza, abordando conceitos de limites, derivadas e integradas. Além disso, a disciplina pode ser dividida em duas: Cálculo Diferencial e Cálculo Integral.

Introdução à Programação para Engenharias

Matéria introdutória para vários alunos das Engenharias, ela os introduz à ciência da programação, ensinando sobre a criação e a utilização de algoritmos. 

Física

Disciplina voltada para o estudo da Física, ciência que analisa todos os acontecimentos na matéria ao longo do tempo e espaço.

Química

Matéria que aborda os ramos da química, setor que analisa todas as propriedades, natureza e energias envolvidas nos processos de transformação de toda matéria.

Álgebra Linear

Ramo da matemática que apresenta um estudo detalhado das equações lineares. Essa matéria utiliza conceitos como matrizes, vetores, espaços vetoriais e equações lineares.

Estática Aplicada às Máquinas

Nessa disciplina, os alunos terão contato com vários problemas de Engenharia Mecânica por meio do estudo da estática aplicada às máquinas e suas estruturas.

Usinagem dos Metais

A Usinagem dos Metais tem como objetivo fazer os alunos compreenderem todos os processos e como eles são classificados, fazendo que eles dominem toda a suas nomenclaturas,

Mecânica dos Sólidos

A Mecânica dos sólidos é a área da Mecânica que analisa todo o comportamento deformável dos sólidos. Dessa forma, os alunos aprendem todas as deformações, translações e rotações que podem ser bem descritas e dissociadas para análise. Além disso, essa matéria utiliza tensores que buscam descrever tensões e  deformações que acontecem nos materiais sólidos.

Engenharia e Ciência dos Materiais

Essa matéria estuda e aprofunda o conhecimento nos materiais, analisando toda a sua estrutura, as suas propriedades e o seu processamento. Além disso, ela permite o desenvolvimento de novos produtos e materiais.

Eletricidade e Magnetismo

Disciplina voltada para a compreensão e estudo de conceitos físicos relacionados à eletricidade e magnetismo.

Termodinâmica

A termodinâmica é a parte da Física que estuda as leis das reações entre o calor e outras formas de energia. Em resumo, ela estuda todas as transformações de um tipo de energia em outra.

Máquinas Hidráulicas

Essa matéria irá apresentar o conceito das máquinas hidráulicas e todas as suas complexidades, analisando todas as suas funcionalidades e as suas propriedades.

Elementos de Máquinas

Essa disciplina irá estudar todos os componentes e as partes elementares de uma máquina ou mecanismo. 

Humanidades e Ciências Sociais

Nessa matéria, os alunos de Engenharia Mecânica EAD irão ter contato com todas as ciências humanas, estudando toda a complexidade da sociedade humana, tendo o ser humano como objeto de estudo.

Sistemas Térmicos de Potência

A disciplina de Sistemas Térmicos de Potência irá apresentar todos os processos que envolvem transferência de calor de uma substância para outra. Em resumo, os alunos irão estudar todo o armazenamento e o fluxo de calor por condução, convecção ou radiação.

Mecânica das Estruturas

Área da física mecânica que fornece cálculos de estruturas formadas por sólidos, podendo eles serem estáticos ou flexíveis.  

Estágio Obrigatório

O estágio obrigatório é essencial para concluir a maioria das graduações. Normalmente, a instituição de ensino o inclui na parte da matriz curricular. Sendo assim, os alunos devem receber o diploma somente após tê-lo finalizado. A carga horária determinada para o estágio varia de acordo com cada instituição.

Atividades Complementares

Matéria que engloba obrigações que não são contempladas na grade curricular, com o intuito de agregar experiências aos alunos. O objetivo de uma atividade complementar é auxiliar no desenvolvimento social e profissional do estudante. As atividades  são variadas mas as mais comuns são palestras, cursos online, workshops, entre outros.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso é realizado na finalização da graduação, ele é primordial para a formação do aluno. O trabalho consiste em uma produção de finalidade acadêmica e, geralmente, é apresentado no formato de monografia.

Quais são os equipamentos necessários para estudar Engenharia Mecânica EAD?

Essa é uma dúvida bem frequente para aqueles que desejam fazer uma faculdade EAD de Engenharia Mecânica. Contudo, pode ficar tranquilo que você não precisará de muitos equipamentos para começar a faculdade. Em resumo, você precisará somente de um computador atualizado ou um equipamento semelhante (tablet, celular, etc). Além disso, os alunos precisam ter acesso a uma rede de internet.

Para aqueles que estão na dúvida sobre qual computador utilizar, fiquem tranquilos. Pois, não há nenhuma especificação mínima ou obrigatória. Em outras palavras, você deve conseguir acessar o portal da faculdade EAD e realizar todas as atividades necessárias, independente da qualidade do seu equipamento. 

Além disso, você deve ter adquirir itens básicos como: cadernos, agendas, calendários, lápis, borracha, lapiseira, entre outros. Afinal, você vai precisar desses itens para garantir o seu sucesso na faculdade EAD de Engenharia mecânica. 

Por fim, a instituição pode exigir materiais extras para a realização das atividades presenciais, como:

  • Jalecos;
  • Calculadora científica;
  • Materiais para desenho;
  • Escalímetro.

Lembre-se que cada faculdade possui as próprias regras e exigências. Portanto, os itens acima são somente alguns exemplos. 

Diferença entre o diploma EAD e o diploma semipresencial

Para aqueles que possuem receio de optarem por uma graduação EAD ou semipresencial, podem ficar tranquilos! Segundo o Ministério da Educação (MEC), a modalidade do curso não interfere no seu diploma. Em outras palavras, o diploma do aluno será de graduação, independente se ele é presencial, semipresencial ou a distância. Portanto, não há diferença nenhuma no diploma da faculdade EAD de Engenharia Mecânica. 

Sendo assim, você pode optar por qual modalidade é a melhor para você, sem ficar preocupado se o seu diploma será afetado ou não. 

Como o mercado de trabalho vê o curso de Engenharia Mecânica EAD?

Você não precisa ficar com medo de seu diploma de Engenharia Mecânica EAD não ser bem aceito no mercado de trabalho. Afinal, o preconceito diminuiu bastante em relação aos cursos EAD. Nesse sentido, isso acontece porque o mercado de trabalho mudou e a sociedade também. Assim sendo, hoje em dia é muito comum as pessoas optarem cada vez mais por uma graduação a distância. Logo, com a Engenharia Mecânica não seria diferente. Confira esse vídeo que separamos para você, lá você entende melhor porque a graduação de EAD está cada vez mais valorizada.

Como verificar se a graduação Engenharia Mecânica  EAD tem qualidade?

Bom, como citado acima, a faculdade de Engenharia Mecânica exige um número grande de atividades práticas. Portanto, o aluno deve ter em mente que ele precisará ir à faculdade com frequência. Além disso, você precisa optar por uma faculdade que seja credenciada pelo MEC. 

Para descobrir a qualidade da graduação EAD, você pode acessar o portal online do MEC. Em resumo, lá você consegue encontrar todas as informações sobre a faculdade que você deseja ingressar. Além disso, hoje em dia, há ótimas faculdades credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Engenharia Mecânica na modalidade EAD. Confira alguns exemplos:

As vantagens do curso de Engenharia Mecânica EAD

Como citado acima, por apresentar muitas vantagens e benefícios, a educação a distância tem atraído cada vez mais alunos. Logo, resolvemos listar as vantagens de realizar a faculdade de Engenharia Mecânica semipresencial. Confira:

Horários Flexíveis

Na graduação a distância, o aluno pode optar pelos melhores dias e horários para estudar. Portanto, é totalmente possível conciliar os estudos com o trabalho, ao contrário dos cursos presenciais que exigem o cumprimento de 75% da carga horária  de aulas presenciais.

Preço acessíveis

Outra grande vantagem do curso de Engenharia Mecânica EAD é o preço da mensalidade e outras despesas. Algumas faculdades oferecem mensalidades mais acessíveis do que em cursos presenciais. Além disso, o estudante também consegue economizar com transporte e alimentação.

O diploma tem o mesmo valor do presencial

Os cursos presenciais e a distância possuem o mesmo diploma, a modalidade que o estudante optou não aparece no certificado. Então, não precisa se preocupar em relação à veracidade do seu diploma em Engenharia Mecânica EAD.

Habilidades novas

Algumas pessoas podem achar que por se tratar de uma graduação EAD, a dedicação aos estudos será menor. Porém, isso é errado. Sendo assim, quem optar pela graduação de Engenharia Mecânica EAD irá precisar ter muita disciplina, saber gerenciar seu tempo, concentração e dedicação.

O dia a dia de um engenheiro mecânico

Já descrevemos acima as principais funções de  engenheiro mecânico. Porém, é importante ter em mente como é o cotidiano desse profissional. Dessa forma, descubra agora quais são as principais tarefas no dia a dia desse profissional:

  • Desenvolvimento de novos processos industriais;
  • Criação de novas máquinas;
  • Realização de testes no desenvolvimento de novos equipamentos e máquinas;
  • Administração de equipes e projetos;
  • Cuidar de equipamentos e ferramentas;
  • Garantir que as medidas de seguranças sejam cumpridas;
  • Auxiliar na criação de novos produtos (máquinas, ferramentas, softwares, etc).

Áreas de atuação para Engenharia Mecânica

As áreas de atuação do engenheiro mecânico são bem variadas entre si, o que pode ser um pouco difícil na escolha de qual área se especializar. Logo, é extremamente importante conhecer as áreas mais importantes logo no começo da trajetória. Afinal, quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil irá ser na hora de tomar uma decisão. Confira alguns exemplos abaixo: 

  • Setor de máquinas e equipamentos para a indústria;
  • Setor automobilístico;
  • Controle de qualidade de processos industriais;
  • Pesquisa e desenvolvimento;
  • Venda de maquinários;
  • Pesquisa acadêmica;
  • Setor público.

Mais valorizadas

O setor de Engenharia Mecânica sempre está em constante mudança e desenvolvimento. Nesse sentido, com o passar dos anos, algumas áreas podem ser mais valorizadas, enquanto outras podem não estar tão em alta. Então, resolvemos separar algumas áreas de Engenharia Mecânica que estão sendo muito valorizadas nos dias de hoje. Confira abaixo:

  • Indústria Petroquímica;
  • Indústria Automobilística;
  • Indústria Metalúrgica;
  • Indústria Energética;
  • Indústria térmica.

A média salarial de um engenheiro mecânico 

Todo engenheiro deve ter em mente a respeito da Lei nº 4.950-A, de 22 de abril de 1966. Afinal, é ela que regulamenta o salário-base desses profissionais.

Em resumo, essa lei determina o salário-base para os profissionais formados no curso de Arquitetura, Engenharia, Química, Agronomia e Veterinária. Portanto, de acordo com a lei, o engenheiro mecânico deve receber o valor mínimo de seis vezes o salário mínimo vigente no país, em uma jornada de trabalho de seis horas diárias. Sendo assim, confira os valores estipulados pela lei:

Jornadas de seis horas diárias de trabalho: 6 salários mínimos;
Jornadas de sete horas diárias de trabalho: 7,25 salários mínimos;
Jornadas de oito horas diárias de trabalho: 8,25 salários mínimos.

Porém, os valores acima nem sempre condizem com a realidade do mercado. Em resumo, o salário do engenheiro mecânico varia de acordo com o local de trabalho, área, função e cidade. 

A média salarial do engenheiro mecânico de acordo com a empresa

O salário mínimo do engenheiro mecânico varia de acordo com a sua função e com o local de trabalho. Logo, o site Salario.com.br fez uma pesquisa com salários de 1.951 profissionais e informou a variação da base salarial de acordo com o porte da empresa. Confira abaixo:

Engenheiro mecânico júnior

Média salarial do engenheiro mecânico júnior em microempresas: R$ 7.851,72;
Média salarial do engenheiro mecânico júnior  em empresas de pequeno porte: R$ 7.804,61;
Média salarial do engenheiro mecânico júnior em empresas de médio porte: R$ 8.306,15;
Média salarial do engenheiro mecânico júnior em empresas de grande porte: R$ 8.708,15.

Engenheiro mecânico pleno

Média salarial do engenheiro mecânico pleno em microempresas: R$ 8.375,04;
Média salarial do engenheiro mecânico pleno  em empresas de pequeno porte: R$ 8.327,93;
Média salarial do engenheiro mecânico pleno em empresas de médio porte: R$ 8.829,48;
Média salarial do engenheiro mecânico pleno em empresas de grande porte: R$ 9.231,47.

Engenheiro mecânico sênior

Média salarial do engenheiro mecânico sênior em microempresas: R$ 9.282,82;
Média salarial do engenheiro mecânico sênior  em empresas de pequeno porte: R$ 9.235,72;
Média salarial do engenheiro mecânico sênior em empresas de médio porte: R$ 9.737,26;
Média salarial do engenheiro mecânico sênior em empresas de grande porte: R$ 10.139,25.

Média salarial do engenheiro mecânico por área

Além da remuneração variar de acordo com a função e o tamanho da empresa, a média salarial pode mudar com a área de atuação, confira alguns valores:

Serviços de engenharia – R$ 8.830,55;
Obras de montagem industrial – R$ 7.507,04;
Construção de edifícios – R$ 8.186,88;
Administração de obras – R$ 9.761,86;
Instalação e manutenção elétrica – R$ 7.844,47;
Montagem de estruturas metálicas – R$ 9.137,70;
Construção de rodovias e ferrovias – R$ 9.296,90;
Fabricação de automóveis, camionetas e utilitários – R$ 11.278,52;
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo – R$ 9.819,74;
Testes e análises técnicas – R$ 5.872,74.

E aí? O que achou sobre a faculdade EAD de Engenharia Mecânica? Ficou com vontade de seguir carreira nessa área? Separamos algumas dicas para você:

  • Sempre estude as suas preferências pessoais;
  • Pense com quais disciplinas você possui mais afinidade;
  • Analise todas  as suas habilidades;
  • Pesquise todas as opções para escolher a instituição de ensino que melhor atende às suas necessidades.

Para você que quer entrar na faculdade de Engenharia Mecânica, separamos algumas matérias que podem ser interessantes para você. Confira abaixo:

O que faz um Engenheiro Mecânico?

O que saber sobre a faculdade de Engenharia Mecânica

Quais são as principais matérias de Engenharia Mecânica?

Principais áreas de atuação da Engenharia Mecânica

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.