InícioGraduaçãoFisioterapiaQuais profissões estão em alta na Fisioterapia?

Quais profissões estão em alta na Fisioterapia?

Saiba mais sobre as profissões em alta na fisioterapia que estão despertando interesse entre os profissionais da área. Primeiramente, vamos começar com uma pergunta fundamental: quais são as profissões do futuro?

Criar carros elétricos e espaçonaves? Sim, pode ser. Desenvolver grandes sistemas de inteligência artificial e dispositivos que parecem vir de outro planeta? Além dessas diversas profissões que envolvem alta tecnologia, existe uma que é considerada a profissão do futuro e você vai entender o motivo.

Mas qual seria essa profissão? Simples, a resposta está no curso de fisioterapia e suas diversas áreas de atuação.

Afinal, o bem-estar, a qualidade de vida e os cuidados com o ser humano são fundamentais. Isso, desde o berço até a velhice. Sem dúvida, estão cada vez mais estão presentes na vida de todos os seres humanos.

A profissão do futuro

Longevidade e saúde são temas frequentes em todos ambientes acadêmicos, círculos sociais e dentro da mídia, tanto a tradicional quanto a digital.

As redes sociais estão cheias de perfis e produtos que prometem deixar as pessoas mais fortes, saudáveis e, de quebra, aumentar os anos de vida.

Mas por trás de muitas promessas, tratamentos e recomendações existe o trabalho de milhares de profissionais, um deles é o fisioterapeuta.

Por isso, continuem lendo para saber mais sobre as profissões em alta na fisioterapia.

Áreas da fisioterapia

Atualmente, o ser humano procura fórmulas e tratamentos para melhorar a sua vida em todos os sentidos. Isso pode envolver alimentação, acompanhamento médico e a presença constante do profissional de fisioterapia.

Além disso, juntamente com os tratamentos pós-traumáticos e preventivos, esse profissional pode lhe ajudar na melhora da performance esportiva.

Ao mesmo tempo, em que leva maior bem-estar dentro da rotina de sua empresa e outra infinidade de benefícios. Todos com um impacto direto na melhora da sua vida. Seja hoje ou nos próximos anos. 

É comum empresas e instituições públicas confiarem a melhoria na qualidade de vida dos seus colaboradores, atletas e pacientes, aos profissionais da área. Sejam eles fisioterapeutas pediátricos, do trabalho, desportivos, etc.

Como é o curso de Fisioterapia

O tempo de duração da faculdade de fisioterapia pode variar entre 4 e 5 anos, dependendo da instituição de ensino que você escolher estudar. 

Basicamente, o curso está ligado ao departamento de ciência da saúde, que envolve cursos de Farmácia, Medicina e Enfermagem.

Em síntese, isso pode ajudar o futuro estudante de graduação a ter uma ideia prévia das disciplinas que irá encontrar durante os seus anos de estudos.

Antes de tudo, seja estudo ou qual caminho seguir.  Saiba mais sobre algumas matérias que estão presentes na maioria desses cursos de saúde:

  • Anatomia.
  • Biologia Celular e Molecular.
  • Biomecânica do Movimento Humano.
  • Cinesiologia Clínica.
  • Controle Neural do Movimento.
  • Desenvolvimento Humano.
  • Farmacologia e aspectos de aplicação.
  • Estética
  • Desempenho e Performance Esportiva
  • Fisiologia Humana.

Ao contrário do que muitos pensam, a faculdade de Fisioterapia possui um mercado muito amplo e com milhares de oportunidades. Cada vez mais, ele demanda profissionais especializados com conhecimentos aprofundados para determinada posição.

Enfim, existe espaço para todos os que desejam trabalhar e que investiram horas de estudo em uma especialização no curso de fisioterapia.

Um mercado sempre em mudanças

Acima de tudo, a fisioterapia não possui um mercado saturado e a cada ano aparecem mais oportunidades. Aliás, empresas e recrutadores estão à procura de fisioterapeutas com conhecimentos cada vez mais pontuais.

Esses englobam desde uma determinada modalidade esportiva até o tratamento de uma parte específica do corpo. Mas em suma, estão dentro das profissões em alta na fisioterapia.

Portanto, se você pretende seguir na carreira ou para quem já é um aluno de graduação pode ter certeza que o mercado de trabalho está bastante amplo.

E falando nisso, que tal conhecer algumas das profissionais que têm chamado atenção na área e absorvido diversos profissionais fisioterapeutas. Desde já, convido você para conhecer as diversas profissões em alta na fisioterapia.

Profissões em alta na fisioterapia 

Fisioterapeuta respiratório

Atualmente, com a chegada da pandemia de Covid -19, a fisioterapia respiratória ou mesmo a fisioterapia cardiorespiratória ganharam uma importância ainda maior. 

Esse especialista tem se destacado pelo grau de formação e nível de especialização, sem falar que seu impacto ao salvar centenas de vidas dentro das unidades médicas.

Precisamente, em setores de cuidados intensivos e semi-intensivos. Locais onde tem se consolidado o papel deste profissional na linha de frente, durante a batalha contra o vírus em nosso país e no mundo. 

Nesse sentido, entenda abaixo alguns detalhes sobre o profissional de acordo com um artigo recente do Hospital Albert Einstein, “(…) a fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas manuais que podem ser preventivas ou curativas e tem como objetivo mobilizar secreções, melhorar oxigenação do sangue, promover reexpansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações.”

Tenha sempre em conta que o profissional de fisioterapia pode fazer a diferença quando o assunto é salvar a vida do paciente. 

Fisioterapeuta estético

Quem disse que fisioterapia não pode ajudar na autoestima dos pacientes? Em certos casos, esse tipo de tratamento faz parte da fisioterapia dermatofuncional. Essa área trabalha diretamente em procedimentos preventivos, pós e pré-operatórios, e também em tratamentos estéticos e que visam a melhora da autoestima. Por exemplo: massagens e cuidados gerais com a pele e outras partes do corpo.

Um aspecto muito importante dessa profissão em alta na fisioterapia, é a recuperação de pacientes pós-traumáticos que podem ter sofrido um acidente, passado por uma situação de risco físico como também psicológico.

Fisioterapeuta pediátrico

Saiba que o fisioterapeuta pediátrico tem melhorado a vida de milhares de crianças. Consequentemente, essa área de trabalho sempre está em alta.

Especificamente, o profissional com essa especialidade atua diretamente no tratamento motor de bebês e crianças, que sofreram algum tipo de trauma ou que possuem uma doença congênita.

Trabalhar com crianças é muito gratificante. Portanto, saiba que você pode mudar a vida delas para melhor com os seus conhecimentos do curso de fisioterapia. 

Fisioterapeuta gerontológico/geriátrico

Primeiramente, as palavras de ordem são promover longevidade, reabilitação e aumentar a qualidade de vidaLembre-se, a cada ano o número de pessoas que se encontram na melhor idade aumenta e com elas a necessidade de serviços que atendam diretamente esse público tão exigente.

Logo, essa especialização vai ao encontro de uma tendência mundial e também do Brasil que é o aumento da expectativa de vida das pessoas.

Consequentemente, as posições para a área de fisioterapia gerontológica ou fisioterapia geriátrica aumentam a cada ano.

Em empresas privadas, as posições podem ser abertas dentro das clínicas particulares, asilos e home care, hospitais particulares ou mesmo dentro das próprias empresas, junto aos seus quadros regulares de funcionários.

Isso ocorre também dentro das instituições públicas de saúde. Especificamente, no SUS, suas autarquias e empresas públicas, através de concurso público ou contrato de prestação de serviços.

Fisioterapeuta Esportivo

À primeira vista, sem dúvida umas das posições mais procuradas. O fisioterapeuta esportivo é muito popular entre os alunos de graduação e se trata de uma profissão sempre em alta. 

Portanto, saiba que esporte é qualidade de vida e performance, com certeza onde existem atletas de alto desempenho, profissionais ou amadores, lá estará um grande fisioterapeuta.

Você acha que recordes mundiais e medalhas olímpicas dependem somente do atleta? Pelo contrário, ali se encontra o trabalho de um ou mais fisioterapeutas esportivos. 

Enfim, agora que você conheceu algumas das profissões em alta na fisioterapia, que tal começar a se preparar para ingressar nessa carreira tão incrível? Que tal levar qualidade de vida e levar mais saúde para as pessoas?

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre as profissões em alta na fisioterapia? O que achou do curso de fisioterapia e a sua importância para o futuro?

Quer saber mais sobre a profissão e sobre os outros cursos da área de saúde?

Acesse nosso site e confira mais artigos sobre esta área que já é a profissão do futuro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.