Quais são os cursos mais procurados no vestibular?

Isabella de Andrade
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Quais são os cursos mais procurados no vestibular?

Escolher um curso para a graduação é um dos momentos mais importantes na vida de qualquer jovem estudante, afinal, é essa escolha que vai dar início aos planos de trabalho, futuro e carreira. Por isso, para fazer a escolha certa, é importante pesquisar muito sobre os cursos que se relacionam mais com seu perfil e também sobre outras características que podem influenciar nessa escolha. Número de inscritos, faculdades com o curso disponível, concorrência, tudo pode ajudar. Então, para começar, quais são os cursos mais procurados no vestibular?

Vale lembrar que existe uma diferença entre os cursos mais procurados e os mais concorridos. Os mais procurados são aqueles com o maior número geral de inscritos, enquanto os mais concorridos se relacionam com o número de inscritos e a quantidade de vagas nas universidades ao redor do país. Por isso, as listas com essas duas características podem apresentar algumas diferenças.

Alguns cursos variam a cada ano nas listas de mais procurados, no entanto, alguns figuram sempre na lista de carreiras e formações preferidas dos estudantes. Entre eles estão os cursos de Medicina, Direito, Enfermagem, Diferentes Engenharias, Psicologia, Pedagogia, Administração, Pedagogia e Medicina Veterinária. Educação Física, Ciências Contáveis e Odontologia também costumam transitar por essas listas. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?

Qual a faculdade combina com o seu interesse? 

Preparamos um teste para você

Como são os cursos mais procurados no vestibular?

Muitos estudantes podem pensar que escolher um curso entre os mais procurados não é uma boa ideia e que essa escolha poderia levá-los a um mercado muito concorrido e saturado. Mas, optar por um desses cursos pode ser uma ótima ideia. Os cursos com mais inscritos costumam representar carreiras em crescimento, com mercado aquecido e boa demanda por profissionais. E, justamente por isso, muita gente opta por eles. Aliás, pesquisar sobre a abertura do mercado, as possibilidades de trabalho e carreira é outro ponto muito importante para te ajudar na hora de tomar essa decisão.

Além disso, os cursos que já citamos por aqui, e que estão entre os cursos mais procurados no vestibular, mostram profissões bom boas possibilidades para o futuro. Isso significa que os profissionais podem encontrar um mercado atraente mesmo com grandes mudanças estruturais. Isso acontece porque, independente de com esteja a economia, as pessoas continuam precisando de profissionais como médicos, enfermeiros, engenheiros e profissionais da saúde de maneira geral.

Outro fator que contribui para a alta procura desses cursos é o amplo leque de possibilidades de trabalho e especializações que essas carreiras apresentam. Logo, os profissionais não ficam reduzidos a um só campo e podem escolher áreas variadas dentro da carreira que escolheram, de acordo com o seu perfil, pretensão salarial, objetivos futuros e proximidade com as rotinas de trabalho. Vamos conhecer um pouco melhor de cinco dos cursos mais procurados?

1.Medicina

O curso de Medicina é ideal para quem quer trabalhar cuidando diretamente da saúde das pessoas em seus mais variados aspectos. De maneira geral, os estudantes aprendem a diagnosticar doenças, acompanhar tratamentos, prescrever medicamentos e prevenir enfermidades. O curso tem duração de seis anos e as possibilidades de especialização e áreas de trabalho são muito diversas. Os altos salários, o mercado movimentado e constantemente aquecido e em busca de novos profissionais costuma ter um grande atrativo.

2.Direito

O curso de Direito costuma ser o mais procurado fora da área de saúde e prepara os alunos para trabalhar com a aplicação de leis e normas jurídicas de um determinado país ou região. As áreas de atuação também são muito diversas, por isso é importante pesquisar sobre as possibilidades de trabalho. Os alunos aprendem sobre teoria e técnica da Legislação Brasileira e Internacional, além de desenvolverem uma visão crítica e social. Depois de se formar, os futuros advogados devem passar pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

3.Enfermagem

O curso de Enfermagem ganhou ainda mais destaque nos últimos anos, quando, durante a pandemia, a importância desses profissionais se demonstrou ainda mais essencial. O curso forma estudantes que atuam na prevenção, proteção e reestabelecimento da saúde das pessoas. É uma ótima escolha para quem gosta de cuidar dos outros. Os estudantes se qualificam para diagnosticar e compreender o estado de saúde das pessoas, além de trabalhar de forma conjunta com outros profissionais do setor de saúde, como médicos.

4.Engenharias

Diferentes cursos de Engenharia costumam figurar entre os mais procurados e concorridos em vestibulares ao redor do país. Entre eles, Engenharia Civil e Engenharia Química estão em alta. Na primeira, os profissionais podem trabalhar, principalmente, com a criação, construção e supervisão de projetos em obras como rodovias, casas, hospitais, hidrelétricas, entre outros. Na segunda, o profissional se habilita para trabalhar com indústrias que lidam com transformações físico-química das matérias-primas.

5.Psicologia

O crescimento do curso de Psicologia é fruto de tempos em que cada vez mais brasileiros precisam lidar com uma grande sobrecarga de atividades e estresse ao longo do dia. Podemos dizer que os psicólogos têm se tornado praticamente indispensáveis para contribuir com a manutenção da saúde mental da população. Com isso, o mercado fica mais aquecido e abre as portas para mais profissionais. Logo, isso influencia diretamente na alta procura pelo curso nas faculdades.

6.Administração

O curso prepara profissionais para trabalharem diretamente com o gerenciamento de recursos de diversas empresas, impactando no seu crescimento. Por isso, esses profissionais de Adminitração são procurados em diferentes ramos, encontrando espaço de trabalho em regiões e áreas diversas. Essa também é uma profissão muito buscada para quem quer trabalhar como empreendedor.

O que mais saber sobre os cursos mais procurados no vestibular?

Agora que você já sabe um pouco mais dos cursos mais procurados no vestibular, fica mais fácil continuar a sua pesquisa e decidir em que graduação você quer seguir. Esse é um passo muito importante para o início da carreira. Por isso, deve ser tomado com calma e atenção. Tire um tempo para pesquisar sobre a carga horária e professores. Além disso, pesquise disciplinas e fluxo de aprendizado dos cursos que você mais gosta. Essa pesquisa prévia pode te ajudar a escolher da maneira certa e se dar bem ao longo da graduação.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 3.7 / 5. Contagem: 3

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.