InícioGraduaçãoMedicina Veterinária10 dicas de como ser um veterinário de sucesso

10 dicas de como ser um veterinário de sucesso

Muitos estudantes querem exercer a Medicina Veterinária, mas têm dúvidas sobre como ser um veterinário de sucesso. E não é para menos. Afinal, a área vem crescendo com o aumento da população de animais de estimação e com a expansão do agronegócio.

Ainda que a atuação do medico-veterinário se estenda a animais de produção, animais selvagens e saúde pública, sem dúvida são os animais de companhia que primeiro despertam o interesse pela profissão.

De acordo com a Abinpet, Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, em 2019 o Brasil contabilizava mais de 140 milhões de pets. Desses, mais de 55 milhões são cães e quase 25 milhões são gatos. O mercado pet brasileiro é o quarto maior do mundo em faturamento.

Além de amar os bichinhos, existem vários outros fatores que colaboram para uma carreira próspera. A seguir, te damos 10 dicas de como ser um veterinário de sucesso.

Vocação para cuidar de animais

É a característica mais básica e, ao mesmo tempo, mais exigida de quem pretende ser um veterinário bem-sucedido. Afinal, gostar de bichos não é suficiente. É preciso estar disposto a entender como seu organismo funciona, identificar possíveis problemas e, principalmente, encontrar soluções adequadas.

Esse processo pode muitas vezes ser complexo, cansativo e um tanto doloroso. Assim, o estudante que se interessa pela carreira deve pesquisar ao máximo sobre o dia a dia do veterinário. Com isso será mais fácil descobrir se seu perfil e expectativas correspondem às competências exigidas no mercado de trabalho.

Bons conhecimentos: primordial para um veterinário bem-sucedido

O mercado de trabalho é um grande desafio. Como resultado, dominar os conhecimentos essenciais ao correto exercício da Medicina Veterinária é primordial. Em suma, saber avaliar a condição física e o bem-estar do animal e aconselhar o cliente/tutor quanto aos principais cuidados.

De modo geral, no entanto, os conhecimentos essenciais da Medicina Veterinária estão distribuídos entre as seguintes áreas:

  • Ciências Biológicas e da Saúde
  • Ciências Humanas e Sociais
  • Zootecnia e Produção Animal
  • Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal
  • Clínica Veterinária
  • Medicina Veterinária Preventiva
  • Saúde Pública

É claro que, dependendo da área de especialização escolhida, algumas competências serão mais requeridas do que outras. Entretanto, uma formação universitária sólida é o primeiro grande passo para que você seja um veterinário de sucesso.

Desse modo, pesquise a grade curricular das faculdades do seu interesse. Busque saber se elas oferecem infraestrutura adequada para aulas em laboratórios e hospitais veterinários. Igualmente, se informe sobre as aulas práticas em campo, ou seja, fora da sala de aula.

Aprendizado e aperfeiçoamento constantes

Essa é uma postura válida para todas as profissões, especialmente as da saúde, em que tecnologias, tratamentos e condutas mudam constantemente.

Para construir uma carreira de sucesso o médico-veterinário deverá estar permanentemente atualizado sobre sua área. Isso pode ser feito por meio de especializações, pesquisas, participações em congressos, workshops etc.

Lembre-se de que curiosidade e sede de conhecimento se refletem diretamente na qualidade do tratamento dado aos animais. Por outro lado, também podem gerar valor à empresa ou equipe da qual o profissional faz parte, destacando-o dos demais.

Resiliência

A rotina do médico-veterinário é marcada por situações delicadas, em que é preciso trabalhar sob pressão. O conceito de resiliência foi emprestado da Física para descrever a habilidade de alguém de retornar ao seu estado psicológico normal após ter sido submetido a adversidades.

Em outras palavras, ser resiliente significa enfrentar momentos estressantes e superá-los, transformando as experiências ruins em aprendizado. Um veterinário bem-sucedido deve ser flexível para se adaptar a diferentes situações mantendo a racionalidade e a calma.

Interpretação e análise de dados

A atenção à saúde prestada pelo veterinário é integrada, pois une saúde humana, animal e do meio ambiente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais, sejam eles domésticos ou selvagens. Assim, a habilidade de enxergar a saúde como um sistema interligado é fundamental.

Frequentemente, além de tratar um animal, um veterinário de sucesso se dedica a investigar o agente causador do problema. Dessa forma, evita que o quadro se repita e proporciona mais qualidade de vida ao bicho. Para isso, entretanto, é preciso treinar o poder de observação.

Já a interpretação de dados é necessária para que o profissional faça análises e diagnósticos corretos, indicando o tratamento mais adequado.

Liderança e trabalho em equipe

O trabalho da Medicina Veterinária geralmente se desenvolve em uma equipe multidisciplinar. Ela pode incluir zootecnistas e veterinários de diferentes especialidades, assim como médicos, nutricionistas e farmacêuticos (no caso dos veterinários que atuam na Saúde Pública).

Dentro ou fora do consultório, o veterinário deve saber trabalhar coletivamente para alcançar os melhores resultados. A liderança é outra característica necessária para formar e gerir equipes, conduzir processos e influenciar positivamente colegas e clientes.

A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomar decisões, comunicação e gerenciamento eficaz.

Boa comunicação para uma carreira de sucesso

Apesar de lidar com animais, o principal contato do médico-veterinário é com os humanos (colegas, clientes, autoridades, público etc.). Portanto, o profissional deve ter uma boa comunicação escrita e verbal para se expressar corretamente.

Isso vale para dar diagnósticos, escrever relatórios, conduzir uma cirurgia ou lidar com os tutores dos animais, por exemplo.

Frequentemente um veterinário de sucesso constrói relacionamentos com clientes e parceiros por conta de suas habilidades de comunicação. Especialmente no aconselhamento veterinário, o profissional deve ouvir e entender as necessidades do cliente para, junto com ele, pensar nas soluções mais viáveis.

Gerenciar pessoas e recursos

Para quem pensa em ocupar cargos de liderança em empresas ou abrir o próprio negócio, saiba que será inevitável se envolver com gestão. Em outras palavras, você terá de lidar com questões financeiras e supervisionar pessoas, processos e estoques. Ninguém disse que seria fácil, não é mesmo?

O médico-veterinário não precisa ser um expert em gestão financeira e operacional. Porém, deve saber o básico para tocar o dia a dia, além de contar com um especialista de confiança para auxiliá-lo.

Quanto à gestão de pessoas, o veterinário pode se aperfeiçoar com cursos, mas também adotar atitudes simples e eficazes. Por exemplo, investir na capacitação profissional da equipe, inclui-la na tomada de decisão e manter uma linha de diálogo aberta.

Saber tomar decisões

O trabalho dos médicos-veterinários requer a tomada de decisões de diferentes naturezas. Elas vão desde indicar os medicamentos e procedimentos mais apropriados, até realocar pessoas para aumentar a eficiência da equipe.

Nesse sentido, para uma carreira de sucesso, é importante desenvolver a capacidade de avaliar a situação, definir as condutas mais adequadas e fundamentá-las com argumentos técnicos ou científicos.

Inteligência emocional: a chave para um veterinário de sucesso

Um veterinário bem-sucedido deve ser sensível, empático, equilibrado e emocionalmente inteligente.  Isso porque sua rotina, assim como a de outros profissionais da saúde, é marcada por longas horas de trabalho, grandes responsabilidades e luto. Sem contar o peso da carga psicológica de clientes e colegas.

Como explicar a um tutor que seu pet está gravemente doente? Como lidar com o sofrimento de alguém que perde um animal ou com o resultado negativo de uma cirurgia ou tratamento?

Para enfrentar essas e outras questões delicadas a inteligência emocional é indispensável. Afinal, lidar com as próprias emoções e com as dos outros não é nada fácil. O desenvolvimento dessa habilidade permite que o médico-veterinário consiga vivenciar a dor do outro sem perder a racionalidade e o autocontrole.

Tem o perfil para uma carreira de sucesso na Medicina Veterinária? Então, saiba mais sobre o que faz um veterinário e conheça áreas para atuar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.