InícioGraduação5 áreas da odontologia que estão em alta em 2021

5 áreas da odontologia que estão em alta em 2021

Procurando entender quais áreas da odontologia que estão em alta em 2021? Então, você chegou ao lugar certo. Muitos estudantes, vestibulandos e até mesmo recém-formados buscam saber quais áreas têm maior demanda para este ano.

Provavelmente você se encaixa em um dos cenários acima, mas se estiver apenas pesquisando, seu lugar é aqui também

Leia o post até o final e entenda quais são as áreas da odontologia que estão em alta em 2021!

O que é odontologia?

Segundo o dicionário Odontologia é: “especialidade paramédica que se dedica ao estudo e tratamento dos dentes e de suas afecções; dentistaria”. Ou seja, o profissional que cuida da saúde bucal das pessoas. O dentista realiza tratamentos estéticos e intervenções relacionadas à saúde bucal.

A Odontologia abrange mais de 23 áreas de especialização e conhecemos popularmente o profissional dessa área como dentista. É o segundo curso mais procurado da área da saúde, em primeiro está o curso de medicina.

Caso você escolha cursar Odontologia saiba que é uma das áreas da saúde com mais oportunidades de especialização e alta demanda no mercado.

O que faz o dentista?

O graduado em Odontologia é conhecido como cirurgião-dentista e, a partir da conclusão do curso, está apto a limpar, extrair, restaurar, projetar e instalar dentes e próteses. Além disso, pode tratar doenças da bochecha, gengiva e língua.

O dentista também pode prescrever medicamentos e solicitar exames clínicos. Por isso é importante para o graduando entender as  áreas da odontologia que estão em alta em 2021

5 áreas da odontologia que estão em alta em 2021

Odontologia Estética

Certamente uma das áreas mais aquecidas dos últimos anos, com o boom dos tratamentos estéticos para clareamento dos dentes, harmonização facial e muitos outros. O setor de estética odontológica cresceu cerca de 300% nos últimos anos.
A demanda por profissionais da área segue aumentando. O número de clínicas especializadas também cresceu, o que gera ainda mais oportunidades para você, recém-formado, ou candidato ao curso de odontologia.

Se você ainda está em dúvida sobre qual área de atuação escolher na odontologia, saiba que a odontologia estética é uma das áreas que estão em alta e seguirá assim.

Odontologia Legal

A odontologia legal foca em exames e perícias e é uma das áreas mais recentes da odontologia, portanto, com maior margem para expansão.

As perícias e laudos criados por essa área são importantes no âmbito jurídico e na criação de atestados. Um dos exemplos do trabalho do profissional da odontologia legal é, por exemplo, análise de arcadas dentárias para reconhecimento de pessoas.

Ortodontia

A área mais utilizada por nossa sociedade, principalmente quando criança. É a ortodontia que tem como tarefa realizar a correção da arcada dentária. A finalidade desse trabalho vai muito além da estética, pois dicção, fala e respiração apresentam alterações devido ao posicionamento da dentição e maxilar.

A correção é feita com os famosos aparelhos ortodônticos. Se você nunca usou, certamente conhece alguém que precisou utilizá-lo.

O profissional especializado na área de ortodontia pode ser responsável por planejar e executar o tratamento ortodôntico visando a melhora da dentição, sistema mastigatório e outros.

Implantodontia

Realizar cirurgias, preparar o tecido ósseo e realizar implantes de próteses — que podem ser fixas ou removíveis são as principais funções do profissional na área de implantodontia.

É uma das áreas com maior avanço tecnológico e grandes possibilidades de otimização das práticas e técnicas para os implantes dentários.

É uma excelente área para quem procura se colocar no mercado, possui também uma alta demanda por profissionais de alto nível de especialização.

Cirurgia Geral

O profissional dessa área está habilitado para executar procedimentos preventivos e curativos dos maxilares e boca. Quem se forma em cirurgia geral atua com extrações e limpeza de dentes, além de tratar cáries.

Mas não é apenas essa a missão desse profissional. Quem atua com cirurgia geral também pode prestar cuidados relacionados à língua, bochechas, gengivas e lábios. Cirurgias simples e exames de radiografia também estão entre as atividades do cirurgião geral.

Como você viu, são inúmeras possibilidades para o profissional da área de odontologia e muitas delas seguirão em alta por muito tempo. Por isso, o curso de odontologia traz diversas oportunidades para que você verifique suas habilidades, afinidades e calcule qual especialidade terá o melhor retorno financeiro para você.

Leia também o nosso artigo sobre quanto custa a faculdade de enfermagem

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.