InícioGraduaçãoDireito5 áreas do Direito pouco exploradas e promissoras

5 áreas do Direito pouco exploradas e promissoras

Está na dúvida sobre quais são as áreas do Direito pouco exploradas e promissoras?

Certamente você que escolheu o curso de direito se perguntou em algum momento: quais áreas do direito posso atuar?

O curso de direito prepara o aluno para advogar em diversas esferas criminais e civil. Além de ser uma das profissões mais prestigiadas do país, o que faz da faculdade de direito uma das maios procuradas.  A graduação em direito tem duração de 5 anos, bacharelado, e com grade curricular bem extensa.

Provavelmente você conhece uma das ramificações do direito e pendeu a se especializar em uma delas. Mas, além das mais requisitadas e concorridas, existem áreas do direito pouco exploradas e promissoras. Se você pretende fugir do óbvio e explorar áreas menos concorridas, mas não menos promissoras, continue lendo!

E se você ainda está pesquisando a sua faculdade de direito, fizemos um post sobre quanto custa a faculdade de direito!

Agora vamos a nossa lista:

5 Áreas do Direito pouco exploradas e promissoras

Direito Ambiental

Criada para prevenir danos ambientais e promover um desenvolvimento sustentável. Temas muito importantes e com alta demanda atualmente.

É possível atuar tanto no setor privado quanto público ou em entidades do terceiro setor (ONGs). Você terá a oportunidade de trabalhar com consultoria jurídica, licenciamento ambiental, pareceres, etc. Essa é uma área com grande demanda e pouca atenção por parte dos profissionais.

Direito Digital

Com certeza você já ouviu a frase: “internet é terra de ninguém”! Pleno engano, a rede de internet tem sim regras e leis específicas e necessita de especialistas para atuar nelas.

Não só relacionado a temas como ameaças, crimes digitais como golpes, o advogado digital terá grande responsabilidade no intermédio de negociações e vendas online.

Direito Energético

Direito no ramo da energia, pouco explorado e menos conhecido ainda. É uma área com alta demanda por profissionais especializados. São várias regras que permeiam a distribuição de energia no Brasil e os profissionais ainda são poucos.

Direito Médico

Nessa área você vai atuar com a regulamentação de direitos e deveres na relação entre médicos e pacientes.  O destaque fica por conta das resoluções do Conselho Federal de Medicina. Você vai notar que está área tem ganhado muito destaque muito por conta de danos morais e problemas no atendimento em geral.

Direito Tranding

Escolhendo a especialidade de tranding você irá atuar com particularidades dos contratos relacionados ao comércio exterior. Diversos regulamentos especificamente de bolsas internacionais e outros temas que exigem a participação de um advogado especializado no setor internacional. Fique ligado, pois, é uma área muito promissora!

Áreas do Direito para o Setor Público

O setor público também oferece diversas oportunidades para atuação de advogados. Consequentemente escolher o setor público vai levar você para os concursos, municipais, estaduais ou federais. Ao ser aprovado em um concurso público você terá a oportunidade de atuar com muitas áreas.

Confira algumas delas aqui:

Magistrado

A carreira mais cobiçada na área de direito. Sim, o juiz é o auge da carreira de um profissional formado em direito. Além de muito estudo, o juiz deve ser imparcial e pode atuar tanto em conflitos de pessoas jurídicas quanto pessoas físicas.

E pode ter certeza que você precisará de muito estudo para chegar lá. Contudo, o esforço para se tornar um juiz vale a pena e depende apenas de você!

Acadêmico

O profissional formado em um curso bacharelado em direito poderá atuar em instituições de ensino superior por todo Brasil. Ao escolher a carreira de professor, você terá oportunidade de ministrar aulas. Para compor um corpo docente, no entanto, será necessário completar ao menos um curso de mestrado na área.

Defensor Público

O defensor público é o profissional que tem como função defender os interesses de cidadão sem condições de custear um advogado. Consequentemente, uma função muito requisitada devido a desigualdade social no Brasil.

Qual a média salarial do advogado no Brasil?

Agora que você já sabe as  áreas do direito pouco exploradas e promissoras, nada melhor do que saber qual é a média salarial de um advogado no Brasil, certo? Então vamos lá!

Segundo dados da pesquisa do site: salario.com.br um advogado ganha, em média R$4.466,00 por uma jornada de 41 horas semanais. Ainda segundo o site, o teto salarial é de R$10.874,23. Vale lembrar que os dados tem como ano base 2020/2021. Desta forma, são os dados mais atuais para área de direito!

Por tanto, vale como referência para auxilia na sua escolha em relação a qual área do direito você irá seguir. Estudo bastante, busque uma especialização e siga rumo ao seu sonho de se tornar um advogado.

Leia Tudo Sobre Direito:

Para você que está na dúvida sobre a faculdade de direito temos alguns artigos que podem lhe ajudar a tomar a sua decisão. Confira essa lista que preparamos para você:

10 profissões do direito que estão em alta

6 materiais fundamentais para a faculdade de Direito

Faculdade de Direito: tudo que você precisa saber

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.