5 dicas para abrir um negócio e se tornar um empreendedor

Desirée Lourenço
Colaborador do Hora Da Facul
1

Futuro empreendedor, esse texto é para você! As 5 dicas para abrir um negócio próprio com segurança e confiança. Está pronto para entrar nessa trajetória de sucesso e crescimento? Então venha conosco!

Mas antes de você sair decolando por aí, é sempre bom lembrar que cada negócio pode ter sua particularidade. Dessa forma, tudo que você precisa é estudar, pesquisar e conhecer cada vez mais sobre o seu negócio, produto e mercado.

Quero ser um empreendedor. E agora?

Antes de começarmos a falar mais diretamente sobre as dicas para abrir um negócio, vamos analisar o profissional. Isso porque empreender necessita de preparo, conhecimento e muito estudo. Então, é hora de começar a se planejar.

Inicialmente, vamos falar sobre a necessidade de ter uma graduação ou não. A verdade é que para abrir um negócio, não é obrigatório que você tenha uma formação. Mas, por outro lado, o conhecimento adquirido em um curso superior, pode auxiliar muito nesse caminho.

Então, caso você queira abrir um negócio, pode começar avaliando quais são os cursos superiores ideais para trabalhar na área de empreendimento, seja próprio ou não. 

Dito isso, podemos então entrar no guia de dicas para abrir um negócio.

5 dicas para abrir um negócio

Antes de abrir um negócio, é necessário planejar. Essa premissa é lembrada, pois, muitas pessoas têm uma ideia e já querem lançar, sem planejar. Essa atitude, muitas vezes, pode levar ao fracasso antes mesmo de começar.

Então, antes de sair por aí divulgando, produzindo e vendendo, respire fundo, leia nosso texto e se prepare!

Escolha entre franquia e negócio próprio

A escolha entre uma franquia ou negócio próprio deve ser feita sob a luz da análise de diversas variáveis. A vontade de ser um empreendedor pode levar o profissional a comprar uma franquia e gerenciá-la desde o começo.

Nos dois casos, o profissional irá lidar com processos administrativos que irão cuidar de todas as etapas de implementação e crescimento do negócio. Essa escolha deve ser feita conforme os objetivos do empreendedor.

Caso ele possua uma ideia de negócio ou produto original, pode investir neste lançamento. Porém, caso não seja esse o caso, uma franquia irá permitir que ele tenha um negócio próprio da mesma forma. 

Faça um plano de negócios

Como dissemos anteriormente, é essencial que você faça um planejamento. Então, dentre as dicas para abrir um negócio, a primeira, sem dúvidas, é essa. E é aqui que tudo irá fazer a diferença. O plano de negócios é o seu primeiro passo!

O plano de negócio pode parecer complicado de primeira, mas assim que você entende seu funcionamento, não é tão difícil assim. O conhecimento dessa ferramenta é visto, com aprofundamento, no curso de graduação de administração ou em matérias correlatas.

Com essa análise inicial em mãos, o empreendedor conseguirá traçar os caminhos a serem percorridos. Além de entender, de forma analítica, os pontos fracos e fortes do seu negócio. Ou seja, essa primeira dica pode ser o ponto crucial para o sucesso.

Analise o mercado

No plano de negócio, o mercado é uma importante etapa de análise. Portanto, um das dicas para abrir um negócio é levar essa pesquisa a fundo, entendendo que ela pode mudar a forma como você enxerga seu empreendimento.

Estudar o mercado que seu produto ou serviço irá atingir faz com que você possa adaptar, caso seja necessário, de modo a buscar uma melhor aceitação do público. Além disso, nessa etapa, você também irá se preocupar com a existência e a ação dos concorrentes diretos e indiretos.

Com esses dados em mãos, o empreendedor estará mais seguro e preparado para trabalhar na busca do crescimento do público alvo. O objetivo é que quem procura por um produto ou serviço como o que é oferecido, encontre a sua marca antes das outras.

Invista no marketing

Intrinsecamente conectado com a dica anterior, o marketing é o próximo passo. E isso fica bem claro quando lembramos que precisamos saber conversar e se comunicar com/para o público que nós temos interesse.

Ou seja, é necessário estudar minuciosamente nosso target para sabermos como comunicar-lhe o que temos a oferecer. Além disso, o marketing permite que certas decisões sejam feitas de forma estratégica e analítica. Entre elas:

  • decisão do nome
  • precificação de produto/serviço
  • objetivo de comunicação
  • estratégia de lançamento

Conheça, entenda e saiba sobre todos os processos

Mais uma das dicas para abrir um negócio que você já deve conhecer. Existe um ditado popular que defende que o olhar do dono é que enriquece o negócio. E, por mais que exista resistência a esse pensamento, também é verdade.

O que acontece é que ao empreender, o profissional terá, inicialmente, uma equipe reduzida. Por isso, é importante que ele esteja por dentro de tudo que acontece em seu negócio. Não será necessário que ele realize tudo, mas é ideal que ele supervisione o cenário geral.

Com isso, também, ele estará munido de informações necessárias para a tomada de decisões. Como no caso de franquias, saber quando realizar pedido de estoque. Ou no caso de negócio próprio, entender o melhor momento para expandir a gama de produtos oferecidos.

Resumindo, é importante que o profissional empreendedor consiga navegar pelas diferentes áreas do seu negócio. E ele poder se envolver em decisões, pesquisas e outras importantes etapas.

Mais do que dicas para abrir um negócio

Além de todas as etapas estratégicas apresentadas acima, as dicas para abrir um negócio também têm a ver com o profissional. Não é apenas o seu empreendimento que precisa de atenção, mas também aquele que se dispõe a realizar tais processos.

Se você está em busca de se transformar em um empreendedor, há certas coisas que você pode trabalhar para se tornar ainda melhor nessa proposta. Veja abaixo uma rápida lista que montamos para te ajudar:

  • Validação da ideia

Caso você queira lançar um negócio original, é importante validar sua ideia antes de colocá-la no mercado. Para isso, você pode testar seu produto ou serviço e avaliar os resultados.

  • Planejamento financeiro

Para investir em um negócio, você precisa, essencialmente, de um planejamento financeiro. Isso porque, ao empreender, o lucro não vem no primeiro momento. Então, é preciso estar pronto para os primeiros meses de trabalho.

  • Desenvolvimento pessoal

Já que você está entrando em um novo caminho. Com descobertas, novidades e aprendizados, esteja preparado para estudar e pesquisar muito. Esse desenvolvimento pessoal e dedicação serão essenciais para o sucesso da empreitada.

Agora que você já está por dentro de todas as dicas para abrir um negócio, pode começar a colocar sua ideia no papel e planejar desde já. É hora de empreender!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.