InícioDicasMercado de trabalho5 dicas para ir em busca do primeiro emprego

5 dicas para ir em busca do primeiro emprego

Com a entrada do ano, muitos jovens concluem seus cursos de graduação e saem em busca do primeiro emprego. Contudo, essa jornada nem sempre é simples quando não se tem experiência suficiente. Assim, para evitar que você caia nessa estatística, separamos 5 dicas infalíveis para você ir em busca do primeiro emprego. Acompanhe para não ficar de fora dessa!

O que esperar do mercado de trabalho no meu primeiro emprego?

De antemão, é preciso saber o que o mercado de trabalho espera de você e, de forma adicional, o que você espera dele. É muito comum que os estudantes finalizem a faculdade com um emprego dos sonhos em mente. Isso é, de fato, muito importante. Mas igualmente relevante é ter mente que, muito provavelmente, haverá um percurso até que esse objetivo seja conquistado.

Dessa forma, é válido lembrar que as primeiras experiências servem como uma espécie de catapulta para os profissionais. Em outras palavras, são os primeiros empregos que vão te preparar para adquirir os requisitos necessários para ingressar em vagas mais competitivas e complexas.

Nesse sentido, o que o mercado de trabalho espera de um profissional recém-formado é proatividade e capital cultural acumulado. Isso significa que, mesmo que você ainda não disponha de muitas experiências, vai precisar demonstrar que tem potencial para desenvolver habilidades nesse emprego. Também, outro fator de relevância e que conta muito nessas horas é a própria disponibilidade do candidato para trabalhar.

Tendo isso em mente, é preciso se preparar para ter condições de pleitear as vagas que você deseja para ter suas primeiras experiências profissionais.

Dicas para conseguir o primeiro emprego

Segundo consta em matéria publicada pela Folha de S. Paulo, os empregadores estão mais exigentes com relação a postura e disponibilidade de seus colaboradores. Nesse sentido, profissionais que não possuem longas experiências no mercado de trabalho devem buscar maneiras de qualificar-se. Foi pensando nisso que preparamos 5 dicas para ajudar a desempenhar bem ou conseguir um primeiro emprego. Acompanhe!

Busque qualificar a sua formação ao máximo durante a faculdade

É de conhecimento geral que o número de mão de obra qualificada tem crescido no país. Com isso, a competição aumenta e os empregadores exigem mais dos candidatos. Para que você seja um candidato forte, buscar qualificação durante a faculdade é uma maneira de obter vantagens competitivas. Felizmente existe hoje uma infinidade de cursos disponíveis na internet. Muitos deles podem ser feitos de modo online e possuem preço acessível. Se você está apto para fazer cursos rápidos e preparatórios, isso já poderá ser um adicional em seu currículo. As empresas gostam de candidatos que apresentam potencial de desenvolvimento. E essa é uma ótima maneira de se provar eficiente.

Se as experiências profissionais te faltam, busque alternativas

Muitos estudantes não se dão conta disso, mas ter repertório de vida é também uma qualidade desejada nos primeiros empregos. Afinal, as famosas “soft skills” são habilidades adquiridas fora do ambiente profissional geralmente. Mesmo porque características comportamentais são competências subjetivas. E elas dizem respeito à maneira como o profissional lida com questões do cotidiano. Quando as empresas abrem os processos seletivos, o perfil de cada candidato é algo que tem peso na avaliação. Qualidades como inteligência emocional, capacidade para trabalho em equipe, gestão de tempo, confiança e assertividade certamente serão consideradas. Para que você se encaixe ao perfil desejado, é importante que exista espaço na sua rotina para desenvolver essas habilidades. Uma maneira de fazer isso é envolvendo-se em projetos e programas de férias.

Comunicação e flexibilidade nas entrevistas

O momento da entrevista é um das fases mais importantes dos processos seletivos. Aqui, é essencial que o entrevistado demonstre confiança na medida certa. Para isso, é necessário saber ouvir e falar na hora certa. Nenhum empregador se sente seguro com profissionais excessivamente tímidos ou pouco engajados. Além do mais, por ser um primeiro emprego, estar disposto a aprender é um elemento chave. Por isso, não hesite em demonstrar capacidade e interesse em sua carreira. Fale sobre suas experiências e aprendizados.

Saiba receber feedback

Em caso de uma contratação, saiba ser um profissional “pé no chão”. As primeiras experiências nunca são perfeitas. Isso acontece justamente porque se esta vivendo um momento inicial de aprendizagem profissional. Contudo, os conselhos e as advertências servem para que o profissional tenha uma visão concisa sobre o que ele esta executando dentro de uma determinada profissão. No futuro, serão essas experiências que servirão de alicerce para disputar novas vagas. Nesse contexto, contestar quem está te guiando pode ser sinal de baixo limiar de frustração. E essa não é uma característica visada no mercado de trabalho.

Seja consistente no seu projeto de carreira profissional

Por fim, não se pode deixar de ter em vista os objetivos e sonhos próprios de carreira. Essa dica vale tanto para quem está no processo de conseguir emprego, quanto para quem já está empregado. Muitos profissionais acabam perdendo suas ambições. Entretanto, isso é um fator muito negativo, que atrapalha tanto no desempenho quanto no nível de engajamento. Um profissional dedicado está sempre em busca de novas experiências e oportunidades. Portanto, arranje maneiras de enriquecer seu currículo. Faça cursos. Eles podem ser técnicos, profissionalizantes, de língua. Independente de qual seja a natureza da qualificação, um currículo recheado é sempre mais interessante aos olhos dos empregadores. E isso pode favorecer futuras promoções também.

Esperamos que essa matéria tenha sido útil para você. Para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo das profissões, acesse nossa página principal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.