InícioGraduaçãoEngenharia Civil5 funções do engenheiro civil que você provavelmente não conhece

5 funções do engenheiro civil que você provavelmente não conhece

Além de ser uma das profissões mais buscadas no país, a Engenharia Civil pode ser vista como uma das funções mais importantes para a sociedade. Afinal, o Engenheiro Civil é responsável por projetar, gerenciar e acompanhar todas as etapas de uma construção, incluindo casas, hospitais, escolas e empresas. É, enfim, uma profissão de grande impacto e influência social. Além dos trabalhos mais conhecidos, trouxemos aqui cinco funções do engenheiro civil que você provavelmente não conhece.

É ele o profissional que vai fazer o estudo da insolação e da ventilação do local, além de definir os tipos de fundação, os materiais utilizados, o cálculo dos efeitos dos ventos e mudanças de temperatura e resistência dos materiais utilizados. Outra função do engenheiro civil é, por fim, a administração dos recursos prediais, podendo até mesmo gerenciar a ocupação de um edifício.

Além disso, o engenheiro civil pode elaborar relatórios técnicos, conduzir reuniões com fornecedores, elaborar cronogramas, emitir laudos técnicos, testar os solos e capacidade de resistência. São muitas as possibilidades!

As cinco funções do engenheiro civil que você provavelmente não conhece são:

  1.     Estudo de insolação e ventilação do local
  2.     Definir os tipos de fundação
  3.     Calcular os efeitos do vento e temperatura nos materiais
  4.     Administrar recursos prediais
  5.     Perícia

1.     Estudos de insolação e ventilação no local

Sabe quando um edifício ou espaço parece perfeitamente confortável? Essa sensação de conforto se relaciona muito com a eficiência térmica, que é justamente o cuidado ao projetar ambientes com a incidência certa do sol. Essa é uma das principais funções do Engenheiro Civil que você não conhece.

Além disso, aproveitar recursos naturais, como a ventilação e o sombreamento ambiente, também ajudam muito. Logo, o Engenheiro Civil é uma peça muito importante para garantir que qualquer construção esteja aconchegante e confortável para todos. O estudo correto desses fatores naturais também pode ajudar, por exemplo, na economia de energia elétrica, fator tão importante atualmente.

2.     Definir os tipos de fundação

Esse é um dos pontos mais importantes na hora de planejar a construção. As fundações distribuem o peso do solo de forma segura, evitando deslizamentos de terra e outros problemas, como trincas e rachaduras.

Na hora de elaborar o projeto estrutural, o engenheiro analisa as características do solo, o peso da edificação e os materiais utilizados. A escolha das fundações vai interferir não só na qualidade técnica da obra, mas também na parte econômica.

3.     Calcular os efeitos do vento e temperatura nos materiais

Calcular a ação desses efeitos naturais nos materiais utilizados também é um fator muito importante, já que eles podem sofrer desgaste, pressão e rupturas quando não utilizados da maneira correta. O engenheiro deve calcular o tipo de vento, se existe pressão ou sucção interna, por exemplo, além da temperatura que vai afetar os materiais com o tempo.

4.     Administrar recursos prediais

Aqui o Engenheiro vai estabelecer padrões de qualidade, de ocupação e da boa utilização do espaço. O objetivo é manter a infraestrutura em ordem e garantir que tudo funcione corretamente, conforme o planejado.

5.     Funções de engenheiro civil que você não conhecia: Perícia

Para essa função o engenheiro deve acumular um vasto conhecimento técnico e de todas as normas da engenharia. O profissional nessa área é responsável por investigar e analisar informações para apresentar uma conclusão sobre as condições técnicas de uma construção. O engenheiro especializado em perícia pode emitir laudos para esclarecer, por exemplo, acidentes de trabalho. Além de falhas em equipamentos e danos ambientais.

Quais são as principais possibilidades de atuação para um Engenheiro Civil?

Agora que você já sabe algumas das principais funções do Engenheiro Civil, além de Funções do Engenheiro civil que você não conhecia, vamos conhecer um pouco das possibilidades de carreira?

  1.     Construção Civil
  2.     Estradas e transportes
  3.     Materiais de Construção
  4.     Geotecnia
  5.     Saneamento

1.     Construção Civil

Aqui o engenheiro pode atuar em diferentes possibilidades. O profissional vai elaborar projetos, executar e fazer a manutenção de espaços importantes para a sociedade, como prédios, casas, shoppings e aeroportos. O trabalho com terraplanagem, pavimentação e impermeabilização também fica por conta do engenheiro que trabalha nessa área.

2.     Estradas e transportes

O engenheiro que escolhe se especializar nesse ramo vai ser responsável por todos os projetos de transportes como, por exemplo, rodovias, viadutos e ferrovias. Ele também analisa o tráfego, a sinalização e tudo o que se relaciona com a logística do trânsito.

3.     Materiais de Construção

Nessa especialização, além de escolher os materiais que serão utilizados em uma obra, o engenheiro tem uma função muito importante, a de diminuir o impacto ambiental. Para isso, ele deve estudar a fundo cada um dos seus componentes e como eles se relacionam com os elementos naturais ao redor. O objetivo é também aumentar a durabilidade dos materiais e encontrar o melhor custo-benefício.

4.     Geotecnia

O especialista neste campo vai trabalhar com tudo o que se relaciona a mecânica dos solos. Geralmente o trabalho é feito em obras hídricas, de fundações e barragens, que demandam um conhecimento profundo do solo. Atualmente, a geotecnia tem se transformado também em uma área voltada para o meio-ambiente. O engenheiro responsável pode estudar solos contaminados e criar projetos para lugares como aterros sanitários, por exemplo.

5.     Saneamento

Aqui o engenheiro civil vai trabalhar em obras de saneamento básico, incluindo esgoto, drenagem e resíduos. O profissional deve estudar os sistemas de abastecimento e tratamento de esgoto, trabalhando para melhorar a relação entre eles, o meio-ambiente e a saúde pública.

 

Qual a importância das funções de um Engenheiro Civil?

Vimos que as funções de um engenheiro civil são inúmeras e que esse profissional desempenha um papel de grande importância para o bem-estar e desenvolvimento de qualquer sociedade. Além disso, outro ponto chama a atenção. É cada vez mais próxima e necessária a relação entre engenheiros civis e meio-ambiente.

O trabalho desse profissional pode agir de maneira direta para aumentar, amenizar ou excluir o impacto ambiental de diferentes construções. Além disso, as transformações tecnológicas permitem que esse trabalho seja feito de forma cada vez mais consciente e sustentável. Depois de saber de tudo isso e conhecer melhor as funções do Engenheiro Civil, basta escolher em que área você quer se especializar e mergulhar na carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.