InícioGraduaçãoDireito5 habilidades importantes para área de Direito

5 habilidades importantes para área de Direito

O curso de Direito, como toda área de estudo, necessita de um mínimo de habilidades para um bom desempenho. Leia o post e confira.

Certamente, quando você ainda está na fase de buscar uma faculdade é bom pensar nas suas afinidades com esse seu objetivo. Em princípio, pense em suas competências técnicas para desenvolvê-lo, e também, se possui as habilidades necessárias para encarar esse novo desafio em sua vida. 

Enfim, isso ocorre com qualquer pessoa, seja um estudante ou um formando. Ainda mais para os que já estão no mercado de trabalho. Não é só quem está prestes a ingressar em uma faculdade que costuma ter dúvidas.

Pensando nisso e com o objetivo de ajudar, trouxemos as 5 habilidades importantes para área de Direito.
Porém, antes de apresentar cada uma delas em seus mínimos detalhes é preciso fazer outra pergunta:

Escolha da carreira 

Você é aquele estudante que vai bem em todas as disciplinas, mas tem dificuldades de relacionamento com seus colegas? Ou longe disso.

Na verdade, você pode ser aquela pessoa que tem facilidade em lidar com todas diferentes tribos. Fala com grande naturalidade em público, mas tem grandes dificuldades em ciências humanas. Como por exemplo: geografia, sociologia, história, filosofia, etc.
Correto? Sim ou não Relaxe. Tudo isso é muito natural.

Ninguém tem que ser perfeito ao escolher uma carreira. Raras são as pessoas que nascem com todas as habilidades e competências para atuar em uma área específica de trabalho e enfrentar os desafios que aquela determinada profissão vai exigir durante a tão sonhada trajetória de sucesso.

A descoberta de habilidades em Direito 

Habilidade é a capacidade que uma pessoa tem de realizar algo. É a facilidade, ou o dom, de proceder diante de uma tarefa qualquer. Aí você pode pensar: “então, se eu tenho facilidade em fazer alguma coisa, eu sou uma pessoa habilidosa”. 

Em partes, isso pode até fazer sentido. Mas na prática a história  é outra. Cuidado, já que seu erro pode ser em pensar que o fácil é sinônimo de ser habilidoso. Caso vá por esse caminho, você pode acabar vivendo algumas frustrações ao longo de sua carreira. 

Algumas habilidades podem nascer com você e outras serão descobertas à medida que vai cursando a faculdade de Direito. Isso acontece com milhares de pessoas. Por que seria diferente com você?

A carreira de Direito

Quando ingressa na carreira, o estudante de Direito deve estar preparado para algumas exigências que a sua área vai exigir ao longo dos 5 anos de graduação. E isso se torna ainda mais importante quando conquista o diploma e começa a enfrentar o mercado de trabalho.

Organização do trabalho e sua carga horária, relacionamento com colegas e clientes, redação de petições e gerenciamento de documentos, atualizações jurídicas constantes, reuniões e audiências, mais documentos, estudos e mais estudos, essas são algumas das rotinas para quem trabalha na carreira das leis. Ao menos uma parte delas.

Tanto um advogado autônomo, quanto funcionários públicos de carreira enfrentam um dia a dia semelhante em suas áreas específicas dentro do Direito, nas empresas e nas instituições do judiciário.

Tudo isso foi apresentado para que entenda a importância em ter habilidades afins a determinada carreira de estudo e trabalho. Porém, desejávamos comprovar pra você que ao não ter uma determinada habilidade, isso não quer dizer que você vai ter problemas no futuro. Ao contrário disso, mostra que o ser humano está sempre descobrindo novas habilidades de acordo com as suas necessidades e evolução pessoal.

Portanto, agora descubra:

5 habilidades importantes para área de Direito

1.Inteligência emocional 

Lidar com pessoas é gerenciar emoções. Trabalhar com as leis e as suas consequências, também.

Um profissional de direito deve manter a calma, saber controlar seus impulsos e gerenciar suas relações com as outras pessoas. Clientes, colegas de trabalho e autoridades. Suas exigências, suas dores e as necessidades de cada um, tudo isso vai exigir muita inteligência emocional. 

Decisões a serem tomadas, pressão do tempo e pressão psicológica e stress. Para isso, sempre é preciso muito equilíbrio emocional para gerenciar essas situações. Sendo assim, muitos profissionais e estudantes têm em sua inteligência emocional uma aliada e habilidade importantíssima.

2.Gestão do tempo e trabalho 

Se recorda quando falamos das diversas atividades presentes na rotina de um profissional da carreira das leis? 

Portanto, é importante você ter ou exercitar a habilidade ao compreender a sua gestão do tempo e trabalho para realizar uma infinidade de atividades. Tenha em mente que você deve começar a ser uma pessoa organizada e eficiente.

3.Habilidade de comunicação oral e escrita

Falar em público, escrever bem e com detalhes técnicos. Sim, você vai ter que fazer isso quando imaginar o seu futuro dentro da área de Direito.

Saber se expressar e com certa clareza são habilidades muito importantes para quem está pensando em cursar a faculdade de Direito. 

A comunicação oral vai ajudar você diariamente em suas audiências, além de consolidar sua autoridade em reuniões com clientes, colegas, sem falar na credibilidade na hora de se relacionar com juízes, promotores, defensores públicos, entre outros.

4.Conhecimentos em língua portuguesa e gosto pela leitura 

Antes de mais nada, a habilidade com a língua portuguesa é fundamental para quem está interessado ou está cursando a carreira das leis.

Caso você tenha dificuldade com esse mundo das letras, recomendamos que comece a dominar a gramática de nossa língua.

Essa habilidade é comum ser aprimorada ao longo de sua jornada acadêmica, mas nunca custa ter um gosto pela disciplina como estudante do ensino médio. Isso já antecipa bastante o seu trabalho.

No ensino médio ou mesmo na infância, o gosto pela leitura deve ser considerado um diferencial para quem tem o objetivo de cursar ou trabalhar na área de Direito. Leituras constantes, extensas fontes de estudo, horas debruçados em textos, dissertações, livros da área e de outras disciplinas. Direito é sinônimo de leitura, sendo essa uma habilidade muito importante para o futuro advogado ou juiz que você deseja se tornar.  

E não esqueça de se atualizar sempre.

5. Atualização constante 

Sim, estude sempre! Fique com um olho na evolução das tecnologias digitais para o seu trabalho e o outro mantenha sobre as informações técnicas próprias à sua área do Direito.

Já que por décadas, ele tem sido um campo de estudo amplo e inserido em diversas áreas de conhecimento. Desde política, sociologia, filosofia, a linguística, assim como a literatura em suas narrativas, sem falar nas leis que parecem até um organismo vivo sempre com suas alterações, atualizações e novas interpretações.

Disciplinas como Direito Civil, Criminal, Privado e tantas outras estão sempre em constante atualização. Portanto, um profissional de Direito atualizado está à frente dos demais.

E aí, gostou?
Diga pra gente quais são as suas habilidades e se elas combinam com o direito. Quem sabe você já tenha todas essas cinco e está pronto para ingressar na faculdade de Direito perfeita pra você!

Se você tem apenas uma ou duas delas é sinal que está no caminho certo. Jamais desista do seu sonho em se tornar um advogado, engenheiro, enfermeiro, ou quem sabe um agrônomo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.