InícioDicasMercado de trabalho5 profissões para quem se interessa por games

5 profissões para quem se interessa por games

Atualmente, um número crescente de estudantes que se interessa por games está em busca por profissões no setor. Muitas pessoas estão dispostas a transformar seu amor por videogames em carreiras lucrativas. Seja em design ou programação de games

Nesse sentido, com mais de 2,34 bilhões de jogadores em todo o mundo, a indústria de jogos percorreu um longo caminho. E ele a levou a se estabelecer como um setor de rápida evolução e influência ao redor do mundo. Dessa maneira, segundo pesquisas da Newzoo, o mercado de games faturou 1,6 bilhões em 2019. E em 2020, no Brasil, o setor de games cresceu 20%, além de ter movimentado R $152,9 bilhões. Só pelos números, você deve saber que esse mercado de trabalho está repleto de dinheiro. Se você gosta de games e pretende ganhar uma remuneração nessa área, as oportunidades não são poucas.

Em relação a isso, há uma demanda crescente por profissionais nesse meio. De designers e artistas a programadores e engenheiros de áudio. São muitos os cargos interessantes disponíveis, que não são para alguém sem interesse apenas em jogar games. A pessoa deve estar interessada também em como criá-los e em seu processo de desenvolvimento. Existem roteiristas, escritores e músicos que tornam os games muito mais interessantes e emocionantes. Em contrapartida, existem diferentes tipos de treinamento que podem te orientar para seguir uma carreira na indústria de jogos. Assim, você pode fazer uma graduação para descobrir um pouco mais sobre a área.

Quando encontrar o que gostou pode se especializar e buscar empregos na área. Então, veja 5 profissões para quem se interessa por games e já planeje sua carreira do futuro.

5 profissões para quem se interessa por games

1. Designer de Games ou Game Designer

De maneira geral, eles são os arquitetos de jogos e seu trabalho inclui o planejamento e a definição de todos os elementos do jogo. O designer de games é o responsável pelo cenário, regras, ambiente, fluxo da história, níveis, personagens, veículos, armas e muito mais. Os designers de jogos visualizaram o conceito do jogo em geral. Este, desenvolvido com a ajuda de programadores, animadores, produtores e engenheiros de áudio.

Eles também são os responsáveis pela pesquisa de mercado inicial, de modo a garantir que as pessoas gostem de jogar o conceito de jogo que estão construindo. Eles trabalham em colaboração com toda a equipe. E ainda os supervisionam para garantir que a experiência de jogo corresponda ao conceito original. Dizem que esta é a melhor opção para as pessoas que se interessam por games. Isso porque essas são as pessoas que sonham, criam e elaboram animações nos vídeos games. Além de outras que trabalham exclusivamente criando personagens. Para que se interessa por games e deseja entrar nesse meio, é muito importante possuir no currículo uma graduação em Design Gráfico, Ciência da Computação e Design de Jogos.

2. Desenvolvedor de Software ou Programador de Games

Como um desenvolvedor de software e programador, você transformará a visão do designer de jogos em um jogo jogável e controlável. Quanto ao lado mais técnico do design de jogos, você usará linguagens de programação e “motores”, conhecidos como “engines”. Eles servem para aprimorar a jogabilidade. Os desenvolvedores projetam o software que faz os jogos funcionarem da maneira que os designers imaginam. Enquanto os programadores de jogos buscam usar suas habilidades de resolução de problemas para criar o código que funcionarão como instruções que os sistemas de videogame podem ler. Esta profissão é muito escolhida por quem se interessa em games e o que acontece por trás deles.

Para ter as habilidades práticas necessárias, é recomendado realizar o curso de Desenvolvimento de Software ou Ciência da Computação. Dessa forma, como é uma das melhores profissões da atualidade. Com certeza ela é perfeita para quem se interessa por games. De qualquer forma, você conseguirá exercer a profissão de um verdadeiro programador de games e jogos.

3. Animador de Jogos ou Artista Visual

Os animadores de jogos e artistas visuais são os responsáveis por dar estrutura física aos personagens, objetos, ambientes e cenários do jogo. Eles fornecem detalhes para as estruturas da pele de cada personagem. Imagine um brilho aquoso na estrada quando chove, ou o movimento das sombras em relação à luz, é exatamente isso o que fazem. E, os animadores de games fazem muito mais coisas interessantes. Outro exemplo do trabalho seria definir a maneira como um personagem pula, se agacha, senta, fica de pé e se move. E isso é algo que o artista visual cuidaria bem, caso ele seja uma pessoa que se interessa por games.

De certa forma, são inúmeras as funções de trabalho dentro de um departamento de arte. Mas, cada uma tem um conjunto de responsabilidades, habilidades e técnicas diferentes. Assim, os bacharéis recomendados para a área são: Computação Gráfica, Arte, Animação e Ilustração.

4. Designer de Som ou Engenheiro de Áudio

Você se lembra da música quando abre o Super Mário World? Ou quem sabe o som de entrada do GTA San Andreas? Ambos foram criados por designers de som e engenheiros de áudio. Seu papel é adicionar realismo ao mundo do jogo com ajuda de trilhas sonoras e efeitos como uma explosão ou barulho de tiro de arma. Em outras palavras, eles criam o barulho da multidão, dos ambientes, do tráfego, veículo, etc.

Cada jogo possui sua própria história, enredo e gênero. Observando isso, os engenheiros de áudio buscam desenvolver harmonia com ele. Sua tarefa é encapsular a essência do jogo no áudio que produzem. Dando vida ao mundo do jogo quando os efeitos sonoros dinâmicos são mesclados aos sons ambientes e música. A graduação necessária para exercer essa profissão é de Engenharia de Som e Audiografia.

5. Testador de games – perfeita para quem se interessa em games

Desde já, o trabalho dos sonhos de qualquer um já pensou em uma profissão dessas e se interessa por games seria jogar o dia todo. E a função do testador de games não é nada diferente disso. Porém, os testadores de games não se limitam a se sentar o dia todo no sofá da empresa, ou de casa, e relaxar enquanto jogam. Na verdade, eles testam os jogos de forma sistemática, analisando o desempenho do jogo em todos os pontos possíveis. Outra função importante é identificar bugs e sugerir mudanças a serem feitas pelos programadores para melhorar a qualidade e jogabilidade do jogo. E isso deve ser feito, de preferência, antes de ser lançado ao público. No entanto, algumas empresas, como a do jogo Cyberpunk 2077, não valorizaram muito essa função e acabaram sofrendo muitas represálias do público.

O Teste de Jogo envolve jogar o mesmo nível ou fase repetidamente até que seja garantida a ausência de falhas, ou bugs.  Em outras palavras, o serviço envolve jogar por longas horas e garantir com que a experiência de jogo dos gamers não se estrague devido a quaisquer falhas. A educação necessária para a tarefa é muito variada e envolve diversos conhecimentos e, principalmente, portfólio. Que envolve uma série de certificações e testes. Porém, essa é uma profissão muito satisfatória para quem se interessa por games. E a Voomp possui um curso EAD perfeito pra quem quer ser um desenvolvedor de games.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 64

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.