InícioDicasMercado de trabalho6 cargos na área da saúde que vale a pena investir

6 cargos na área da saúde que vale a pena investir

Os cargos na área da saúde são os mais procurados quando o assunto é ter uma formação. Principalmente agora que esses profissionais se tornaram ainda mais essenciais. Assim, os cursos e opções de trabalho cresceram bastante.

Com base nisso, para ajudar você a conhecer mais sobre as profissões em alta neste ramo, veja um guia de carreira com tudo o que você precisa saber sobre seis das mais buscadas. Então, acompanhe abaixo os detalhes de cada uma e como se dá a sua formação.

1 – Enfermagem

Um dos cargos na área da saúde que abre muitas portas no mercado é esse. Inclusive, em momentos de crise como o da pandemia, os enfermeiros ganharam mais reconhecimento. Portanto, quem escolher essa profissão vai atuar junto aos médicos auxiliando os doentes.

Formação do enfermeiro

A faculdade de enfermagem possui cinco anos de duração. Assim, os conteúdos práticos e teóricos se integram a partir de estágios com supervisão, em geral, já na reta final do curso. Para uma pós-graduação, o profissional pode se especializar em:

  • UTI;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Urgência e Emergência.

Mercado de trabalho

A enfermagem tem vários ramos de atuação e as vagas são muitas. Aliás, este setor é um dos que mais empregam no país. Além disso, outro motivo para cursá-la é o salário que tende a aumentar nos próximos anos.

2 – Farmácia

Nesta profissão pode-se atuar na produção de medicamentos, alimentos e cosméticos. Por outro lado, os laboratórios de análise clínica também fazem parte do leque de opções da mesma.

Formação do farmacêutico

Ele se forma no ensino superior em 10 períodos ou 5 anos. Além do tempo de estudo, o curso conta com estágios práticos desde o início. Assim, o objetivo é que o aluno se aprofunde em pesquisas nas áreas de microbiologia, fitoterapia e biossegurança.

Mercado de trabalho

Assim como os demais, este também contém um bom salário. Inclusive, o ramo de farmácia é o quinto entre as profissões que mais empregam no país. Então, se você gosta de ciências, esta é uma boa opção para investir.

3 – Medicina

Ela é, sem dúvida, uma das profissões mais bem pagas do Brasil. Por isso, o curso é também um dos mais procurados e concorridos, bem como um dos mais caros (no caso de faculdade particular).

Formação do médico

O curso de medicina forma o médico, sendo responsável por cuidar da saúde e do bem-estar de todos. Dessa forma, exige profissionais comprometidos e dedicados. Então, fica claro que a jornada promete ser longa e vai precisar de muita persistência.

Apenas no ensino superior, são seis anos. Logo após esse período acontece a graduação em clínico-geral. No entanto, é possível se especializar em vários ramos através da residência médica (pós-graduação), que dura em média dois anos. Como, por exemplo:

  • Gerontologia;
  • Pediatria;
  • Ginecologia;
  • Cardiologia;
  • Dermatologia e muito mais.

Mercado de trabalho

Os cargos nessa área são conhecidos por serem bem pagos. Portanto, o salário de um médico costuma ser alto, podendo variar conforme a região e o local de trabalho.

A medicina ainda traz outra vantagem, que é a quantidade de vagas presentes no ramo. Dessa maneira, a maioria dos formandos se empregam rápido, já que a procura por este profissional é alta.

4 – Psicologia

Este é aquele que cuida do bem-estar mental das pessoas. Aliás, estuda também as condições neurobiológicas e como isto se manifesta na personalidade humana.

Formação do psicólogo

Caso se interesse pela profissão, saiba que a faculdade de psicologia dura cinco anos. Assim, o curso possui vários estágios durante a graduação para dar ao estudante experiências práticas sobre os diversos segmentos da carreira.

Este profissional pode ainda se especializar em uma área de seu interesse. Para tanto, ele deve continuar seus estudos através de uma pós-graduação. Enfim, dentre as opções do ramo, tem-se:

  • Neuropsicologia;
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD);
  • Psicologia sexual.

Mercado de trabalho

As chances de conseguir um emprego é grande, mas também há a oportunidade de trabalhar como autônomo. Sem contar que o salário, em geral, é muito bom. Além disso, outra vantagem é a jornada de trabalho, que é de mais ou menos seis horas diárias.

Nutrição

Essa profissão também tem crescido muito. Com certeza, isto se deve a uma maior preocupação das pessoas em ter um corpo saudável. Logo, ela está ligada ao bem estar e a novos hábitos alimentares que geram mais qualidade de vida.

Formação do nutricionista

O curso de nutrição tem duração menor do que os outros da área da saúde, sendo quatro anos de estudo. Além dos conteúdos que abordam aspectos biológicos do ser humano, sua grade curricular contém um estágio com supervisão.

Mercado de trabalho

Ele está abrindo mais espaço para essa profissão. Por isso, hoje este profissional encontra vagas de emprego não só em clínicas específicas, mas também nos seguintes lugares:

  • Hospitais;
  • Escolas;
  • Consultórios;
  • Academias;
  • Restaurantes;
  • Ambulatórios;
  • Indústrias de alimentos.

6 – Fisioterapia

Por último, destaca-se a fisioterapia, também muito buscada atualmente. Então, caso goste de promover o bem-estar com exercícios de reabilitação e de estudar o sistema ósseo humano, esse é o ramo certo para você.

Formação do fisioterapeuta

Ela ocorre em cinco anos de estudos. Ainda, junto às matérias, têm-se de três a quatro estágios para aliar a prática à teoria. Assim como nas outras, nela você também pode escolher uma área para se especializar. Dentre as opções, estão:

  • Gerontologia e Geriatria;
  • Esportiva;
  • Trabalho e Ergonomia.

O mercado de trabalho

Há muitos motivos para convencer você de que esta profissão pode render bons frutos. Um deles é a taxa de ocupação alta para quem cursa o ramo. Além das possibilidades de atuação serem variadas, aqui o salário também é bom.

Escolha os cargos na área da saúde

Perceba que as opções são muitas, então dê uma olhada nos cursos desse ramo e veja qual mais tem a ver com o seu perfil. Selecionamos faculdades especializadas para promover o melhor ensino para você. Dessa forma, encontrar um emprego na área depois vai ser mais fácil ainda. Não deixe de contar com a Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 110

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.