InícioDicasMercado de trabalho8 profissões que estarão em alta daqui a 10 anos

8 profissões que estarão em alta daqui a 10 anos

Você já tentou imaginar como estará o mercado de trabalho em 2031? As profissões em alta no futuro já estão sendo antecipadas por especialistas de Recursos Humanos, grandes empresários e estudantes de tecnologia.

A grande questão agora é saber como se adaptar a esse novo cenário que já está acontecendo. Muitos dizem que, ao longo da história,  as condições de trabalho passaram por mudanças. Afinal, o que há de novo neste século?

Bom, o século XXI é a grande convergência entre tecnologias físicas, digitais e biológicas, o que muitos economistas denominam como revolução industrial 4.0. Portanto, a dinâmica do mercado de trabalho fica mais fluída, dinâmica, veloz e automatizada.

Um exemplo são os sistemas ciberfísicos que simulam a realidade do mundo físico em fábricas para ambientes digitais. Isso torna muito fácil antecipar erros e já corrigi-los.

É nesse contexto que as profissões em alta no futuro estarão inseridas. Vamos adiantar algumas delas para você.

1. Analista de quantum machine learning

Este profissional será responsável por pesquisar e desenvolver soluções de ponta. O objetivo é aumentar a velocidade e perfomance de algoritmos e sistemas. O grande diferencial está em utilizar a computadores quânticos. Mas, o que seria isso?

Um computador quântico pode manipular informação armazenada em sistemas quânticos, como spins dos elétrons (campo magnético dos elétrons), níveis de energia dos átomos e polarização de fótons.

Nesses computadores, as unidades fundamentais de informação são chamadas “quantum bits” (em português, bits quânticos). Elas são usadas para resolver cálculos ou simulações que levariam tempos de processamento impraticáveis em computadores eletrônicos, como os usados atualmente.

Por isso, essa é uma das profissões que estarão em alta daqui a 10 anos pela alta performance de solução de problemas. Então, se você ficou interessado nesse job, precisa ser criativo e fazer cursos voltados para Machine Learning ou Data Science.

2. Gestor de tráfego pago

O marketing digital entrou com tudo nesse século, é um dessas consequências é a profissão de gestor de tráfego pago. Tanto pequenos como grandes negócios, sejam voltados para o varejo ou negócios B2B, precisarão cada vez mais desse profissional.

Essa pessoa será responsável por gerenciar campanhas de mídia paga, como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. Também por anúncios do Twitter, que já está realizando testes para um novo formato de publicidade.

A mídia paga é uma fonte de aquisição de clientes e leads. Dessa maneira, um gestor de tráfego é uma profissão em alta no futuro. Aliás, é um cargo que as empresas já estão recrutando. Você pode entrar nessa área cursando Marketing Digital.

3. Mestre de Edge Computing

Já essa profissão está relacionada à Internet das Coisas (sigla em inglês IoT). O uso de dispositivos como eletrodomésticos com acesso à internet, smartphones, sensores, câmeras e drones, trouxe a necessidade de processar dados mais rapidamente.

E o edge computing otimiza o uso desses dispositivos eletrônicos por meio do processamento de dados e análises. Assim, esse profissional irá gerenciar essa fonte de dados que estará em nuvem. Por isso, se quiser ser um profissional especializado nesse ramo, você pode fazer Computação em Nuvem.

4.  Analista de Big Data

Uma das profissões que estarão em alta daqui a 10 anos é o analista de Big Data. É um cargo já engatinhando no mercado de trabalho. No entanto, vemos só algumas startups e grandes empresas utilizando as habilidades desse profissional.

Mas, no futuro muitas vagas serão disponíveis. Neste cargo, a pessoa será responsável por analisar um grande volumes de dados baseados nos objetivos de cada negócio. O que esses dados podem revelar sobre oportunidades. Até mesmo, pontos de melhorias.

Para entrar nesse mercado, o cursos de Ciências de Dados é uma ótima opção.

5.  Engenheiro Ambiental

A engenharia ambiental é uma careira do futuro. Está entre aquelas que estão começando a ter mais espaço nas empresas. O objetivo desse cargo será diminuir os danos ambientais provocados pela construção civil e produção das indústrias.

Além disso, construir projetos voltados para a sustentabilidade, com mais eficiência e cuidado com o meio ambiente. Também atuará com mais frequência nas certificações ambientais, nacionais e internacionais, como a ISO 14.001 e outras certificações específicas para cada tipo de indústria.

É umas das profissões que estarão em alta daqui a 10 anos. Muitas universidades possuem o curso de Engenharia Ambiental no formato presencial e híbrido, o que facilita o seu acesso.

6.  Analista em Segurança da Informação

Essa profissão estará bombando no futuro. No mercado de trabalho já tem vagas disponíveis e muitas vezes não são preenchidas por falta de profissionais qualificados. Outro ponto, é a falta de habilidade para trabalhar em equipe e lidar diretamente com clientes.

A crescente demanda nesse setor se deve ao fato de cada vez mais as empresas serem atacadas por hackers e bots. Então, esse profissional protegerá as informações e dados das instituições. Além de montar normas internas e um plano de segurança caso ocorra algum ataque.

Se você ficou interessado em ser um analista em segurança da informação, o curso de Cibersegurança abrirá as portas para um futuro emprego. Mas, lembre-se: habilidades de relacionamento interpessoal também são importantes.

7.  Especialista em carros elétricos

Uma das profissões que estará em alta daqui a 10 anos será o especialista em carros elétricos. A demanda por este tipo de veículo está crescendo e, em alguns países, como a Alemanha, já se decidiu que em 2030 será proibida a venda de automóveis de gasolina e diesel no país.

Aqui, no Brasil, é um setor que está ainda aquecendo. Por isso, no futuro será uma profissão em alta e com um ótimo salário. Os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Automação são os procurados para quem deseja atuar na área de fabricação e melhorias dos carros elétricos.

8.  Criador de experiências em realidade aumentada

Um tanto curiosa essa profissão, não é? Mas, a realidade aumentada é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à realidade. Ela já está presente em nossas vidas por aplicativos, principalmente de decoração. E o futuro promete muitas vagas nessa área.

A função do criador de experiências em realidade aumentada é criar narrativas imersivas para clientes em potencial. No entanto, a área de Educação também aproveita essa tecnologia para ensinar, criando jogos e simulações de aprendizado. Portanto, esse profissional poderá atuar em vários setores. Os cursos de Design Gráfico e de Jogos Digitais são um caminho para quem deseja ingressar nessa área.

Além de precisar se especializar em uma dessas profissões, você precisa aprimorar suas softs skills (habilidades interpessoais). Por isso, confira a nossa matéria em que explicamos direitinho como essas habilidades podem te ajudar na sua carreira. Clique aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.