InícioGraduaçãoMatemáticaA licenciatura em Matemática permite dar aulas ligadas a astronomia?

A licenciatura em Matemática permite dar aulas ligadas a astronomia?

Uma coisa é fato: a licenciatura em Matemática permite sim ao futuro professor dar aulas ligadas à Astronomia. Portanto, essa questão fundamental já está respondida. Entretanto, como você atingirá este objetivo? Afinal, não basta apenas ingressar no curso de licenciatura em Matemática e começar a dar aulas com foco em áreas como a astronomia, ciências espaciais e tudo que envolve esses conhecimentos.

O curso de licenciatura em Matemática

Antes de seguir com a nossa ‘prosa’, precisamos falar do curso propriamente dito. Logo, a carreira de professor desta Ciência Exata tão conhecida e até muitas vezes temida está diretamente ligada às questões do espaço, universo e tudo que está relacionado a esses conhecimentos.

Se o seu desejo é ingressar no curso para poder lecionar em turmas de Astronomia ou assuntos semelhantes, terá que vivenciar o dia a dia da licenciatura e seus ciclos de aprendizado. Ou melhor, suas bases de conhecimento.

Ciclos de conhecimento

Com o objetivo de ilustrar e esclarecer, utilizamos como referência o curso de licenciatura em Matemática oferecida na universidade Anhanguera. Confira abaixo:

Ciclo básico de formação: É formado pelo conjunto de disciplinas que visam preparar o futuro professor para a sala de aula, considerando aspectos psico-sociais que influenciam diretamente no aprendizado e convivência dos alunos, desde a educação básica até os níveis superiores.

Ciclo profissionalizante: É composto pelo conjunto de disciplinas que possibilitam o desenvolvimento de competências técnicas, que permitirão ao futuro profissional exercer o ensino da matemática em sala de aula, mas também o tornarão apto a trabalhar em outras áreas do mercado.

Enfim, o foco na Matemática não limita você a apenas dar aulas somente da própria Matemática como disciplina e aplicada somente dentro de suas vertentes de conhecimento.

Pelo contrário, quando o futuro professor obter o seu diploma poderá então lecionar em cursos diversos e terem esta exata como um dos seus pilares. Exemplo disso, é o tema deste post da Voomp, a Astronomia.

Na verdade, este é apenas o primeiro passo para ir literalmente rumo ao espaço e ao sucesso.

Entendendo mais sobre o que é a Astronomia

De uma forma bem resumida, chamamos de Astronomia o estudo do espaço. Ou seja, tudo que está ligado às estrelas e aos planetas. Além das galáxias, a expansão espacial e tudo que faz parte desta área dos sonhos de muitos estudantes e pessoas. Inclusive, desde a infância.

Então, se você deseja dar aulas ligadas à Astronomia, sendo professor de Matemática, isso é possível e existem vários caminhos para fazê-lo. Em suma, e como mostramos acima, comece obtendo o seu diploma.

Além disso, alunos de cursos de Astronomia passam por uma formação ampla em Ciências Exatas, como é o caso da própria matemática, física, química, entre outras. Logo, com a atual expansão e interesse pelo assunto, o mercado de trabalho está começando a aquecer neste segmento de ensino.

Pensando nisso, o HF traz algumas sugestões para ajudar você nessa ‘jornada rumo’ ao espaço:

  • Após ter o seu diploma na mão, aproveite para fazer uma especialização em Astronomia ou disciplina correlata;
  • Estudantes e futuros professores com interesses em Astronomia devem promover grupos de estudo dentro e fora da faculdade para ir consolidando seus conhecimentos sobre o universo;
  • Procure um professor orientador ou alunos com o mesmo interesse. Isso ajudará você a entender onde existem especializações sobre o assunto, etc.;
  • Pesquise e estude por conta própria, mantenha canais de comunicação com pessoas com essa mesma paixão que você. Isso vai ajudar e motivar ainda mais. Enfim, a sua faculdade deve ser aproveitada para descobrir o que mais encanta e domina o seu amor pelo espaço: o cosmo, planetas e galáxias, luas e estrelas, buracos negros, astronáutica, etc;
  • Além da licenciatura em Matemática, muitos profissionais e estudantes possuem mestrado ou doutorado. Respectivamente, com duração de dois anos e quatro anos, o então professor poderá estudar astrofísica, física e matemática aplicadas à astronomia. Consequentemente, não lecionará junto aos cursos ligados às ciências espaciais, como também terá um passaporte para a realização de pesquisas no segmento.

Um grande campo de atuação

A licenciatura em Matemática é indicada para aqueles que desejam seguir a carreira de docente, e tem a visão para transmitir aos seus futuros alunos a importância do desenvolvimento do raciocínio lógico-numérico, e como esse conhecimento é importante para o desenvolvimento de vários campos da ciência. No caso de nosso post de hoje, a formação continuada sobre astronomia, astronáutica e as ciências espaciais em toda a sua extensão.

Em suma, se você tem gosto pelo assunto e se sente à vontade para lecionar, nada impedirá que realize este sonho. Sobretudo, é válido começar a se planejar desde agora.

Considerações finais sobre a matemática aplicada a astronomia

Definitivamente, ambas as ciências se relacionam desde a antiguidade. Portanto, desde o ingresso no ensino superior o aluno da licenciatura está diretamente ligado a um dos pilares das Ciências Espaciais. 

Independente dos sonhos de cada pessoa, a carreira junto à Astronomia e disciplinas afins tem tudo a ver com o dia a dia dos futuros professores de matemática. O fato é que sem a existência desta última, não existiria a outra.

A Matemática permite dar aulas ligadas à Astronomia desde que os alunos se dediquem a um caminho de grande desenvolvimento rumo ao espaço. Seja literalmente, seja de forma figurada. 

Caso queira saber mais sobre este tema que abordamos hoje, clique aqui e vá direto para nossa página. O espaço e muito conhecimento estão esperando por você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.