InícioGraduaçãoAdministraçãoAdministração de Comércio Exterior: conheça a área

Administração de Comércio Exterior: conheça a área

Quer saber mais sobre o que é Administração de Comércio Exterior e como trabalhar na área? Pois você está no lugar certo. Com o mundo cada vez mais globalizado, e a tecnologia nos permitindo alcançar pessoas que estão muito longe de forma cada vez mais fácil, rápida e simples, o Comércio Exterior é uma área que tem se mostrado muito necessária.

Por isso, muitas pessoas têm buscado aprender mais sobre Administração de Comércio Exterior. E também descobrir o que precisam estudar para entrar nesse ramo. Quais as formas mais fáceis de se conseguir um trabalho nessa área.

Sendo assim, e pensando em você, resolvemos criar essa matéria. Reunindo todas essas e muitas outras informações sobre a carreira de Administração de Comércio Exterior.

O que é Administração de Comércio Exterior?

O profissional de Administração está, em sua maioria, preparado para lidar com o dia a dia comercial, fiscal e cambial de uma empresa. Quando falamos de Administração de Comércio Exterior, a ideia é a mesma, porém com foco em empresas estrangeiras. Assim, trabalhando em empresas estrangeiras que atuem dentro do país. Ou em empresas nacionais, que façam negócios com outras empresas de fora do país.

Quando falamos de Comércio Exterior, são muitas as complexidades que podem aparecer. Para começar, podemos ter a barreira da língua, empresas em países que falam línguas diferentes. Além disso, temos também a diferença de moeda. Como cada lugar trabalha com uma moeda diferente, é preciso saber fazer operações de câmbio e também como torná-las vantajosas para a sua empresa.

Continuando, existem também diferenças entre legislações. Todas essas áreas precisam de profissionais dos dois lados, que tenham conhecimento de como funciona o seu país. Além disso, ao menos um entendimento básico de como funciona o país com o qual se está negociando.

Ter pessoas que saibam como trabalhar com Administração de Comércio Exterior é imprescindível para qualquer empresa que queira fazer negócios fora do seu país. Por isso, se a empresa é nacional, ela precisa desse profissional, e se ela é estrangeira e quer atuar no Brasil, também vai precisar de alguém com esses conhecimentos.

Onde estudar Administração de Comércio Exterior?

Para trabalhar com a Administração de Comércio Exterior, você precisa, primeiramente, ser um administrador. Sendo assim, o seu primeiro passo é o de buscar uma boa faculdade de Administração.

Entre as faculdades credenciadas no MEC para oferecer o curso de bacharelado em Administração, separamos 2 instituições do grupo Kroton que podem ser do seu interesse:

Na faculdade você vai aprender sobre comércio e sobre gestão de negócios. Além disso, existem até mesmo algumas outras matérias da faculdade de Administração que podem te ajudar, e muito, nessa carreira. Algumas delas são:

  • Composto Mercadológico
  • Mercado De Capitais
  • Processos Logísticos

O segundo passo para trabalhar com Administração de Comércio Exterior é fazer uma pós graduação em Administração, com ênfase em Comércio Exterior. Ou seja, se você deseja seguir nessa linha, já se prepare para continuar estudando, mesmo depois da faculdade.

Na verdade, independente de qual vai ser a área em que você vai trabalhar depois de se formar, a realidade é que para se destacar no mercado, e conseguir boas oportunidades, você vai ter que se manter sempre aprendendo novas coisas. Se manter atualizado, por dentro das novidades da sua área. Aprendendo a utilizar novas tecnologias que aparecem para facilitar seu trabalho.

O aprendizado é algo que nunca pode parar, é preciso sempre estar se atualizando. Inclusive, quando falamos de Comércio Exterior, uma ótima dica também é buscar aprender outros idiomas. Quando se fala de aprender outros idiomas todo mundo pensa em Inglês e Espanhol. Porém, se você souber outros além desses dois, isso pode te abrir a oportunidade para mercados não muito explorados. 

Como trabalhar com Administração de Comércio Exterior?

O jeito mais fácil de se começar a trabalhar nessa área é através de um estágio. A partir do momento que você entra na faculdade, já pode começar a procurar estágio. Além disso, você pode fazer uma lista de todas as empresas da sua região que trabalham nessa área. Entrar em contato com todas elas para saber sobre programas de estágio, ou de aprendiz.

Ferramentas como o LinkedIn e outras redes sociais podem te ajudar muito na hora de encontrar empresas. Além disso, você pode ver profissionais que hoje trabalham na posição que você quer chegar e ver como eles fizeram para conquistar essa vaga. Quais cursos fizeram, se participaram de congressos, em quais posições trabalharam antes.

Todo conhecimento de trajetória e de disponibilidade de vaga nas empresas, podem te ajudar a traçar o seu objetivo para sua carreira. Continuando, nas vagas abertas, você consegue verificar quais os requisitos para cada oportunidade. Isso te permite identificar áreas que talvez você precise se desenvolver mais, para conseguir novas oportunidades.

Por fim, quando se está trabalhando, mesmo que como estagiário, ou até mesmo interagindo com profissionais pelo meio digital, você tem que pensar que está fazendo contatos. Esses contatos podem ser úteis para te indicar para futuras vagas de emprego na área de Administração de Comércio Exterior.

Outras informações importantes

Se você está buscando uma carreira na área de Administração de Comércio Exterior, uma ótima opção é a de trabalhar com empresas estrangeiras que atuam dentro do Brasil. Isso porque, para muitos, essa pode ser a oportunidade de trabalhar e morar fora do país. 

Aqui, a dica de aprender outros idiomas é muito valiosa. Se você sabe falar o idioma do país de origem da empresa, então você pode se candidatar para vagas na sede. Por isso, muitas pessoas optam por esse ramo de trabalho. Para buscar oportunidades de trabalho fora do país, para descobrir novas culturas e novas oportunidades.

Profissionais que trabalham com Administração de Comércio Exterior, por exemplo no cargo de Gerente de Comércio Exterior, têm salários que variam de R$ 5000 e R$ 12000. Portanto, como pode ver, é uma área com salários altos e que representa uma ótima oportunidade de crescimento e desenvolvimento para profissionais dedicados e comprometidos.

O que faz o profissional de Comércio Exterior?

Quais as melhores faculdades de Administração?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.