InícioGraduaçãoAdministraçãoAdministração no Terceiro Setor: como trabalhar na área

Administração no Terceiro Setor: como trabalhar na área

Muitas pessoas têm interesse por Administração no Terceiro Setor. Pensando nisso, criamos essa matéria, para te ajudar a saber mais sobre a área de trabalho.  E, inclusive, sobre como trabalhar na área.

Muitas pessoas querem, com seu trabalho, ajudar outras pessoas. Independente da área em que trabalham. Isso faz com que busquem oportunidades de trabalhar em instituições que ajudam os outros. Ou em empresas de cunho social. O mesmo acontece com profissionais de Administração. Por isso existe a Administração no Terceiro Setor. 

Vamos te explicar um pouco mais sobre o que é essa área e como ela funciona para que você decida se quer trabalhar mesmo com isso. Inclusive com dicas de como conseguir uma vaga para trabalhar no Terceiro Setor.

O que é Terceiro Setor?

O Terceiro Setor é como são chamadas as empresas que não visam lucro. São as empresas de cunho social. Aqui entram apenas empresas privadas, ou seja, nada do governo. 

Essas empresas, em sua maioria, atuam dentro de pontos carentes da sociedade, buscando sempre melhorar a vida de todos através do seu trabalho. Outro ponto que caracteriza o Terceiro Setor é o trabalho de forma voluntária. Ou seja, não são empresas que estão tentando um abatimento de imposto através de uma obra social. Nem mesmo empresas contratadas por alguém para suprir alguma demanda da sociedade e que esteja lucrando com o seu trabalho. 

A empresa do Terceiro Setor, não visa lucro, e não está interessada em gerar mais dinheiro para si. Apenas precisa de dinheiro para manter suas atividades sociais funcionando. As empresas do Terceiro Setor atuam nos mais diversos âmbitos como educação e cultura, social, saúde, ciência e pesquisa. Separamos abaixo uma lista com alguns exemplos de instituições do Terceiro Setor. 

  • centros de ensino e pesquisa;
  • clubes esportivos;
  • consultorias;
  • cooperativas;
  • departamentos sociais vinculados a grandes empresas;
  • entidades filantrópicas;
  • fundações educacionais;
  • institutos de amparo;
  • ONGs;
  • organizações de base comunitária;
  • organizações religiosas;
  • sindicatos.

Como funciona a Administração no Terceiro Setor?

Assim como em qualquer outra empresa, uma pessoa que vá administrar uma do Terceiro Setor vai precisar lidar com as questões normais de um negócio. Podemos citar como exemplo as questões administrativas, trabalhistas, tributárias e contábeis. Além disso, também podem entrar no dia a dia de um administrador a parte de recursos humanos e de marketing.

O principal diferencial da Administração no Terceiro Setor com certeza está no fato de que a empresa não existe para dar lucro. Porém, todas as técnicas e sistemas de gestão existentes, que visam o lucro de um negócio, podem ser implantadas em uma empresa do Terceiro Setor, com o objetivo de deixá-la funcionando de forma mais efetiva, sem desperdício e, assim, podendo alcançar mais pessoas dentro de sua atividade.

Como se preparar para trabalhar na área?

O primeiro passo, com certeza, é aprender mais sobre Administração. Muitas pessoas pensam que, por se tratar de empresas de cunho social, o ideal é buscar profissões nessa área. Porém, essa não é a realidade, pois o profissional que vai trabalhar na área administrativa, precisa ter conhecimentos específicos de gestão e administração.

Por isso, o mais indicado é buscar um curso de bacharel em Administração. Para isso, busque sempre estudar em instituições credenciadas e reconhecidas pelo MEC. Para que o seu diploma seja reconhecido após o curso.

Pensando em te ajudar a escolher uma boa instituição de ensino para fazer a sua graduação, separamos duas instituições do grupo Kroton que oferecem o curso. 

Uma grande vantagem de escolher uma das duas instituições para estudar é que elas oferecem o curso em duas modalidades. Isso mesmo, o curso pode ser feito na forma tradicional, que é a presencial, mas também de forma remota, o famoso EAD, ou ensino a distância. 

Assim você pode fazer o curso da forma que for mais fácil para você. Além disso, as instituições oferecem formas variadas de ingresso na graduação. Podendo, por exemplo, utilizar sua nota do ENEM, sem precisar fazer um vestibular.

Como conseguir uma vaga em uma empresa do Terceiro Setor?

Bom, se você quer trabalhar em uma empresa do Terceiro Setor, existem algumas formas de começar. A mais fácil seria através de um estágio. A partir do momento que você ingressar na faculdade, já pode começar a procurar por oportunidades de estágio. 

Sendo assim, faça uma lista com todas as instituições que tem na sua cidade, ou perto de você, nas quais você gostaria de trabalhar. Verifique o site das empresas, e seus perfis em redes sociais para saber se tem vagas abertas. Se preferir, você pode ligar, entrar em contato e perguntar sobre como funcionam as vagas de estágio e como pode se candidatar para uma delas.

Outra forma de ingressar em uma empresa desse tipo é através de trabalhos voluntários. O problema é que dessa forma, você não é pago pelo seu tempo. Porém, a chance de conseguir uma vaga é maior. Você já começa a trabalhar e a adquirir experiência, e também a fazer contatos. Pensando que, quando uma oportunidade for aberta, você pode se candidatar, já conhecendo a empresa e o seu funcionamento.

Quanto ganha uma profissional de Administração no Terceiro Setor?

Existem diversas funções administrativas em todas as empresas. As do Terceiro Setor não poderiam ser diferentes. Portanto os salários também podem variar muito de acordo com o cargo.

De acordo com o site salario.com o pagamento mensal, para um funcionário no nível de gestão dentro de uma empresa do Terceiro Setor pode variar muito, indo de R$ 4.947,10 até R$ 24.102,07. Essa variação ocorre pelos mais diversos fatores. Desde o tamanho da empresa, até o conhecimento e tempo de trabalho do gestor.

Uma dica para quem quer crescer nesse setor é o de estar sempre aprendendo coisas novas. Busque cursos, palestras, workshops e afins, que te ajudem a continuar aprendendo cada vez mais sobre a sua área de atuação.

Profissionais que estão sempre se desenvolvendo e aprendendo coisas novas tendem a conseguir melhores cargos, promoções e também melhores salários. Além disso, se tornam melhores e mais eficientes em seu trabalho. Portanto, nunca pare de aprender e se desenvolver.

Entenda o que são as competências básicas em Administração

Quanto ganha o profissional de Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.