Áreas da Enfermagem não tão populares no mercado

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo by RF._.studio from Pexels

Se você pensa em se formar no curso de Enfermagem, já deve ter pensado nas possibilidades de atuação para essa profissão. No entanto, você já cogitou em embarcar em Áreas da Enfermagem não tão populares no mercado?

Nesta publicação, iremos falar sobre áreas não tão populares da Enfermagem. Ademais, você sabia que o enfermeiro pode prestar cuidados especializados para diferentes tipos de doença?

Portanto, explicaremos qual o objetivo do curso e analisaremos o cenário atual do campo da Enfermagem. Continue a leitura para se ambientar ainda mais no campo da Enfermagem.

Como está o cenário atual da profissão?

Primeiramente, o objetivo do curso de Enfermagem é formar profissionais capacitados para promover cuidados, proteção e a recuperação de pacientes. Dessa forma, há um amplo campo de atual para os formados na área. 

Embora, mesmo com diversas possibilidades de atuação, existe a desvalorização da Enfermagem. Este contexto pode ser um desafio para que os profissionais busquem outras oportunidades de emprego em áreas especializadas, além das funções tradicionais em hospitais e clínicas.

Sendo assim, é interessante ressaltarmos, neste conteúdo, as diferentes possibilidades de especialização para enfermeiros. Acompanhe nos próximos tópicos.

Áreas de especialização da Enfermagem não muito conhecidas 

Se você busca se especializar nessa profissão, saiba que há diversas áreas da Enfermagem para você.

Sendo assim, veja algumas das especializações – não tão populares – na lista abaixo.

Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

O enfermeiro formado que optar por se especializar em Cardiologia e Hemodinâmica pode buscar uma pós-graduação na área. Nesse segmento, o profissional de Enfermagem se torna responsável pelos cuidados com pacientes com problemas cardíacos. 

Além disso, o enfermeiro pode atuar na área de Angiologia. Esta, diz respeito ao diagnóstico por imagem de problemas com vasos sanguíneos e na área de Neurologia, que se relaciona com os cuidados com pacientes com aneurismas cerebrais, por exemplo.

Sendo assim, essa especialização pode ser exercida na área de Enfermagem tanto no ambiente hospitalar, quanto em clínicas.

Enfermagem em Estomaterapia

Essa área da Enfermagem diz respeito aos cuidados de pacientes com doenças estomacais.

Assim como outras áreas de especialização, a pós-graduação em Estomaterapia prepara os profissionais para promover a proteção específica para determinados problemas, como ostomias, incontinência, fístulas e outros.

De forma majoritária, essa área da Enfermagem se encontra no ambiente hospitalar, mas também admite que o profissional trabalhe em clínicas particulares. 

Enfermagem em Nefrologia

Essa área de especialização da Enfermagem é responsável pelos cuidados com pacientes com problemas renais. 

Visto isso, os profissionais que optam por cursar uma pós-graduação na área são capacitados a cuidar de pacientes com doenças, como insuficiência renal, cálculo renal, tumores e outros.

Enfermagem em Saúde da Família

Nessa área da Enfermagem, o profissional é preparado para atuar diretamente com a comunidade.

Isto é, de modo geral, o enfermeiro especializado em Saúde da Família trabalha com a promoção de cuidados para toda uma população, em nível primário de assistência médica. 

Estética e Dermatologia

Além dos cuidados essenciais para o tratamento de doenças em pacientes, a área de Estética e Dermatologia vem crescendo muito dentro do campo da Enfermagem. 

Sendo assim, os enfermeiros que se especializam na área podem atuar, por exemplo, em clínicas especializadas em tratamentos estéticos, oferecendo todo auxílio técnico para a realização dos procedimentos.

Enfermagem em Perícia Criminal

Conhecida como Enfermagem Forense, essa área de atuação abrange profissionais que se especializam na ciência da Enfermagem no âmbito judicial.

Desse modo, entende-se que a função vai além dos cuidados com o paciente e se relaciona, por exemplo, com a investigação de crimes e atos de violência. 

Portanto, é importante ressaltar que, além da ética de trabalho no campo da Enfermagem, o profissional que segue nessa área tem um compromisso com questões legislativas ligadas ao campo do Direito.

Pesquisa Clínica

A área da Pesquisa Clínica também é uma ótima oportunidade de atuação para os profissionais de Enfermagem. E, neste campo, o foco é o estudo de desenvolvimento de novos medicamentos e procedimentos médicos. 

Considerando isso, o enfermeiro que pretende seguir na área pode ser responsável pelo planejamento e implementação de projetos de pesquisa em institutos, hospitais e clínicas.

Enfermagem do Trabalho

Além da atuação em clínicas e hospitais, o profissional da área de Enfermagem também pode se candidatar para vagas em empresas de diversos setores. 

Dessa maneira, o enfermeiro se especializa em Enfermagem do Trabalho e pode atuar prestando apoio às pacientes no ambulatório de uma determinada empresa.

Enfermagem Aeroespacial

Apesar de incomum ao nível popular, a área de Enfermagem Aeroespacial nada mais é do que a especialização profissional voltada para os cuidados com pacientes em helicópteros ou aviões.

Isto é, o enfermeiro se especializa no atendimento aeromédico, para atender casos durante vôos. 

Além dos procedimentos essenciais de amparo ao paciente, o profissional também deve dominar técnicas de emergência e de evacuação.

Enfermagem em Gestão de Qualidade

Essa função relaciona-se, por exemplo, com a gestão de equipes de enfermeiros. Também, o controle de processos dentro de um hospital ou clínica.

Ademais, o profissional que se especializa nessa área da Enfermagem também pode atuar na preparação de instituições para concorrer às certificações e títulos de qualidade. 

Por que se especializar na área de Enfermagem?

Como já falamos, o campo de atuação é muito amplo, ainda que a profissão seja desvalorizada no mercado de trabalho.

Por esse motivo, se você pretende buscar oportunidades que fogem do convencional, cursar uma pós-graduação ou especializações, pode ser a chave para abrir novas portas na sua carreira. 

Pesquise sempre sobre as instituições que oferecem esses cursos e verifique quais delas são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Qual o futuro da área de Enfermagem?

Por fim, com um mercado já bastante aquecido, apesar de todos os desafios enfrentados pela profissão, o futuro da Enfermagem tende a seguir as tendências globais. É evidente, num cenário de pandemia, que é essencial formarmos mais profissionais de Enfermagem no Brasil.

Considerando isso, podemos considerar a inserção de novas tecnologias nesse mercado e a atualização dos cursos de Enfermagem para atender ainda melhor as necessidades dos pacientes.

Se você se identifica com o curso de Enfermagem, acesse mais conteúdos sobre essa profissão aqui!

Gostou dessa publicação? Deixe sua opinião e suas dúvidas nos comentários abaixo!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 2

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.