InícioGraduaçãoEnfermagemÁreas da Enfermagem que estão em alta para você conhecer

Áreas da Enfermagem que estão em alta para você conhecer

Na dúvida entre qual área de enfermagem escolher? Esse conteúdo é para você.

Escolher qual a área de especialização mais compatível com o que você procura, não é lá das atividades mais fáceis. Pois, existem diversas opções no mercado de trabalho. Nesse sentido, separamos as áreas de enfermagem que estão em alta para ajudar você. 

Uma graduação de qualidade oferece inúmeras oportunidades de crescimento. Além da alta taxa de empregabilidade e melhores remunerações. Parece difícil, mas não é, atrelar os seus interesses pessoais, ou seja, trabalhar com o que gosta e receber bom salário por isso. 

Se enfermagem é sua carreira dos sonhos, temos boas notícias! Essa graduação possui várias opções de carreira em diversos setores de atuação. Separamos as áreas que mais estão em alta. Confira!

Áreas da Enfermagem com maiores contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Enfermagem foi o curso com maior número de contratações, um total de 60,143. Passando cursos tradicionais como medicina, e a segunda posição ficou com fisioterapia. 

Esse ambiente favorável ao curso de Enfermagem integra alta necessidade de mercado e desenvolvimento tecnológico. Essa equação aumenta a hipótese de desenvolvimento em se ter sucesso nessa profissão. 

Outro dado bastante importante é que o segmento de saúde terminou o ano com saldo positivo de 110 mil empregos em 2020. Esse saldo positivo foi bom não apenas para os profissionais, mas para a economia brasileira. 

Listamos as principais por número de contratação. Anota aí! 

  1. Enfermeiro auditor
  2. Enfermeiro do trabalho
  3. Enfermeiro obstétrico
  4. Professor de técnicas de enfermagem
  5. Enfermeiro de saúde da família.

Áreas da Enfermagem que estão em alta 

Investir em qualificação e experiências profissionais é uma necessidade comum a quase todos os segmentos de atuação. Em enfermagem não é diferente das demais, além de ser um setor importante para sociedade e é bastante dinâmico. 

É um segmento que trata diretamente o cuidado com o indivíduo, sobre influências internas e externas. O que o mundo não esperava era passar por uma pandemia dessa magnitude. O novo coronavírus foi inicialmente observado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, China.

Desde então ciência e saúde correm para combater esse vírus. Houve grande expansão no mercado e aumento da necessidade de profissionais enfermeiros principalmente pela abertura imediata de leitos clínicos em hospitais de campanha. 

Nesse sentido, elaboramos esta lista com as especialidades em enfermagem mais procuradas. Confira!

  • Enfermagem em UTI

Profissionais com essa especialidade necessitam de bastante conhecimento técnico, capacidade de adaptação para cenários de instabilidade e empatia para lidar com pacientes e família. 

Esse profissional vai precisar enfrentar no seu dia a dia situações de alta complexidade. Pois, vai precisar desenvolver conhecimentos práticos em humanização do atendimento, urgência e emergência, dosagem de fármacos, entre outros.  

Como falamos anteriormente com a pandemia e aumento de leitos de UTI em quase o mundo todo, a necessidade por esse profissional aumentou. 

  • Enfermagem neonatal e pediátrica

De modo geral, essa área de atuação sempre ocupa as primeiras posições de busca, por se tratar de um serviço essencial para manutenção da sociedade. 

O profissional com especialização pediátrica e neonatal atua diretamente nos cuidados de recém-nascidos, assim como mulheres em período gestacional, fornecendo suporte em todo o período de gravidez. 

Assim como no caso acima, trata-se um profissional que vai precisar além da capacidade técnica, muita habilidade em comunicação no trato com os pacientes. Principalmente no que se refere ao manejo das necessidades do paciente, visto que alguns ainda não utilizam a fala. 

  • Enfermagem em emergência

Esse profissional teve grande crescente de procura, principalmente por ser ponto de entrada em unidades de saúde, e ter um papel 

fundamental no tratamento à covid-19 junto aos médicos. 

O enfermeiro de emergência necessita sempre estar atualizado dos conhecimentos, seja em atualização de novas doenças, formas de tratamentos e atualização em cuidados paliativos. 

  • Enfermagem no centro cirúrgico

Trata-se de uma das especialidades buscadas, devido ao aumento de cirurgias eletivas no Brasil, que é o país que mais realiza cirurgias plásticas no Mundo. 

O enfermeiro atua em assistência no centro cirúrgico, que consiste no cuidado integral do paciente. Ou seja, ele é o responsável pelo cuidado ao paciente em todos os tratamentos relativos ao bem-estar e a recuperação da pessoa atendida.

Além disso, no bloco ele pode ter duas principais atribuições, que são: 

  1. Instrumentação: responsável por dar apoio ao médico-cirurgião com os instrumentais para operação. 
  2. Circulantes: atuam na preparação e esterilização de materiais e roupas utilizados pela equipe, armazenagem de conteúdo para biópsias, podem atuar conforme a necessidade médica. 
  •  Enfermagem em nefrologia

O enfermeiro dessa categoria está na lista, pois, ele representa uma parcela considerável da situação de saúde brasileira, pois se trata de uma doença crônica, e sempre haverá demanda. 

Um dado importante segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é que há 57,4 milhões de brasileiros com pelo menos uma doença crônica.

A nefrologia é uma das áreas mais bem pagas em Enfermagem. Nessa competência, o profissional desempenha as suas atividades em instituições de saúde em atendimento a pessoas com problemas renais. 

Áreas da Enfermagem mais rentáveis

Diversas especializações ofertam cargos e altos salários na área da saúde. Em enfermagem as mais rentáveis são as que querem mais esforço do profissional, seja por experiências ou por tempo de estudo. 

Profissionais que escolhem enfermagem muitas vezes são pelo enorme amor ao próximo e pela vontade de cuidar. Embora a rentabilidade tenha um papel importante no peso da decisão da especialização. Separamos as áreas mais rentáveis. Confira!

  • Especialização em UTI
  • Especialização Neonatal
  • Especialização em Nefrologia
  • Especialização em Gestão e Auditoria.  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.