Áreas da Engenharia Mecânica não muito conhecidas

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Image from Pixabay

Se você pretende ingressar no curso de Engenharia Mecânica, saiba que esse curso é um dos mais procurados no país. Além disso, o mercado é muito aquecido e demanda abundância de profissionais capacitados. Mas será que existem áreas de atuação da Engenharia Mecânica que não são muito conhecidas na profissão?

Ao decorrer deste post, trataremos sobre as diversas possibilidades de atuação para engenheiros mecânicos e apresentaremos algumas áreas ainda não muito populares nesse meio. Então, se você está prestes a entrar na faculdade, continue acompanhando e fique por dentro dessas novas oportunidades.

Mas antes, vamos entender como funciona o curso de Engenharia Mecânica e porquê essa área admite um vasto campo de atuação. Confira a seguir.

Engenharia Mecânica é o curso certo para você?

 

Preparamos um teste para você descobrir se tem o perfil para ser um engenheiro mecânico

Como entender o cenário da Engenharia Mecânica?

A Engenharia Mecânica é o ramo da Engenharia que habilita profissionais a projetar e desenvolver processos mecânicos. Estes, incluem a produção de motores, monitoramento de máquinas, sistemas de veículos, sistemas termodinâmicos e outros.

Durante a graduação, os estudantes têm disciplinas principalmente voltadas para as Ciências Exatas. No entanto, também são tratadas matérias como Administração, Ciência dos Materiais, Ciência do Ambiente e outras.

No entanto, ao contrário dessa definição específica, o campo de atuação para engenheiros mecânicos abrange diversas possibilidades no mercado de trabalho. Seguindo uma tendência global, a área tende a se expandir ainda mais com os avanços tecnológicos e o surgimento de novas demandas industriais. 

Sendo assim, é evidente que a profissão é mais que necessária para o desenvolvimento da sociedade.

A seguir tratamos sobre alguns campos de atuação não muito conhecidos no mercado, veja!

Quais as áreas da Engenharia Mecânica são pouco conhecidas?

A Engenharia Mecânica, assim como a Engenharias, é uma área que permite que os profissionais formados atuem na produção. Essa produção vai desde o monitoramento de atividades, projeção de obras e outros processos industriais. 

Esse amplo mercado abrange também algumas funções não muito procuradas pelos engenheiros mecânicos. No entanto, esses profissionais podem trabalhar em outras áreas da Engenharia Mecânica, como:

Cargos em bancos

Pode parecer incomum, mas muitos bancos solicitam o trabalho de engenheiros mecânicos, principalmente na parte de análise de investimentos. Isso deve-se ao de o curso ser muito focado na área de exatas.

Desse modo, os profissionais de Engenharia Civil podem atuar com analistas financeiros e de mercado.

Indústria Petroquímica

Como referência ao próprio nome, muitos pensam que na indústria petroquímica só há espaço para engenheiros químicos, porém os processos industriais vão muito além dessa área.

Sendo assim, a Engenharia Mecânica possui a missão de viabilizar a exploração do petróleo, através da projeção e do monitoramento de processos que envolvem máquinas, sistemas mecânicos e que facilitam o manejo desse recurso natural. 

Inspeção Metrológica

A inspeção metrológica diz respeito a diversos processos técnicos feitos com o objetivo de analisar a produtos e, consequentemente, aprová-los ou não. Isto é, essa área diz respeito ao controle da produção e da qualidade dos produtos.

Por isso, os engenheiros mecânicos podem ser os responsáveis pelos cargos de monitoramento e de inspeção, já que atuam diretamente com os processos industriais.

Indústria Eólica

Segundo as necessidades de organizarmos um desenvolvimento energético sustentável, os engenheiros mecânicos ganham espaço dentro das indústrias eólicas. Essas, podem participar da projeção de máquinas e processos que implicam no resultado da produção. 

Essa área tende a crescer muito nos próximos anos, podendo uma boa alternativa para você que está pensando em ingressar em cargos não tão saturados no mercado de trabalho.

Desenvolvimento Tecnológico

Assim como o desenvolvimento energético sustentável, os avanços tecnológicos fazem parte da evolução industrial.

Pensando nisso, a Engenharia Mecânica pode ser essencial para o desenvolvimento de softwares, maquinários e da robotização nas indústrias.

Logo, a tendência é que, cada vez mais, a Engenharia se conecte com o setor de tecnologia. E, essa área é considerada uma grande oportunidade para os novos ingressantes do mercado de trabalho.

Projetos Acústicos

Assim como outras funções que exigem uma análise precisa que abranja a Ciência dos Materiais, os projetos acústicos também podem ser uma boa área de atuação para os engenheiros mecânicos. 

Visto isso, a contribuição desses profissionais vai desde o desenvolvimento de métodos dinâmicos, até a escolha certa dos materiais. 

Indústria de Eletrodomésticos

A indústria de eletrodomésticos é uma alternativa de atuação para os profissionais de Engenharia Mecânica. Logo, os engenheiros mecânicos podem trabalhar no desenvolvimento dos produtos e também no controle da produção, seja na inspeção de qualidade ou no monitoramento de processos na indústria. 

Apesar de já ser conhecida no campo da Engenharia Mecânica, muitos profissionais acabam não se atentando às oportunidades dentro desse segmento. Fique atento!

Indústria Alimentícia

Ao contrário do que muitos pensam, o engenheiro mecânico não precisa atuar, necessariamente, na indústria automotiva ou de sistemas mecânicos.

Como já dito, a Engenharia Mecânica está presente em praticamente todas as categorias de indústria. Isso ocorre devido à importância do controle dos processos nas fábricas, na mesma medida que é importante o desenvolvimento e o monitoramento das máquinas. 

Outras oportunidades no mercado de trabalho

A tendência é que surjam diversas oportunidades no mercado de trabalho para profissionais de Engenharia Mecânica. À medida que essa área é essencial para o desenvolvimento industrial e da sociedade, sempre há diversas alternativas para ingressar na profissão. 

Sendo assim, a pesquisa é a chave para você conhecer e poder se inserir em diferentes âmbitos de atuação. 

A importância da especialização para Engenharia Mecânica

Como o mercado se encontra bastante aquecido e a competitividade é alta, quanto mais qualificado você é, mais fácil você consegue direcionar sua carreira para o setor e a área que deseja atuar. Por isso, é válido pensar em cursar uma pós-graduação após terminar o curso de Engenharia Mecânica.

Por fim, a experiência profissional é o melhor caminho para conhecer novas oportunidades e criar um bom relacionamento com os diversos âmbitos da profissão. Sempre pense em levar seu conhecimento para aprimorar seu trabalho e alcançar cargos mais relevantes!

Gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando outras publicações e saiba mais sobre o curso de Engenharia Mecânica aqui!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.