Áreas de atuação da Arquitetura: novas oportunidades

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo by Ono Kosuki from Pexels

A atuação de profissionais de arquitetura e urbanismo pode ser variada. E, a cada ano, surgem novas alternativas no mercado para diversos setores da economia. Através desse conteúdo, você pode entender mais sobre novos nichos da Arquitetura e as possíveis áreas de atuação.

Ainda, a tendência é que os recém-formados busquem trabalhar em escritórios de terceiros. Dessa forma, a experiência acaba sendo frustrante para o profissional, por não conseguir se desenvolver de maneira autônoma.

Continue a leitura do conteúdo para entender mais sobre o mercado. E, além disso, descubra diversas alternativas para se adaptar aos avanços da arquitetura e do urbanismo!

Está pensando em prestar vestibular para Arquitetura?

 

Preparamos um teste para você descobrir se o curso combina com você

 

Principais áreas de atuação da Arquitetura

Algumas funções já são bem conhecidas por arquitetos e urbanistas, e são vistas como as principais áreas de atuação para a profissão. Entre elas, temos:

  • Acompanhamento de obras: a administração de projetos e obras, com acompanhamento especializado por arquitetos e urbanistas é um nicho já bem consolidado da área;
  • Planejamento de interiores: definido pela construção de espaços internos planejados e uma das áreas de atuação mais conhecidas dentre os profissionais de arquitetura e urbanismo;
  • Planejamento urbano: o nicho tem foco na construção de centros urbanos, desenvolvimento de cidades, bairros e regiões. O segmento se relaciona diretamente com questões políticas, por isso exige grande responsabilidade;
  • Restauração de edifícios: o reaproveitamento de espaços, a reconstrução de edifícios também é um segmento muito escolhido por profissionais da área;
  • Paisagismo: os arquitetos responsáveis por esse segmento atuam na integração entre o convívio social e o meio ambiente.

Mas, além disso, os profissionais podem buscar diferentes funções, que surgem junto ao avanço da profissão. Nestas, incluem-se especializações, cursos e outras formações complementares.

Diante do contexto, trazemos a seguir trazemos algumas novas áreas da Arquitetura que têm ganhado força. Essas opções podem chamar atenção daqueles que pretendem trabalhar com inovação e ampliar competências específicas na área.

Veja os novos nichos da Arquitetura que estão em constante crescimento!

Novos nichos da Arquitetura para você

Se você pensa em se inserir no mundo da Arquitetura, mas já está cansado das opções tradicionais do mercado de trabalho, saiba que há diversas outras áreas de atuação que talvez você nem conheça.

Assim, nós trouxemos alguns desses nichos não muito conhecidos pelos profissionais arquitetos.

Arquitetura e Urbanismo para o meio ambiente

O meio ambiente e a Arquitetura têm andado de mãos dadas. Pensando nos cuidados com o meio e, cada vez mais, na preservação de recursos naturais, a arquitetura se mostra como uma forte alternativa para esse novo nicho.

A construção de imóveis sustentáveis e de projetos que contribuam com a conservação do meio ambiente é uma opção para profissionais que buscam novos desafios na área. 

A tendência é aumento progressivo da demanda para o nicho de green building. Isso se dá devido aos avanços da tecnologia e também da construção civil.

Arquitetura e Urbanismo no ambiente social

A revitalização de espaços sociais e recuperação de espaços degradados são nichos que têm crescido bastante para os arquitetos e urbanistas.

Ainda, essa área se relaciona diretamente com o bem-estar da população e com a criação de novos pontos atrativos para o turismo. 

Sendo assim, o setor também se preocupa com a construção de conjuntos habitacionais e moradias compartilhadas, com foco em parte da população com baixo poder aquisitivo.

Arquitetura e Urbanismo na criação cenográfica

Muitos não imaginam que profissionais dessa área podem trabalhar na produção de cenários no setor audiovisual, de eventos e outros.

Mas, afinal, qual é exatamente a relação entre a arquitetura e a cenografia? O profissional que se dedica a esse nicho fica responsável por criar não apenas ambientes decorados, mas também ligados às experiências sensoriais. 

No cinema, em campanhas publicitárias, eventos e também na televisão, arquitetos e urbanistas podem exercer essa função, que tem tomado proporções cada vez maiores.

Assessoria especializada

Os profissionais também podem optar por trabalhar com a prestação de serviços de consultoria para projetos, na área da Arquitetura ou do urbanismo. A função gira em torno de aconselhamento especializado e análises técnicas de processos e resultados. 

Dessa forma, escolher por seguir esse nicho é uma alternativa viável para arquitetos e urbanistas que buscam mais autonomia profissional e experiências que vão além da produção convencional.

Projetos de arquitetura efêmera

Os arquitetos e urbanistas também são solicitados para serviços de criação de projetos arquitetônicos efêmeros. Mas você sabe qual o objetivo desse nicho?

Os projetos de arquitetura efêmera vão muito além da criação de ambientes temporários. Eles consideram diversos conhecimentos técnicos para transmitir para os objetivos da obra.

Esse nicho pode ser entendido, por exemplo, pela produção de stands, vitrines, exposições periódicas e em ações publicitárias de médio ou grande porte. 

Outros campos de atuação no mercado de trabalho

Além de todos esses nichos já tratados acima, os arquitetos e urbanistas possuem diversas outras alternativas para ingressar no mercado de trabalho. A especialização é um caminho a se seguir para se direcionar em um determinado nicho. 

Outrossim, antes de decidir em qual área seguir sua carreira profissional, é entender as necessidades do mercado e pesquisar oportunidades com as quais você tem mais afinidade. 

No começo pode ser difícil conseguir algo que te agrade totalmente. Porém, conforme você acumula experiências, surgem novas possibilidades para direcionar seu trabalho. 

Não deixe de buscar capacitações

Para acompanhar o crescimento do mercado, é essencial a disponibilidade de profissionais mais capacitados e preparados para novos desafios. Sendo assim, se você pretende buscar alternativas fora do convencional, é importante se preocupar primeiramente com os estudos. Dessa forma, você consegue se inserir em diversas áreas de atuação na Arquitetura.

É evidente que quanto mais especializado você se torna, mais oportunidades competitivas terá nas atualizações da profissão. Participar de cursos, palestras e workshops pode ser uma boa forma de agregar conhecimento ao seu currículo. Mas, se necessário, busque uma pós-graduação para ter uma capacitação com maior valor técnico e prático.

Por fim, nota-se que o caminho a ser traçado pela arquitetura e urbanismo tende a se aproximar de plataformas tecnológicas. Dessa maneira, essas fermentas permitirão a expansão de outros segmentos de atuação e o aprimoramento de nichos já consolidados.

Mais dicas para o mercado de trabalho da Arquitetura

Você pode utilizar suas experiências de trabalhos para alavancar outras oportunidades e alcançar novos ares. Considerando isso, pense em criar um portfólio para apresentação de seus projetos e despertar mais interesse por partes dos contratantes. 

Assim, você consegue destacar seus conhecimentos e habilidades específicas. E lembre-se, a dedicação é parte essencial para seu sucesso profissional!

Gostou dessa publicação? Deixe nos comentários o que achou do conteúdo e continue com a gente em outras leituras. Ah, suas dúvidas e sugestões também são super importantes para nós.

https://horadafacul.vestibulares.com.br/faculdades/quando-a-arquitetura-passou-a-ser-profissao/

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.