Áreas de atuação da Medicina desconhecidas no mercado

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo by Gustavo Fring from Pexels

A  Medicina é uma área da saúde muito consolidada no mercado profissional. Porém, algumas das áreas de atuação dos médicos ainda costumam passar despercebidas pelo público.

Assim, com o objetivo de apresentar e discorrer sobre as funções de diferentes áreas de atuação na Medicina, preparamos um material sobre os nichos ainda pouco conhecidos pelos futuros médicos profissionais.

Portanto, no decorrer deste conteúdo trataremos, em formato de tópicos, sobre algumas opções para você que pretende ingressar na área médica e conhecer mais funções não muito divulgadas durante o curso e, consequentemente, ainda não tão populares no mercado de trabalho.

Porém, antes de tudo, precisamos entender o papel do médico e as funções mais populares na área da saúde.

Os cargos mais procurados no campo da Medicina

Geralmente o estudante de Medicina tem em mente em qual segmento pretendem se especializar. A tendência é seguir o senso comum que os atrai para funções como:

  • Clínico geral;
  • Oftalmologista;
  • Geriatra;
  • Cardiologista;
  • Ginecologista;
  • Pediatra;
  • Cirurgião;
  • Radiologista;
  • Entre outros.

Algumas áreas de atuação da Medicina pouco conhecidas no mercado

Mas, além das áreas de atuação da Medicina citadas acima, existem diversas alternativas para você que quer se especializar e buscar novas oportunidades para se consolidar no mercado de trabalho. A seguir, mostraremos algumas dessas áreas não tão conhecidas pelos profissionais da saúde.

Angiologia

Esse segmento da Medicina procura tratar doenças que acometem os vasos sanguíneos. Isto é, o profissional que se dedica em seguir carreira na área é responsável pelo tratamento especializado de doenças relacionadas às veias, artérias e a todo o sistema linfático do corpo humano. 

Dessa maneira, o médico especializado em Angiologia pode ser responsável pelo tratamento de doenças como varizes, trombose venosa, insuficiência vascular cerebral, arteriosclerose, aneurisma vascular, vasculite e diversos outros problemas que acometem o sistema linfático do organismo humano.

Medicina Legal

O principal objetivo dessa função é garantir, junto aos mecanismos legislativos, os direitos do cidadão. Dessa forma, a profissão se diferencia de outras relacionadas à Medicina pelo fato de não ser focada na manutenção e na garantia da saúde, mas, sim, no cumprimento de leis e direitos essenciais à sociedade.

Logo, a Medicina Legal é uma especialidade médica  que se responsabiliza pela realização de perícia especializada, tanto no âmbito criminal quanto nos setores administrativos, cíveis, judiciais, securitários e de auditorias. 

Mas como é o trabalho de um especialista na área?

O médico especialista em Medicina Legal possui responsabilidades éticas que vão além das já conhecidas por outros profissionais da área.

Portanto, o conhecimento necessário para a função ultrapassa a barreira da Medicina e o profissional deve ter conhecimento íntegro da legislação específica para atuar como perito. 

Quais os setores de atuação?

Os Médicos Legistas podem atuar em diferentes cargos, mas a principal área é a perícia médica. Assim, esse segmento se divide em 5 diferentes pilares:

  • Perícia administrativa: responsável pela avaliação de saúde de trabalhadores e pela definição da capacidade dos mesmos de exercerem determinada função;
  • Auditoria: responsável pela verificação de documentos essenciais para sistemas de saúde como o SUS e outros programas privados de saúde suplementar;
  • Perícia Securitária: se relaciona à perícia especializada para garantia de seguros de vida;
  • Perícia Cível: responsável pela análise de delitos contra patrimônios e bens de terceiros;
  • Perícia Criminal: diz respeito a questões de processos para investigação de crimes.

Medicina Nuclear

A especialidade denominada como Medicina Nuclear estuda a utilização mínima de substâncias radioativas para o diagnóstico de pacientes. Isso significa que o profissional da área é responsável por alguns exames que fogem do convencional. 

Portanto, o processo adotado pelos especialistas utiliza substâncias que possuem afinidade com nossos órgãos. E, por esse motivo, torna possível o diagnóstico por imagem, assim como na Radiologia.

A grande diferença é que, na Medicina Nuclear, a análise é feita através do reconhecimento da manifestação da doença no organismo. Ou seja, o diagnóstico é realizado do ponto de vista funcional e bioquímico, ao contrário de outros métodos que utilizam a visualização estrutural e anatômica do corpo.

Medicina de Tráfego

O segmento da Medicina especializada em tráfego surgiu como uma necessidade de planejamento do deslocamento social, tratando do bem estar e da segurança social da população. Portanto, o especialista em Medicina de Tráfego atua na manutenção de um bom funcionamento da mobilidade urbana relacionado à saúde humana.

Pensando nisso, divide-se esse segmento em algumas principais áreas de atuação. Veja as especificações de cada uma delas a seguir:

  • Medicina de Tráfego Preventiva: atua na prevenção de acidentes por meio de campanhas educativas e de estudos de caso;
  • Medicina de Tráfego Curativa: se preocupa com o atendimento eficiente no local do acidente, dando todo o suporte necessário para o paciente;
  • Medicina de Tráfego Legal: auxilia o poder judiciário e público na criação de leis e orientações pela garantia da segurança na mobilidade urbana;
  • Medicina de Tráfego Ocupacional: responsável pelo estudo de riscos de acidentes e doenças que acometem motoristas profissionais no setor de mobilidade;
  • Medicina de Tráfego de Viagem: estuda os cuidados médicos necessários para viajantes, como a aplicação de vacinas e outros.

Coloproctologia

A Coloproctologia é uma área da Medicina especializada no diagnóstico e tratamento de doenças no intestino grosso, no reto e no ânus. Dessa maneira, o profissional médico que se dedica a essa função é responsável pelos cuidados relacionados às doenças:

  • Prisão de ventre;
  • Prolapso retal;
  • Constipação;
  • DSTS;
  • Fissuras anais;
  • Hemorróidas;
  • Entre outras.

Além do diagnóstico e do tratamento, os profissionais da área também precisam buscar especialização no âmbito cirúrgico. 

Anestesiologia

Como o próprio nome sugere, a Anestesiologia é uma área da Medicina que lida com o controle sensitivo do paciente por meio da aplicação de substâncias que servem para anestesiá-lo.

Apesar de não ter grande prestígio como as demais funções médicas, o profissional da área exerce um papel essencial. A função é importante para o bom desenvolvimento dos procedimentos cirúrgicos e para a garantia dos cuidados com o paciente. 

Reumatologia

Mesmo que não seja uma área tão desconhecida da Medicina, ainda há pessoas que não sabem exatamente qual a função de um reumatologista.  Por sua vez, essa área médica é a responsável pelo tratamento de doenças que podem afetar o sistema locomotor do corpo humano.

Portanto, a área de especialização envolve os cuidados com diversas doenças que acometem os tecidos conjuntivos do corpo, isto é, que afetam os músculos, ligamentos, tendões, ossos e articulações.

As doenças tratadas por esses especialistas podem ser divididas em dois pilares:

  • Doenças reumáticas crónicas imunomediadas;
  • Doenças reumáticas não imunomediadas.

Para saber mais, acesse aqui!

Como eu posso trabalhar nessas áreas de atuação da Medicina?

Visto o cenário competitivo e requisitado para que você consiga direcionar sua carreira médica, é essencial muito estudo e ética profissional. 

A maior parte das funções pedem, necessariamente, um diploma de especialização profissional. Por isso, diversas universidades oferecem cursos de pós-graduação. Basta você decidir em qual área deseja focar seus estudos e sua carreira.

E aí, curtiu o conteúdo? Caso ainda tenha dúvidas, comente abaixo! E, se pretende saber mais sobre o curso de Medicina, acesse a  seção do curso. 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.