As áreas de atuação do profissional de Engenharia Civil

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de SevenStorm JUHASZIMRUS no Pexels.

Nós sabemos que a Engenharia Civil é o campo da engenharia que engloba todas as etapas da construção e manutenção de obras e empreendimentos, desde a sua criação até a sua gestão. Portanto, ela é cada vez mais necessária para o progresso da sociedade moderna devido ao constante crescimento das cidades e de outros grandes centros urbanos.

O setor de Engenharia Civil é bem diverso, dessa forma o curso oferece muitas oportunidades de atuação no mercado brasileiro. Logo, o engenheiro civil pode escolher, dentre diferentes opções, qual área ele deseja seguir.

Mas, afinal, quais são essas áreas de atuação da Engenharia Civil?

A  resposta está logo abaixo, escolhemos alguns dos principais campos para os quais a graduação de Engenharia Civil prepara seus alunos. Confira:

Construção Civil

Esse é  o setor mais conhecido da Engenharia Civil, pois ele abrange a realização e a gestão de obras, garantindo o bom funcionamento e segurança do projeto. Além disso, é um dos principais setores industriais do Brasil. O objetivo dessa área é auxiliar no desenvolvimento do bem-estar da sociedade e preservar o meio ambiente, por meio da criação de grandes obras e edificações. 

O comportamento do mercado de construção civil varia de acordo com a economia brasileira. Portanto, o mercado de trabalho dessa área apresenta fases de alta demanda e fases de baixa demanda.

Confira algumas das profissões que o engenheiro civil pode assumir nesse setor:

  • Engenheiro civil projetista;
  • Engenheiro civil orçamentista;
  • Gerente de obras;
  • Coordenador de obras;
  • Engenheiro de segurança do trabalho.

Geotecnia

Essa área da Engenharia Civil é responsável pelo estudo do solo e dos diferentes tipos de terreno, com ele são calculadas a segurança e eficiência que o solo deve apresentar para receber uma obra ou construção. Dessa forma, ele pode ser dividido em duas áreas:

  • Geotecnia Básica: Abrange todos os estudos da geologia, mecânica dos solos e mecânica das rochas.
  • Geotecnia Aplicada: Engloba os estudos sobre terrenos inclinados na mineração e a sua estabilidade em rodovias, barragens, túneis, fundações, entre outros.

As profissões mais comuns nessa área são:

  • Geotécnico;
  • Analista de Geoprocessamento;
  • Coordenador de Topografia.

Saneamento básico  e tratamento de resíduos

Campo que abrange o planejamento dos recursos hídricos de determinado local, garantindo um bom saneamento básico. Essa área da é Engenharia Civil responsável pelo sistema de abastecimento de água, estações de tratamento de esgoto e água, entre outros. Por fim, os serviços de saneamento afetam diretamente o desenvolvimento da saúde, da qualidade de vida e da população. Suas principais obrigações são:

  • Distribuição de água potável;
  • Coleta e tratamento de esgoto;
  • Drenagem Urbana;
  • Tratamento de resíduos. 

O profissional de Engenharia Civil que optar por essa área pode atuar como:

  • Consultor Ambiental;
  • Gestor do Meio Ambiente e da saúde;
  • Pesquisador;
  • Engenheiro Sanitarista;
  • Gestor de resíduos.

Infraestruturas dos sistemas de transportes

Área de atuação da Engenharia Civil que é responsável pela manutenção dos sistemas de transporte, certificando o bom funcionamento e a segurança de rodovias, estradas e ferrovias. Além de construir sistemas transportadores de pessoas e bens de consumo, como por exemplo: aeroportos, hidrovias, canais, tubulações e etc. 

O engenheiro civil que se especializar nessa área pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado. Separamos alguns exemplos:

  • Construtoras;
  • Empresas do setor de transporte (pessoas e mercadorias);
  • Empreendimentos de topografia;
  • Instituições que operam vias urbanas;
  • Empresas que atuam no controle de tráfego.

Estrutura

Uma das partes mais importantes da Engenharia Civil, ela envolve cálculos estruturais para obras projetadas em diferentes materiais, como concreto armado, aço e madeira. Os projetos abrangem fundações, edifícios residenciais e comerciais, arranha-céus, galpões industriais, pontes e barragens. Além de focar na estruturação das construções através da concepção de componentes seguros que darão apoio às obras.

O engenheiro civil que seguir nesse ramo irá atuar como engenheiro de estruturas  e será responsável por:

  • Construir todo o projeto de estruturas: o engenheiro deve criar o planejamento dos elementos da obra;
  • Executar o cálculo de cargas, esforços e deformações;
  • Calcular e definir os elementos estruturais, como a escolha dos materiais da obra, por exemplo;
  • Detalhar os desenhos do projeto estrutural, mostrando o máximo de detalhes possíveis;
  • Garantir a segurança de toda a obra.

Hidráulica

Esse setor da Engenharia Civil é responsável pela drenagem e abastecimento de água, construção de esgotos, obras portuárias, barragens e hidrovias. Além de prevenir enchentes e garantir o aproveitamento hidráulico  de maneira eficiente e sustentável.

O profissional de Engenharia Civil irá atuar em:

  • Laboratórios de hidráulica;
  • Empresas de consultoria especializadas em estudos hidrológicos;
  • Projetos de obras fluviais ou marítimas;
  • Projetos de sistemas de irrigação, drenagem ou saneamento;
  • Elaboração de canais, portos e barragens;
  • Gestão de análise de solos e águas subterrâneas contaminadas.

Gerenciamento de projetos e obras

Essa área de atuação da Engenharia Civil compreende a administração de recursos, tempo e equipe para que o planejamento e cronograma sejam atendidos de maneira eficaz. Além de garantir o controle financeiro do projeto. 

A boa execução de projetos e obras é fundamental para o bom funcionamento do projeto e sua finalização. Assim também, nessa área é feita a compatibilização entre os projetos arquitetônicos, estruturais e complementares.

Esse setor oferece um tipo de serviço dinâmico, que possui como foco a finalização eficaz de projetos de engenharia e arquitetura. O bom gerenciamento de projetos e obras é essencial para garantir que tudo finalize no tempo previsto e dentro do orçamento preestabelecido. Cada fase da obra necessita ser bem planejada para que tudo ocorra perfeitamente. As principais profissões nessa área são:

  • Gerente de obras e projetos;
  • Coordenador de projetos de construção civil;
  • Coordenador administrativo de obras.

Áreas de atuação da Engenharia Civil em alta

As áreas de Engenharia Civil também são afetadas por transformações. Logo, os engenheiros civis precisam estar informados sobre as mudanças em suas áreas de atuação.

Diversos fatores podem determinar o que é tendência em uma área profissional. Alguns exemplos são: as transformações tecnológicas, as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e  os hábitos dos consumidores.

Sustentabilidade

A busca pelo equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o crescimento socioeconômico é um dos principais assuntos da atualidade. Por meio desse cenário, a Engenharia Civil busca alternativas para criar e realizar projetos que preservem o meio ambiente. Portanto, a criação de ações sustentáveis é uma das principais demandas para os profissionais da Engenharia Civil. 

Logística e Supply Chain

Com a chegada da pandemia, o mercado passou por mudanças e precisou se adequar ao crescimento da demanda digital. Segundo o relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro apresentou um aumento de 75% em 2020 se comparado ao ano de 2019. Portanto, as empresas que buscam se manter relevantes no mercado necessitam investir nesse setor, expandindo as áreas de atuação para engenheiros civis especializados em logística ou Supply Chain.

Construção Civil

A crise econômica provocada pela pandemia do Coronavírus prejudicou a economia brasileira e ocasionou diversos impactos na área da construção civil. Entretanto, o número de empresas que solicitaram abertura de capital e  juros mais baixos  cresceu no país. Entre elas, as grandes construtoras passaram a ampliar seu crédito imobiliário. Como resultado, a demanda por profissionais de Engenharia Civil em construção civil pode aumentar.

Áreas de atuação da Engenharia Civil mais promissoras

Gestão de projetos

A criação de um projeto industrial é uma das áreas mais complexas da Engenharia Civil. Assim, essa área exige conhecimento aprofundado e interdisciplinar para que os projetos sejam elaborados de maneira funcional e segura.

Tecnologia

A digitalização dos hábitos de consumo e de outras atividades na sociedade trouxe grande destaque para a tecnologia e seus avanços. Logo, a demanda pela criação de sistemas inteligentes e automatizados aumentou para qualquer setor. A criação de softwares e a utilização de diversos sistemas de informação são uma das diversas demandas que a área de tecnologia exige. Portanto, os profissionais dessa área da Engenharia civil precisam ficar de olho neste setor que só cresce. 

Estrutura e novos materiais

As inovações tecnológicas e as mudanças no mercado fazem com que os materiais utilizados na Engenharia Civil se aperfeiçoem frequentemente. Da mesma forma que o aumento da preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável aumentou a busca por matérias-primas e estruturas que supram essa demanda.

Áreas de atuação da Engenharia Civil pouco exploradas

Geotecnia

Área de atuação da Engenharia Civil que estuda e analisa os solos e rochas, e as suas reações diante das ações e intervenções humanas. Nos últimos anos, a preocupação com meio ambiente tem aumentado. Portanto, a Geotecnia precisa ganhar mais relevância e destaque na:

  • Precaução contra desabamentos
  • Precaução contra deslizamentos
  • Contenção do problema do lixo
  • Ocupação de encostas

Meio Ambiente

O principal objetivo dessa vertente da Engenharia Civil é desenvolver técnicas e ações sustentáveis, integrando todas as esferas sociais, ecológicas, tecnológicas e econômicas. Além disso, o Brasil ainda enfrenta diversos problemas em relação à preservação do meio ambiente e a construção de sistemas de esgotos e águas eficientes.

Energia Renovável

Essa área também é relacionada à preocupação com a sustentabilidade e meio ambiente, mas possui um interesse econômico que faz a diferença. Refere-se à utilização de fontes de energia sustentável como empreendimento. Em suma, isso pode ser realizado por meio da instalação de painéis solares  em obras e da criação de uma infraestrutura especializada para o bem-estar do proprietário.

Listamos acima algumas das principais áreas da Engenharia Civil, lembrando que todos os ramos profissionais estão sujeitos à mudanças. Em conclusão, a Engenharia Civil é um ramo com muitas chances e oportunidades e, cada vez mais, empresas buscam profissionais extremamente qualificados. 

Ficou interessado nas diferentes áreas de atuação da Engenharia Civil? Confira alguns links de matérias sobre esse ramo para você que deseja seguir carreira nesta área. 

Faculdade de Engenharia Civil:Tudo o que você precisa saber.

Bolsa de Estudo para Engenharia Civil: Conheça as suas opções.

Vestibular para Engenharia Civil: Como funciona.

Engenharia Civil: Conheça as melhores faculdades.

Faculdade de engenharia Civil: Quanto custa?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 4.7 / 5. Contagem: 3

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.