Áreas do Direito com carência de profissionais

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo by Gustavo Fring from Pexels

Para você que está pensando em ingressar no curso de Direito, é essencial que entenda quais as possíveis áreas de atuação para essa profissão. Considerando que o mercado de trabalho é bem amplo e consolidado, há algumas carreiras muito populares no âmbito do Direito, mas também outras áreas que enfrentam carência de profissionais.

De acordo com a evolução do mercado, sempre surgem outras funções para essa profissão que, em muitos casos, podem oferecer grandes oportunidades para os trabalhadores.

Diante disso, essa publicação tem o objetivo de mostrar áreas que passam por problemas de carência de profissionais de Direito. Continue a leitura para ficar por dentro de tudo!

Se inspirou em Suits e vai fazer vestibular para Direito?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil na série

Há alguma carreira com carência de profissionais de Direito?

O fato de o mercado ser muito aquecido não exclui a possibilidade de encontrarmos cargos e carreiras que precisam de novos profissionais de Direito. 

A concorrência e a competitividade na área são elevadas e por isso é importante que você também procure oportunidades em áreas de Direito que ainda enfrentam a carência de profissionais.

Mesmo que seja difícil encontrar novas vagas para recém-formados, a pesquisa é muito válida para você que pretende ingressar no curso de Direito.

Vai cursar Direito e é fã da série How To Get Away With Murder?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil entre os “Keating 5”

A seguir trataremos, tópico a tópico, sobre essas áreas que buscam por novos profissionais, seja por não serem tão reconhecidas no mercado ou pelo fato de terem surgido recentemente. Confira!

  • Carreira Acadêmica

Devido a baixa valorização na formação de profissionais que pretendem seguir na área do ensino, a carreira acadêmica ainda sofre com a falta de profissionais de Direito. 

Ao contrário do que muitos pensam, seguir uma carreira de Direito voltada para o ensino pode ser uma excelente oportunidade para consolidação profissional, seja no aspecto de relevância no campo acadêmico ou pela condição financeira.

Vai fazer vestibular para Direito? 

 

Confira aqui se você tem o perfil dos estudantes e profissionais da área

  • Direito Ambiental

A carreira focada no Direito Ambiental não é tão popular, porém oferece um vasto campo de atuação para os profissionais que se especializam na área. Sendo assim, essa carreira admite que você trabalhe para instituições privadas e públicas, com o objetivo de defender, judicialmente, os interesses e direitos dessas organizações. 

Apesar da área Ambiental se relacionar com diversos temas atuais da sociedade, ainda há pouco incentivo para que os profissionais de Direito se interessem por funções relacionadas ao meio ambiente. 

  • Direito Autoral

A área de Direitos de Propriedade Intelectual é muito conhecida no âmbito da música e da produção audiovisual, mas também se relaciona com a função dos profissionais formados em Direito. 

Dessa forma, o profissional que opta por seguir carreira nesse segmento é responsável pela garantia de todos os direitos autorais de reprodução de conteúdos de determinada empresa ou pessoa física. 

  • Direito de Patentes

O sistema de patentes diz respeito à relação entre Estado e o inventor de alguma função ou produto útil para a sociedade, na qual é concebido o direito de exclusividade para o uso de marcas e exploração dessas invenções.

Assim como o Direito Autoral, o Direito de Patentes se relaciona ao registro criativo de marcas e produtos. O profissional que opta por seguir na área fica responsável pelas questões burocráticas de registro de nomes de marcas e pela garantia de exclusividade para determinados produtos e invenções.

  • Direito Desportivo

A área de Direito relacionada ao âmbito dos esportes é uma carreira que lida com questões trabalhistas e administrativas, além dos deveres e direitos de atletas e organizações. Para se especializar nessa área é essencial que o profissional esteja atento às especificações de tribunais esportivos e também às tendências desse mercado.

Além disso, o setor também se relaciona às práticas esportivas dentro do ambiente digital, devido à expansão dos chamados e-sports. Esse mercado tem crescido exponencialmente e pode oferecer boas oportunidades para o profissional de Direito.

  • Direito Digital

Visto que a internet e a tecnologia estão em constante expansão, o campo de atuação para os profissionais especializados em Direito Digital é bem amplo. 

A responsabilidade atribuída aos advogados digitais vai desde questões ligadas à consultoria especializada para e-commerce, até soluções judiciais para problemas no âmbito digital, como o vazamento de dados e os crimes virtuais.

  • Compliance Jurídico

Essa área é focada na garantia de uma conduta ética dentro de instituições. Sendo assim, o profissional que segue carreira na área fica responsável pela análise de casos de corrupção, a fim de assegurar os princípios morais dentro de diversas organizações e empresas.

  • Advocacia em Infraestrutura

O advogado que pretende seguir na área de Infraestrutura pode atuar com a facilitação de projetos de construções. Dessa maneira, as atividades atribuídas para essa função estão relacionadas ao conciliação entre o Poder Público e outras questões essenciais para liberação de obras.

  • Direito Internacional

Os cargos direcionados ao Direito Internacional tendem a crescer mais ainda no Brasil e podem ser uma ótima oportunidade para profissionais que buscam áreas com carência de profissionais. Essa área é responsável pela regulamentação de atividades de relações externas ao país.

Quais os desafios enfrentados pela área de Direito?

Apesar do amplo campo de atuação e das grandes oportunidades oferecidas dentro do âmbito do Direito, alguns desafios são enfrentados pelos profissionais da área.

Assim como em qualquer outra profissão, ingressar no mercado de trabalho pode ser uma tarefa difícil para os recém-formados. No Direito não é diferente, pois além da ampla concorrência, a maior parte dos cargos exige competências que vão além da teoria da profissão.

Qual a faixa salarial de um profissional de Direito?

Segundo o site salario.com.br , um profissional de Direito Civil ganha em média R$ R$ 6.707,33, para uma jornada de 44 horas semanais. No entanto, essa média pode variar de acordo com as diferentes áreas de atuação.

Como se destacar em áreas de carência de profissionais de  Direito?

Pensando no destaque competitivo, é essencial que você tenha um bom relacionamento interpessoal e se desenvolva de acordo com a necessidade do mercado de trabalho. Portanto, busque criar um bom networking e, se preciso, faça uma pós-graduação voltada para área na qual deseja atuar. Algumas outras dicas podem te ajudar a se desenvolver na área, como:

  • Se atualize constantemente em relação às exigências legislativas;
  • Utilize a internet para ampliar sua rede de relacionamento;
  • Procure direcionar suas atividades para um campo de atuação;
  • Sempre pesquise novas oportunidades de emprego;
  • Não tenha medo de oferecer um atendimento personalizado.

E lembre-se, por mais que o mercado seja muito concorrido, a principal chave para o sucesso é sua dedicação! Por isso, sempre mostre interesse em adquirir mais conhecimentos na área. 

E aí, o que achou deste conteúdo? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.