InícioGraduaçãoEnfermagemÁreas para seguir na faculdade de Enfermagem

Áreas para seguir na faculdade de Enfermagem

Quais são as possibilidades de atuação de um enfermeiro? A área de saúde é sem dúvidas uma das mais amplas devido à abrangência de especialização e empregabilidade.

Como escolher a área de atuação com maior afinidade aos meus objetivos? O curso de Enfermagem é um dos mais procurados. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área da Enfermagem conta com 1.480.653 profissionais . 

Assim como ocorre na maioria dos cursos devido à tecnologia e os avanços científicos, têm surgido novos campos de especialidade na enfermagem. Se você está em dúvida em qual área seguir, esse conteúdo é para você. Confira!

Quais as áreas de atuação de um enfermeiro(a)?

O órgão que regulamenta a atuação do enfermeiro é o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ele é responsável por regulamentar e fiscalizar o exercício da profissão. Além de zelar pelas normativas e a qualidade dos serviços prestados. 

As linhas de atuação também são definidas por ele. Segundo ele e a última normativa Resolução 581/2018, a enfermagem pode ser classificada em 3 grupos principais.

  1. Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde do Adulto (homem e mulher); Saúde do Idoso; e Urgência, e Emergência;
  2. Gestão;
  3. Ensino e Pesquisa.

Quais são as categorias de enfermeiros (as)?

A Enfermagem há anos se mantém como uma das mais desejadas pelos estudantes brasileiros. Isso devido a diversos fatores, pois há sempre uma crescente demanda por enfermeiros em diversas áreas. 

Essa graduação prepara o aluno para lidar de forma humanizada ao cuidado dos pacientes, atuando diretamente na promoção da saúde. 

Listamos aqui as principais opções para o enfermeiro atuar. Confira a lista. 

  • Enfermeiro Geral

Nessa categoria, o enfermeiro geralmente trabalha alocado em instituições de saúde. A princípio, atendendo todo tipo de pacientes desde emergências e cuidados básicos como higiene alimentar. Também auxiliam na realização de exames e procedimentos médicos. 

  • Enfermeiro Pediatra

As rotinas do enfermeiro pediatra são de garantir assistência às gestantes antes, durante e após o trabalho de parto. Assim como cuidar dos recém-nascidos fornecendo todo tipo de suporte nos primeiros dias de vida das crianças. 

  • Enfermagem em urgência

Essa é uma das especializações mais conhecidas, pois há sempre oportunidades. O enfermeiro nessa modalidade atua com gerenciamento da urgência nas mais diversas frentes pré-hospitalares como pronto-socorro e unidades 24h. Esse profissional precisa ser bastante ágil com o conhecimento multidisciplinar, pois lida com pacientes em risco iminente de morte. 

  • Enfermagem pediátrica

Nessa linha de atuação o profissional precisa ter aptidão para lidar com crianças, pois elas são o foco do cuidado. Sua função é auxiliar no tratamento de doenças graves e demais atividades que necessitem de suporte. 

  • Enfermeiro de Resgate

Nessa atuação o enfermeiro irá auxiliar os paramédicos no que envolva atendimentos de resgates. Seja na casa do paciente ou vítimas que sofreram algum tipo de acidente.  Esse campo de atuação pode existir na rede privada e pública e até mesmo no suporte a eventos. 

  • Enfermeiro Geriátrico

A rotina do enfermeiro geriátrico é auxiliar os idosos em todas as suas necessidades, que podem variar de local como em clínicas de saúde, hospitais, clínicas de repouso ou em casa. 

  • Enfermeiro do trabalho

Seu campo de atuação é geralmente em empresas ou clínicas particulares. Esse profissional presta atendimento ambulatorial aos funcionários. Além disso, faz a promoção da saúde e atua também na prevenção. 

No âmbito federal, a legislação prevê alguns causos obrigatórios de ambulatório. Mas cada vez mais as empresas zelam pelo bem-estar dos funcionários.

  • Enfermagem em Saúde Coletiva

Os enfermeiros optantes por essa modalidade são responsáveis pelos pacientes, como o próprio nome sugere, em unidades de saúde pública. Dessa forma, gerencia os agentes de saúde. 

  • Enfermagem em nefrologia

A nefrologia é uma especialidade médica que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas aos rins. O enfermeiro nessa área de atuação presta serviços em auxílio a essa especificidade. 

  • Enfermeiro de Home Care

Também chamado de assistente domiciliar, ou seja, é um profissional que auxilia o paciente a domicílio. Esse tipo de atendimento cresceu muito nos últimos tempos, sendo uma alternativa à hospitalização. Por isso, são chamados concierges de saúde. 

  • Enfermagem Cardiovascular 

Nessa área de atuação, o enfermeiro trabalha com as rotinas relacionadas à cardiologia. Envolvem vários processos principalmente em relação a pacientes cardiopatas. 

  • Gestão de bloco cirúrgico

Esse campo de atuação é um dos mais procurados, pois se trata de um profissional que é uma peça chave na equipe. Ele precisa ter capacidade de gerenciar, liderar e coordenar estratégias no atendimento de pacientes em ambiente cirúrgico. Também é uma das áreas melhores remuneradas. 

Quais são as áreas melhores remuneradas?

Como vimos, temos um campo vasto de possibilidades para os estudantes de enfermagem que vão desde UTI, atendimento domiciliar a cirurgias. Mas quais dessas especificidades são melhores remuneradas?

Um ponto importante a ressaltar é que o salário também varia segundo a sua qualificação. Isso quer dizer que abordaremos de forma geral as mais bem remuneradas listadas pelo mercado.  

  1. Enfermagem em UTI
  2. Enfermagem Neonatal
  3. Enfermagem em Emergência
  4. Enfermagem em Nefrologia
  5. Enfermagem Cardiovascular e Hemodinâmica.

Onde podem atuar os enfermeiros (as)?

Em resumo, a Enfermagem é uma das áreas mais tradicionais da saúde, como vimos acima. Embora haja tantas opções, é preciso bastante dedicação na área de estudos escolhida. 

Contar com um mercado bastante aquecido não é realidade de muitas graduações. Portanto, a enfermagem se configurou como uma opção bastante atraente pela garantia de empregabilidade. 

O mercado de trabalho para enfermeiros, como já citamos anteriormente, é um dos mais abrangentes tanto pela amplitude de vagas como pelo segmento que pode variar entre privado ou público. Listamos as principais possibilidades de locais de trabalho. Confira!

  • Centros de saúde;
  • Hospitais públicos e particulares;
  • Empresas (na área de saúde ocupacional);
  • Unidades Básicas de Saúde;
  • Ensino e docência;
  • Laboratórios de exames clínicos e de imagem;
  • Empresas de home care.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.