InícioGraduaçãoArquitetura e UrbanismoÁreas promissoras da Arquitetura

Áreas promissoras da Arquitetura

Conhecer melhor o mercado e as áreas de trabalho costuma ser uma das principais dúvidas de quem vai começar um curso superior e com a Arquitetura não é diferente. Saber quais são as possibilidades de trabalho, estudo e especialização é um dos passos mais importantes para quem está no início de carreira. Algumas especialidades exigem mais qualificação, outra pagam melhor, e assim por diante. Para te ajudar nesse período, separamos algumas das áreas promissoras da Arquitetura.

Arquitetura aparece constantemente entre os cursos mais concorridos em faculdades ao redor do país. E não é para menos, o mercado tem se mantido aquecido nos últimos anos, com altos salários e um amplo leque de opções de trabalho. Por isso, com tantas possibilidades e uma concorrência forte, é melhor se preparar para conseguir uma posição de destaque. Principalmente nos anos iniciais.

De maneira geral, podemos dizer que o profissional de arquitetura é responsável por elaborar projetos para ambientes, garantindo a organização espacial e um aproveitamento melhor dos espaços. Além disso, vale lembrar que a arquitetura é uma profissão que se adapta muito bem às novas tecnologias. Mais um motivo para se manter sempre atualizado. Então, quais são as áreas promissoras da Arquitetura?

Quais são as áreas promissoras da Arquitetura atualmente?

O mercado de trabalho tem sofrido grande influência com a pandemia de Covid-19. E essa transformação chegou também até a Arquitetura. Com um tempo maior dentro de casa, muitas pessoas têm investido mais em mudanças internas, aquecendo o mercado para os arquitetos, principalmente no setor urbano. Além disso, outra área em alta é a de Arquitetura verde, que busca iniciativas mais sustentáveis para o mercado.

Para os profissionais de Arquitetura, escolher uma área de especialização, investir tempo de estudo e formação nela é importantíssimo. Esse é um dos grandes diferenciais atualmente, colocando a frente os profissionais mais qualificados. Pensar em soluções criativas para resolver problemas na cidade, além de se manter sempre atualizado sobre o uso da tecnologia para a arquitetura e otimização dos projetos são alguns dos pontos básicos para arquitetos no mercado atual.

O arquiteto deve se manter também sempre atento a questões físicas e de espaço como iluminação, interferência do ambiente natural, funcionalidade e eficiência das soluções apresentadas. Por isso, podemos dizer que esse profissional deve investir em uma formação versátil. Para te ajudar a escolher sua área de especialidade, preparamos uma lista com algumas áreas promissoras da arquitetura atualmente.

Urbanismo

Para trabalhar com planejamento urbano o arquiteto vai, de forma geral, se especializar em planejamento dos espaços públicos. Sejam eles em bairros, cidades ou regiões. A especialização engloba habilidades diferentes, já que o trabalho passa pelo saneamento básico, transporte e toda a infraestrutura que tem relação com a cidade. Essa é uma área muito importante da arquitetura e faz diferença direta na vida das pessoas. Com o crescimento populacional, o planejamento urbano tornou-se uma peça ainda mais essencial.

Paisagismo

O arquiteto paisagista vai trabalhar com a recomposição de espaços geográficos, deixando-os mais harmônicos e proporcionando bem-estar para quem habita e frequenta esses ambientes. Além dos estudos mais técnicos em arquitetura, para essa área é importante ter boas noções de arte, ecologia e botânica. Os profissionais, nesse caso, também valorizam mais áreas verdes a partir de acabamentos e diferentes materiais. Entre as funções principais estão o desenho de plantas e a criação de soluções eficientes.

Arquitetura verde

A Arquitetura sustentável é uma das principais tendências na arquitetura. Assim com em outras áreas de trabalho, que também estão investindo mais em soluções sustentáveis. Aqui, o arquiteto deve pensar nos projetos arquitetônicos de forma ecologicamente viável. Otimizando recursos naturais e criando soluções práticas e econômicas para a vida moderna.

Os arquitetos que se interessam por essa área encontram um mercado vasto nos dias de hoje. Vale lembrar que o conceito de sustentabilidade está cada vez mais em alta. Por isso, encontrar arquitetos que saibam planejar espaços diversos buscando harmonia com o ambiente que os cerca, sem perder a eficiência e a criatividade de seus projetos, é essencial.

Designer de projetos 3D

A exigência dos modelos 3D tem se tornado cada vez maior no mercado atual. Tornando-se exigência básica de alguns clientes em escritórios de arquitetura. A ferramenta pode ser utilizada, entre outras coisas, para ajudar a vender melhor as ideias, mostrando-as de forma mais viva e real.

Especialista em arquitetura extrema

Nesse caso, o arquiteto se dedica a planejar soluções que serão utilizadas em áreas extremas. Como lugares alagados, desertos e espaços atingidos por catástrofes naturais. Essa é uma boa área para quem quer fazer a diferença na vida das pessoas com o seu trabalho. Aqui o arquiteto vai pensar em soluções inteligentes para lidar, por exemplo, com grandes mudanças climáticas. Além disso, vai ajudar pessoas em situação de risco.

Arquitetura industrial

Essa é uma área menos conhecida, mas igualmente importante da arquitetura. Nela, os profissionais projetam todas as etapas do processo produtivo de indústrias, junto ao especialista daquela área. O objetivo é alcançar as melhores soluções para a produção. Como por exemplo, melhorias na automatização, mais segurança aos operários e redução de perdas na produção.

O que mais saber sobre as áreas promissoras da Arquitetura?

Agora que você já conhece um pouco mais do mercado de trabalho e de algumas áreas promissoras da arquitetura no mundo atual, fica mais fácil decidir em que especialização você quer seguir. Escolher uma área para se especializar, buscando qualificação específica, formação acadêmica e cursos extracurriculares, é um dos caminhos mais eficientes para se destacar no mercado atual.

Por isso, aproveite que as áreas são muitas e atendem diferentes perfis de arquitetos. Por fim, escolha aquela que combina mais com você. Participe de eventos na área, frequente grupos e palestras, mantenha-se atualizado em relação ao mercado e às inovações tecnológicas. Essas também são característica importantes de um profissional dedicado, empenhado em crescer na sua área e ganhar cada vez mais destaque.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.