As profissões mais em alta em 2021

Ana Cláudia Andrade Oliveira
Formada em Letras, Pedagogia, especialista em Neurociências e em produção de conteúdo Web.
1

Crédito: Photo by William Fortunato from Pexels.

É fato: o mercado de trabalho sofreu grandes impactos com a Covid-19. Sabemos que muitos trabalhadores perderam seus empregos ou parte da sua renda. No entanto, nem só de declínio viveu o mercado de trabalho em 2020. Nesse sentido, o ano de 2021 tem mostrado carreiras promissoras em ascensão. Por isso, separamos para você uma lista com as profissões em alta em 2021. 

9 profissões em alta em 2021

Antecipadamente, é bom lembrarmos que a pandemia mudou diversas coisas no mercado de trabalho. Entre essas mudanças, podemos citar apenas uma coisa: prioridades. O que queremos dizer com isso? Apesar de haver muitas profissões em alta, a forma de trabalhar mudou. Ou seja, os funcionários precisam chegar com uma boa preparação e qualificação. 

Enfim, chega de papo e vamos a lista das profissões mais em alta em 2021:

Enfermagem, medicina e outras especializações de saúde

De antemão, com certeza não é surpresa para ninguém. A área de saúde sem dúvidas estaria nesta lista. Isso porque o sistema de saúde do nosso país, público e privado, teve extrema necessidades de profissionais especializados em diferentes setores. Por exemplo, em setores de Terapia Intensiva (UTI). 

Nesse ínterim, outras áreas relacionadas à saúde que se encaixam aqui são: fisioterapeutas, enfermeiros, médicos assistenciais e farmacêuticos. Esses são alguns dos profissionais de saúde muito requisitados neste ano. 

Especialista em Marketing Digital

Desde já, sabemos que o marketing digital já estava em alta antes da pandemia. No entanto, essa área tem crescido de forma exponencial, ou seja, é uma das profissões em alta em 2021. Isso se deve ao fato de que muitas empresas foram obrigadas a se inserir de forma ativa no meio digital. Aqui, cabe ressaltar que  a procura é por pessoas inovadoras, capazes de transmitir a voz da empresa para o mundo digital. 

Ainda mais, é comum pessoas de outras áreas migrarem para o meio digital. Especialmente para cargos como produtor de conteúdo, redator UX, gerente de mídias sociais, consultor de marketing digital, analista e especialista em estratégias de posicionamento. 

Por outro lado, vale ressaltar que o fato de haver muitas gerações de profissionais para o marketing digital não significa, necessariamente, que seja uma profissão fácil. Ao contrário, envolve estudos constantes, entrega e estar sempre atualizado. 

Áreas da tecnologia

Antes de mais nada, as áreas da tecnologia são consideradas as profissões do futuro. Além disso, mostram-se com grande estabilidade no mercado – mesmo diante de severas crises.

Assim, com a adoção do sistema de trabalho Home Office, a necessidade de trabalhadores de tecnologia cresceu ainda mais. Entre os cargos mais procurados, citamos:

  • Desenvolvedor front-end
  • Desenvolvedor back-end
  • Desenvolvedor web (PHP, Java, C#)
  • Desenvolvedor de jogos
  • Cibersegurança
  • Engenheiro de software
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Big Data e Inteligência Analítica
  • Ciência de Dados
  • Data Protection Officer
  • Gerente de Cyber Security
  • Especialista em Cloud
  • Gerente de Data Science
  • Analista de Planejamento/ BI 
  • Analista de UX & UI
  • Especialista em Segurança Digital/Infraestrutura
  • Analista de Business Intelligence, Dados e Automação

Profissionais de finanças

De antemão, mesmo com a crise, o setor se manteve em alta. Primeiramente, por causa da instabilidade econômica, esse profissional é essencial para elaborar estratégias para a sobrevivência financeira da empresa. Ou seja, para o controle da saúde financeira e controle de danos. 

As profissões de finanças em alta são: 

  • Business Controller
  • Gerente Fiscal
  • Analista Contábil
  • Coordenador de Controladoria
  • Diretor Financeiro
  • Contador
  • Corretor de ações
  • Consultor de finanças

Profissionais de customer success

Antecipadamente, essa profissão trata-se de garantir o “sucesso do cliente”. Em especial os setores do varejo e de call center estão vivenciando um crescimento diferente, exigindo profissionais específicos para o atendimento ao cliente. E é justamente o bom suporte ao cliente/consumidor que fez crescer o customer success.

Nesse ínterim, muitos profissionais migram de sua área original. Entre os profissionais mais comuns nessa mudança, mencionamos os  recepcionistas e caixas. Estes costumam migrar para o customer success por conta do atendimento presencial ter se paralisado em muitos setores. Dessa forma, eles passaram para o digital – o que exige um ótimo atendimento ao cliente. 

Ainda mais, alguns cargos comuns são: gerente de sucesso do cliente, parcerias estratégicas, especialista em central de atendimento e gerente de experiência do cliente. 

Área de vendas e comercial

Já não é novidade: a pandemia mudou o cenário comercial e de vendas. Nesse sentido, trouxe a necessidade de profissionais capazes de se reinventar e serem criativos. Levando soluções para que os negócios não fechem. 

Assim, podemos mencionar as profissões: 

  • Analista de Customer Service 
  • Analista de Atendimento 
  • Analista de Key Account Management
  • Vendas Internas & Consultores Comerciais
  • Analista de Compras
  • Executivo Sênior de Vendas de Tecnologia

 Ainda mais, os profissionais que ocupam esses cargos geralmente possuem cursos como comércio exterior, gestão comercial, administração e marketing e propaganda. 

Especialista em e-commerce

Desde já, sabemos que as compras pela internet já fazem parte do nosso dia a dia. É fato: tornou-se mais acessível e fácil comprar na internet. Além disso, o e-commerce cresce a cada dia mais. 

Ainda mais, é graças a essa forma de compra e venda que muitos comerciantes salvaram seus negócios no isolamento social. Mais do que isso, muitos até impulsionaram ainda mais suas vendas. Tanto é que os profissionais da área de vendas, logística e marketing digital cresceram mais de 40% comparado a 2019.

Profissionais autônomos de conteúdo

O conteúdo digital se tornou essencial para o sucesso dos que querem crescer digitalmente. Dessa forma, os produtores de vídeos, designers e conteudistas viram uma oportunidade de crescimento exponencial – mesmo diante da crise.  

Com o remodelamento dos negócios, as empresas tiveram que investir nos produtores e coordenadores de conteúdo. Bem como designers e editores de vídeo. O crescimento foi de quase 75% em 2020. Em 2021 as tendência é crescer ainda mais.

Nesse ínterim, muitos profissionais de publicidade e propaganda, marketing, jornalismo e letras migram para a produção digital. 

Especialistas em saúde mental

De antemão, sabemos que o isolamento social mexeu com muitos de nós. Tanto é que a área de saúde mental cresceu quase 35% em relação ao ano anterior. Isso porque ficamos muito mais estressados, ansiosos e muitos casos de depressão surgiram. Pessoas que nunca tinham procurado ajuda passaram a buscar ativamente esses profissionais. 

Dessa forma, profissionais de psicologia e psiquiatria se tornaram ainda mais importantes na pandemia. Além disso, muitos atendimentos ainda são feitos online, pois houve impedimento no atendimento presencial. Assim, a facilidade em obter acesso aos profissionais de saúde mental,  o aumento nesse tipo de atendimento é garantido. 

Enfim, agora que você já sabe as profissões mais em alta em 2021, não deixe de se especializar e alavancar sua carreira. Muitas faculdades oferecem cursos superiores rápidos que permitem sua rápida entrada no mercado de trabalho. Nesse sentido, confira agora mesmo o que é CST (Curso Superior de Tecnologia). 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 4.3 / 5. Contagem: 34

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.