InícioGraduaçãoAdministraçãoCaracterísticas de um bom profissional de Administração

Características de um bom profissional de Administração

Ao saber da alta empregabilidade da área de Administração, muitos estudantes se empolgam. Entretanto, é fundamental saber de antemão se você tem as características de um bom profissional de Administração.

Isso é importante porque as funções do administrador podem ser muito diferentes, dependendo do segmento de atuação. Por exemplo, no setor comercial o profissional estará mais focado em dados estratégicos e financeiros. Dessa forma, alguém que goste mais de Exatas e cálculos se encaixará melhor à rotina.

Por outro lado, se o administrador se especializar em RH, seu trabalho será mais voltado ao desenvolvimento de pessoas. Assim, boa comunicação, inteligência emocional, liderança e habilidade de resolver conflitos serão mais requeridas.

Mas, no geral, será que você tem as competências exigidas no mercado de trabalho para ser um administrador de sucesso?

Conheça as características de um bom profissional de Administração

O curso de Administração oferece uma formação multidisciplinar ao estudante. Ou seja, ele vai ter contato com conhecimentos de diferentes áreas para compreender o funcionamento de uma empresa e suas diversas variáveis. Entre elas, econômicas, sociais, culturais, comportamentais e ambientais.

Como resultado, o bom profissional de Administração será capaz de entender e aplicar métodos de planejamento financeiro e de gestão operacional. Ao mesmo tempo, estará preparado para liderar equipes e desenvolver pessoas.

Esse perfil misto, que combina habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) pode ser resumido em quatro atributos-chave:

  • Visão holística
  • Desenvolvimento e gerenciamento de pessoas
  • Foco em resultados
  • Boa comunicação

Visão holística

Uma das principais características de um bom profissional de Administração é enxergar a empresa como um todo, entendendo o contexto político e econômico no qual ela está inserida e seus diversos stakeholders. Assim, diagnosticar problemas, traçar estratégias e medir resultados se torna mais assertivo.

Desenvolvimento e gerenciamento de pessoas

Sem o trabalho das equipes nenhum negócio vai para frente. Por isso, entre as características de um bom profissional de Administração está gerenciar e liderar pessoas. Isso significa saber delegar funções, administrar conflitos, ser flexível e empático, exercitar a escuta ativa e reconhecer o esforço do time.

Foco em resultados

Mais do que traçar um objetivo e encontrar meios de alcançá-lo, o papel do administrador é trazer resultados para a empresa. Portanto, definir indicadores e métricas é fundamental tanto para acompanhar o sucesso da estratégia adotada quanto para comprovar à empresa os ganhos obtidos.

Boa comunicação

Imagine a seguinte situação: você tem dados suficientes para convencer a diretoria da empresa a mudar a estratégia de vendas para aumentar os lucros. Mas na hora da reunião, se enrolou. E sua proposta, apesar de ser boa, foi reprovada. Decepcionante, não? Por isso, invista na sua comunicação escrita e verbal e fortaleça seu poder de argumentação.

Outras competências do mercado de trabalho para o administrador

Saber definir prioridades

Já ouviu aquela máxima do mundo corporativo que diz: “se tudo é importante, nada é importante”?. Saber identificar o que é prioridade, separando o urgente do importante, é fundamental para gerenciar uma organização. Quando as equipes não sabem que problema resolver primeiro, cria-se um caos desnecessário, o que leva à perda de tempo, dinheiro e motivação.

Ter espírito empreendedor

Empreender não se restringe a abrir o próprio negócio. Significa ser capaz de traçar metas e ter claras as estratégias para alcançá-las. O papel do administrador é percorrer esse caminho, identificando oportunidades de novos negócios e de melhorias para os processos ou produtos já existentes.

Ser organizado

Uma das principais funções do administrador é trabalhar com dados, números, projeções e planejamentos, o que requer bastante organização. No “mundo real”, um número trocado, um prazo perdido ou uma análise incorreta podem representar um grande prejuízo.

Saber tomar decisões

Não adianta ter em mãos dados e números se não souber o que fazer com eles, certo? Um bom administrador deve analisar informações e, com base nelas, tomar decisões. Ainda que, por vezes, elas sejam difíceis, porém benéficas para o negócio.

Ser um eterno aprendiz: principal papel do administrador

Essa é uma das competências exigidas no mercado de trabalho para todas as profissões. Afinal, hoje em dia um diploma de graduação não é mais suficiente para competir pelas melhores vagas. Como resultado, está entre as funções do administrador fazer cursos de especialização, estar por dentro das práticas mais recentes da área e ter familiaridade com ferramentas digitais e softwares de gestão. O lifelong learning pode ser muito útil não apenas para sua vida profissional, mas para seu crescimento pessoal.

Hard skills x soft skills e as funções do administrador

Como vimos, as características de um bom profissional de Administração se dividem em duas grandes áreas: técnica e comportamental. As habilidades técnicas (hard skills) podem ser desenvolvidas por meio de cursos, treinamentos e com a própria graduação em Administração.

Por serem de fácil comprovação (certificados, diplomas, testes etc.) as hard skills eram, há até bem pouco tempo, suficientes para determinar a capacidade de um profissional. No entanto, atualmente, é praticamente consenso entre as empresas que a competência técnica é apenas parte do perfil de um profissional.

As habilidades intangíveis, ou seja, comportamentais, que não são percebidas rapidamente, estão cada vez mais no radar dos recrutadores. E, ao contrário do que muitos pensam, as soft skills podem, sim, ser aprendidas. Veja as principais:

  • Assertividade
  • Comunicação
  • Relacionamento interpessoal
  • Espírito de equipe
  • Colaboração
  • Gestão do tempo
  • Liderança
  • Persuasão
  • Resiliência
  • Criatividade
  • Pensamento crítico
  • Visão estratégica
  • Positividade
  • Resolução de problemas
  • Empatia
  • Inteligência emocional
  • Proatividade
  • Adaptabilidade

Na internet existem diversos cursos gratuitos de capacitação em várias aptidões comportamentais, como liderança, inteligência emocional e comunicação. Então, agora que você conhece as competências exigidas no mercado de trabalho para um administrador, faça uma autoavaliação do seu perfil e identifique os aspectos que precisam ser melhorados.

Em seguida, procure por cursos que te ajudem a desenvolver essas habilidades. Assim, você fica um passo à frente da concorrência e se prepara melhor para o mercado de trabalho. Vale lembrar que esse aprendizado não trará benefícios somente para a sua carreira, mas para seus relacionamentos pessoais também.

Quer saber mais sobre essa carreira? Clique aqui e saiba tudo sobre a faculdade de Administração. Aproveite e veja também diferentes maneiras de conseguir uma bolsa de estudos para o curso de Administração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.