InícioDicasMercado de trabalhoCarreira de trainee: 6 dicas para começar em grandes empresas

Carreira de trainee: 6 dicas para começar em grandes empresas

Muitos recém formados ficam na dúvida de qual caminho seguir. Como começar a carreira, quais etapas cumprir até conquistar aquela vaga tão sonhada. Não vamos dar o peixe, mas vamos ensiná-lo a pescar uma grande oportunidade no mercado de trabalho.

Certamente você já deve ter ouvido aquela frase: “quer pegar o bonde andando e ainda sentar na janelinha”. Não? Ok. Suponhamos que você não é cringe como essa escritora que vos fala. Então, vamos explicar! Quando uma pessoa acaba de chegar a algum lugar e quer logo uma posição de destaque, de privilégio, dizemos que ela quer “sentar na janelinha”. Mas, o que isso tem a ver com um trainee? E afinal, o que é um trainee?

Trainee, o ‘queridinho’ das empresas

De maneira geral, o trainee é aquele profissional que se formou recentemente, entre 1 e 3 anos, em qualquer área do conhecimento. Por meio de um processo seletivo concorrido, esse profissional  conseguiu ser escolhido para ter a chance de optar por uma área de atuação dentro de um determinado modelo de negócio ou para conhecer a fundo um segmento da empresa. Geralmente esses talentos passam por um programa de treinamento que pode durar de meses até anos, eles conhecem a matriz da empresa, suas filiais, seus fornecedores e, ao fim deste período de muito aprendizado e desenvolvimento, são promovidos a um cargo de gestão.

Já pensou iniciar sua carreira conhecendo diversas cidades, estados e até países a trabalho e sendo bem remunerado por isso? Quer ter um crachá customizado para chamar de seu?  Então daremos 6 dicas importantes para quem quer conquistar uma vaga de trainee.

Conheça os programas de trainee

Antes de se decidir pelo trainee, é necessário que você se informe a respeito das oportunidades nessa área. Quais empresas adotam essa modalidade de contratação, quando cada programa se inicia, quais as condições para participar, enfim, você precisará de uma ajuda do melhor amigo do profissional bem informado, o Google! Pois é, dá um Google aí e bora ficar por dentro!  Aqui, indicamos o link de uma série de empresas que oferecem esses programas, mas se a data de inscrição já passou, a dica é focar para o próximo ano.

Confira abaixo alguns pontos que devem ser considerados:

– Requisitos acadêmicos/ técnicos: é fundamental que você confira quais são os cursos desejados para cada programa de trainee.  Algumas empresas não limitam as  formações dos participantes, no entanto, podem exigir conhecimentos em uma ou mais línguas estrangeiras.

– Características pessoais desejadas pelo empregador:  alguns processos de seleção descrevem quais qualidades e aptidões esperam de seus trainees. Observe o que esperam de você e faça uma reflexão dos pontos que já possui e daqueles que precisa adquirir.

– Condições para contratação: o trainee é um contratado como outro qualquer. Tem os mesmos direitos e deveres de outros funcionários que participam do regime da CLT.

– Disponibilidade para viagens ou mudanças: é preciso ter em mente que você poderá ter de se deslocar de cidade, estado e até de país num curto período de tempo.

Escolha empresas com as quais você se identifica

Não dá para deixar para conhecer o parceiro só depois do casamento, certo? Você não quer ser surpreendido e ver todo seu esforço indo para o ralo. Por isso, é imprescindível olhar com carinho para essas duas questões.

– Cultura organizacional: observe se existe uma identificação entre suas convicções e a forma como a empresa lida com seus clientes, com a comunidade a sua volta e, principalmente, como os funcionários falam da empresa.

– Área de atuação da empresa: o segmento da empresa é de extrema relevância. Imagine-se gerenciando uma filial de uma loja de roupas e acessórios, por exemplo. É sua praia? Ou você prefere trabalhar no segmento de tecnologia?

Prepare-se para as primeiras etapas

Os processos, em sua maioria, são compostos por algumas etapas. Neste tópico, falaremos daquelas que costumam ser as primeiras do processo:

– Inscrições: atenção aos prazos e aos documentos solicitados pela empresa.

– Testes de Raciocínio, Cultural, Perfil Social e Motivacional: é cada vez mais comum que as empresas avaliem os candidatos por meio de plataformas de testes. A dica é ser o mais sincero em suas respostas, e novamente, sempre pesquise a respeito.

– Testes de idioma: algumas empresas avaliam por meio de testes online os conhecimentos de leitura e escrita. Outros processos avaliam também a fluência da fala, sobretudo se o trainee precisará viajar ou morar em outro país.

Mantenha-se focado nas etapas seguintes!

Se você passou pelas etapas anteriores, é hora de recobrar seu fôlego porque ainda há mais alguns desafios a superar.

– Cases: os cases são situações-problema apresentadas aos candidatos dos processos de seleção de trainee. Esses casos, muitas vezes, retratam situações reais enfrentadas pela empresa, ou simulam situações hipotéticas. Os almejantes a trainee devem responder as questões sempre priorizando um raciocínio lógico e estruturado, considerando bem as instruções.

– Dinâmica de grupo: se você chegou nesta etapa, deve ter deixado muita gente para trás. Mas, não se iluda, você ainda será avaliado outras vezes. O importante é ser você mesmo, ser participativo sem ser arrogante, não queira todos os “biscoitos” para você, mas também não banque o antissocial. Mostre seus pontos fortes com naturalidade.

Entrevistas para trainee, como sobreviver?

Essa é aquela fase em que muitos candidatos perdem o sono. Então, nada de nadar e morrer na praia. Seja uma entrevista online ou presencial, este é um momento crucial na vida dos candidatos. Você passou por várias etapas e finalmente terá a oportunidade de vender seu peixe! É disso que se trata. Se vender como o melhor candidato para a empresa.

Agora é a hora de se preparar, fazer aquela reflexão da sua vida, suas conquistas, os desafios que já enfrentou, seja na carreira ou mesmo no período da faculdade, estágios, enfim, prepare-se para falar sobre seus pontos fortes, fracos, as dificuldades enfrentadas, suas ambições para o futuro, suas expectativas, porque escolheu aquela empresa, etc. Existe muito material na internet para você conhecer mais sobre o que é avaliado na entrevista e como se sair bem nela. Aproveita e se inscreve no canal de uns recrutadores,  porque conselho nunca é demais!

Conheça a história de quem já conquistou seu lugar ao sol

É isso mesmo! A dica é novamente pes-qui-sar. Afinal conhecimento é investimento. Procure vídeos, textos, depoimentos de profissionais que um dia passaram por processos de trainee e que hoje ocupam altos cargos nas empresas em que iniciaram. Além de revelar algumas peculiaridades da seleção, eles ainda servirão de inspiração para você.

E aí, quer começar sua carreira em grandes empresas, sendo bem remunerado e chegar a um cargo de liderança? “Quer pegar o bonde andando e se sentar na janelinha”? Então fica de olho na lista de empresas com processos seletivos abertos e naqueles que ainda estão por vir. É uma boa chance de começar a carreira com um futuro promissor no horizonte!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.