Carreiras de Enfermagem com carência de profissionais

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Crédito: Pexels

Neste conteúdo, vamos tratar sobre as carreiras de enfermagem que enfrentam problemas com carência de profissionais. Sendo assim, continue acompanhando e conheça novas possibilidades para seguir sua carreira profissional.

Para você que pretende cursar enfermagem ou já é formado, é importante conhecer as possíveis áreas de atuação para a profissão. E, a fim de alcançar novas oportunidades de trabalho, conhecer a diversidade de especializações pertinentes ao curso, a pesquisa é essencial.

Segundo pesquisas, cerca de 60% dos profissionais da área de enfermagem se encontram trabalhando no setor público, geralmente em hospitais. E, dentre o total de enfermeiros, há uma carência de profissionais na área do ensino e em outras funções especializadas.

Quais são os principais campos de atuação?

A princípio, são consideradas quatro principais dimensões para atuação de profissionais de enfermagem. Entre elas, temos: 

  • Assistência a pacientes: a área de atuação mais popular na profissão. Profissionais que atuam tanto em redes públicas ou particulares de hospitais, como também com cuidados a domicílio;
  • Gestão e coordenação: nessa área ainda há carência de profissionais especializados. A área permite a atuação no gerenciamento de redes públicas ou particulares, como cargos de coordenação de unidades hospitalares, clínicas, universidades e outros.
  • Empreendedorismo: o profissional também pode atuar de forma autônoma, promovendo um próprio empreendimento na área da saúde. A atuação pode ser em consultórios particulares, a domicílio, em eventos e até mesmo em serviços especializados;
  • Ensino e pesquisas: uma opção que segue em grande expansão. A área de docência e estudos abrange profissionais que pretendem seguir na área da educação ou no âmbito científico.

Dessa forma, a partir do entendimento desses pilares de atuação, você tem diversas opções para direcionar sua carreira profissional. Com isso, torna-se possível decidir em qual dimensão do mercado de trabalho você pretende se inserir.

Quais são as carreiras de Enfermagem com carência de profissionais?

A maior parte dos profissionais de enfermagem trabalha com assistência a pacientes, devido à falta de incentivo relacionada às demais dimensões de atuação. Por isso, os cursos de especialização são muito bem vindos para suprir a demanda de carreiras de Enfermagem que enfrentam desafios ligados à carência de profissionais, principalmente na área de ensino, empreendedorismo e em cargos de gerenciamento. 

Ademais, as funções que exigem enfermeiros especializados ainda sofrem muito com a falta de capacitação e, muitas vezes, as empresas optam por contratar outros profissionais da saúde para cargos deste nível. 

No entanto, principalmente com o enfrentamento à pandemia, criou-se uma necessidade ainda maior de seguir a tendência de especialização. Daí, começam a surgir outros avanços para a diversificação na atuação dos trabalhadores de enfermagem.

E, diante do cenário pandêmico que vivemos, está na hora de valorizarmos a profissão e olharmos com outra perspectiva as possibilidades de crescimento da área. 

Enfermagem estética

Esta, tem tendências de crescer exponencialmente no país. Ainda que não seja muito popular entre os profissionais de enfermagem, a carreira com foco nos cuidados estéticos é possível através da pós-graduação e de especializações voltadas para o setor. 

A atuação pode envolver diversos procedimentos autorizados por lei, veja alguns abaixo:

  • Micropuntura;
  • Aplicação de cosméticos;
  • Carboxiterapia;
  • Depilação a laser;
  • Dermo pigmentação;
  • Peeling superficial e médio;
  • Ultrassom cavitacional;
  • Entre outros.

Dessa forma, entende-se que há uma vasta gama de possibilidades para o profissional de enfermagem que pretende se inserir no mercado estético no Brasil. Mas afinal, quais são os benefícios de ter enfermeiros especializados na área de estética? Isso será tratado em nosso próximo tópico.

Vantagens de ter profissionais de enfermagem na área de estética

Além de possuírem uma formação sólida, que diz respeito aos cuidados com pacientes, os enfermeiros podem contribuir com conhecimentos técnicos. Essas especificações são relacionadas à anatomia, fisiologia, microbiologia e implicam na saúde do usuário do serviço e na segurança dos processos.

Sendo assim, os profissionais de enfermagem têm a possibilidade de se especializarem na área. O objetivo é garantir um atendimento mais sensível ao paciente e auxiliar com uma visão mais detalhada sobre os cuidados que vão além do procedimento estético.

Pesquisa em enfermagem

A área de pesquisas científicas é muito importante para o crescimento da profissão e para garantir, cada vez mais, a eficiência dos serviços prestados por profissionais de enfermagem.

Pensando nisso, o setor tende a expandir a busca por enfermeiros que se dediquem em agregar conhecimento à área da saúde. Dessa maneira, é possível otimizar os procedimentos específicos a cada paciente. 

Enfermagem no gerenciamento unidades de saúde

Outra alternativa de atuação é no gerenciamento de unidades de saúde e, principalmente, na gestão de cuidados ao paciente. No entanto, para isso é essencial pensarmos no planejamento e, consequentemente, em uma administração eficiente de processos.

Dessa maneira, aliada ao conhecimento técnico da enfermagem, a gestão é uma possibilidade para aqueles que pretendem atuar no controle de procedimentos, liderança de equipes e na otimização dos serviços de saúde. 

Considera-se, portanto, como uma das principais competências analisadas como benefício de ter um profissional de enfermagem nos cargos de gerência, o olhar técnico e sensível à experiência do paciente. Além disso, os cuidados essenciais para garantir a manutenção correta de falhas são competências essenciais para os enfermeiros. 

Quais os próximos passos para o avanço da profissão?

Com uma maior atenção dada aos profissionais de enfermagem, a área tende a se consolidar com o tempo. Contando com profissionais mais capacitados e com a atuação em diversos outros âmbitos do mercado de trabalho.

Além disso, outra tendência é a conquista de mais autonomia por parte dos profissionais, por meio do investimento em novos empreendimentos, clínicas e estudos especializados. 

Por isso, é indispensável que a valorização dos serviços se desenvolva nas áreas de atuação já conhecidas e se expanda para outros setores, reforçando a importância da enfermagem e as competências de cada profissional.

Democratização dos conhecimentos de enfermagem através da tecnologia

Uma boa forma de contribuir com os avanços da profissão é o compartilhamento de conhecimentos através do uso da tecnologia. Isso pode ser feito através de portais, cursos online, plataformas que conectam profissionais da área. Divulgar protocolos de atendimentos também é uma excelente maneira de otimizar conhecimento.

Por fim, a divulgação de protocolos de procedimentos é uma maneira de otimizar o conhecimento!

Gostou de acompanhar o conteúdo? Caso ainda tenha dúvidas, ou até mesmo sugestões, deixe nos comentários! E se quiser saber mais sobre esse curso, acesse a seção sobre Enfermagem.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.