InícioGraduaçãoAdministraçãoComo as redes sociais podem ajudar estudantes de Administração

Como as redes sociais podem ajudar estudantes de Administração

Você já se perguntou como as redes sociais podem ajudar estudantes de Administração? Pois saiba que elas são, sim, de muita ajuda. Para que você fique por dentro de como utilizá-las e de tudo que elas podem fazer, nós preparamos um guia completo de redes sociais para estudantes de Administração.

Vamos falar tanto de como você pode utilizá-la para ajudar os seus estudos, mas também nesse começo da sua vida profissional. Você vai descobrir como se desenvolver na sua carreira como Administrador e muito mais. Vamos lá?

Redes sociais e o estudo

Quando o assunto é redes sociais, muitos já assumem que elas atrapalham os estudos e fazem os estudantes perderem tempo, mas isso está muito errado. Existem diversas opções que permitem ao estudante utilizar as redes sociais a seu favor.

Para começar, é possível encontrar professores nas redes sociais. Atualmente existem professores de todas as áreas, inclusive de Administração, oferecendo dicas pelas redes sociais. Seja com vídeos ensinando mais sobre a profissão, ou até mesmo respondendo perguntas, ou dialogando para que os alunos possam entender melhor sobre o que estão estudando.

É possível também utilizar as redes sociais para montar grupos de estudos e conversar com colegas, utilizar fóruns de discussões e muito mais. Seja assistindo videoaulas, ou ouvindo podcasts sobre suas matérias, o que não faltam são opções de conteúdo de qualidade para um aluno que quer aprender mais e se dedicar aos estudos. 

Quais as redes sociais podem ser utilizadas?

Basicamente, em qualquer rede social é possível utilizar formas de utilizá-la de forma a ajudar nos estudos. Aqui vamos apresentar apenas algumas das muitas opções. Não se limite apenas ao que estiver aqui, utilize a sua criatividade para estudar.

WhatsApp\Telegram: Existem grupos de estudos, contato com professores e faculdades. Aqui você pode criar um grupo para troca de experiências, ou para falar com outros alunos que também estejam estudando o mesmo que você.

Fóruns: Atualmente é possível achar fóruns para se discutir basicamente qualquer assunto. Encontre os que estão dentro da sua área de estudo, de pesquisa e comece uma nova discussão sobre algum tema que esteja estudando.

Youtube: Segundo estatísticas divulgadas pela rede social, por dia são vistos cerca de 4,950,000,000 vídeos. Com certeza, nesse meio, existe algum vídeo sobre o tema que você está estudando. Seja para tirar dúvidas, se você tem dificuldade em alguma matéria, ou apenas para aprender mais sobre o assunto. Encontrar um vídeo sobre o que está estudando no youtube vai te ajudar a reter melhor a informação e a aprofundar os seus conhecimentos.

LinkedIn: Encontre empresas e profissionais da sua área. Aqui é quando você pode entender quais as empresas da sua região possuem oportunidades para a sua área de trabalho. Quais as competências exigidas. E também acompanhar a trajetória profissional de ex-alunos da sua faculdade. Ver onde estão, o que mais estudaram. O que precisaram desenvolver para crescer na sua profissão e avançar em suas carreiras.

Instagram: Aqui o foco é acompanhar notícias, se manter bem informado. Além de acompanhar perfis de profissionais e de empresas também. Saber mais sobre como funciona a rotina de determinado local.

Spotify: Escutar e acompanhar podcasts. Existem podcasts dos mais diversos temas, seja de uma matéria específica, ou para saber mais sobre a profissão em si.

Se mantenha informado

As redes sociais são uma boa forma de se manter informado, saber o que está acontecendo na sua cidade, seu estado e seu país. Além disso, você pode ficar por dentro de tudo que acontece naquela empresa em que você quer trabalhar.

Porém, quando falamos de redes sociais e informações, é preciso ficar atento para não cair em golpes ou acreditar em fakenews, por isso procure sempre fontes seguras e confiáveis, que você conheça e saiba que pode acreditar no que estão divulgando.

Conhecer empresas e profissionais da área

Quando falamos do curso de Administração, as opções de trabalho depois de formado são imensas. Através das redes sociais você pode ver onde pessoas que fizeram o mesmo curso estão trabalhando. Quais opções de carreira decidiram seguir. Quais empresas contratam profissionais e para qual função.

Tudo isso é possível descobrir apenas utilizando as redes sociais. Conferir onde estão pessoas que se formaram no mesmo curso. Assim você fica sabendo em quais empresas poderá trabalhar no futuro. Outro ponto positivo é o de já ir estudando as vagas de trabalho dessa empresa. Saber quais conhecimentos eles exigem, para que você possa se desenvolver nessas áreas.

É possível encontrar profissionais que você admira dentro da sua área. E então você pode seguir esses perfis para saber mais sobre como trabalham. Além disso, é muito comum encontrar pessoas mais abertas para conversas em redes sociais. Isso significa que você pode enviar perguntas para profissionais do seu ramo. Pedir dicas, saber mais sobre as suas carreiras. Até mesmo indicações de cursos paralelos que podem te ajudar a se destacar no mercado.

Ajuda a criar contatos como estudante de Administração

Uma coisa que motiva muito o ser humano é encontrar outras pessoas no mesmo caminho que você. Nas redes sociais você pode encontrar estudantes de Administração de qualquer lugar. Que estejam com as mesmas dificuldades, passando pelos mesmos problemas. Aprendendo as mesmas competências. 

Isso cria uma rede de suporte, um grupo de pessoas com os quais você se identifica e que pode conversar, desabafar e tirar dúvidas. Existem diversas instituições de ensino que também ter perfis nas redes sociais.

As instituições abaixo oferecem o curso de Administração e utilizam as suas redes sociais para ajudar os seus alunos e mantê-los sempre por dentro do que acontece na instituição:

Cuidado com as distrações

Primeiramente, uma coisa muito importante, que todos precisam ter em mente, é que é preciso ter foco. A internet está cheia de distrações, portanto para conseguir utilizar as redes sociais para os estudos é preciso saber focar e ignorar as distrações.

Duas dicas que ajudam muito nessa hora para estudantes de Administração é a de separar horários, um horário em que você vai poder ver qualquer coisa nas redes sociais e outro que vai utilizá-la apenas para estudar. E a outra é o de desabilitar notificações. Poder escutar um podcast sobre a sua área, sem receber mensagem toda vez que algum dos seus amigos posta uma foto vai te ajudar a prestar atenção no que está ouvindo e não se distrair.

Entrei na faculdade: devo criar um perfil no LinkedIn?

Social Media: conheça mais sobre essa carreira

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.