InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Química?

Como conseguir um estágio em Química?

O profissional de Química é responsável pela análise de substâncias e compostos, e todas as suas propriedades físico-químicas. Além disso, o químico também estuda todas as variantes possíveis, como pressão, temperatura, dentre outras. Sendo assim, a presença desse profissional é essencial em  indústrias químicas. Afinal, ele acompanha todos os processos químicos, coleta de materiais, projetos, equipes e por aí vai. Além disso, o profissional de química também pode atuar na área de educação.

Portanto, se você está querendo construir uma bela carreira na área de química, o conteúdo de hoje é para você! Nós, da Voomp, falaremos um pouco mais sobre essa graduação e profissão e, no final, vocês descobrirão como conseguir um estágio em química!

O que é Química?

Primeiramente, você sabe o que significa química? Antes de tudo, é preciso descobrir o significado dessa área e um pouco da sua história.

Em resumo, a química é um setor da ciência natural que cuida, principalmente, das propriedades das substâncias, analisando suas reações, mudanças e as leis naturais que podem ocorrer com essas transformações. 

A química é uma área muito antiga e existe desde os primórdios da humanidade. Nesse sentido, com certeza você já deve ter ouvido falar sobre os famosos alquimistas, não é? Esse era o nome que os químicos recebiam antigamente. Em síntese, eles eram responsáveis por transformar e combinar metais, buscando transformá-los em ouro. Além disso, também gostavam de misturar essências extraídas de plantas ou animais, para criar poções, remédios e outros tipos de substâncias.

Então já deu para perceber o quanto a química é importante e presente no nosso dia a dia, não é? Afinal, as reações químicas existem em todos os lugares! Dentro de nossos organismos, na criação de alimentos, remédios, objetos, entre outros. Ou seja, a lista é enorme!

Como é a faculdade de Química?

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a graduação de Química deve ter a duração de 2.400 horas, possível realizá-la em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. Em resumo, as duas são bem parecidas, porém diferem-se em alguns aspectos. Então, veja abaixo as principais diferenças entre essas duas modalidades:

Bacharelado: O bacharelado em  química é muito comum em universidades. Ao finalizar  esse tipo de formação, o aluno terá a oportunidade de trabalhar como químico ou pesquisador.

Licenciatura: A licenciatura é focada na formação de professores. Então, aqueles que optarem por essa modalidade, poderão atuar em escolas e colégios, auxiliando no desenvolvimento de métodos educacionais e entre outras funções. 

Por fim, a grade curricular de ambas formações são bem parecidas. Visto que, os primeiros anos são focados em matérias mais teóricas e, os anos finais, são voltados para a prática da profissão. Contudo, o curso de Licenciatura adiciona matérias específicas para o ramo da Educação, como tecnologias e práticas educativas, fundamentos da educação, entre outras.

Grade curricular na graduação de Química

A graduação de Química dura em média 04 anos, o que pode variar conforme a instituição de ensino. Assim, ao longo dos 8 semestres do curso, os futuros químicos devem ser preparados para:

  • Entender todos os conceitos, princípios e leis da química;
  • Estudar as propriedades físicas e químicas de vários elementos;
  • Compreender os comportamentos físico-químicos de substâncias;
  • Acompanhar todos os avanços químicos e tecnológicos;
  • Conhecer a história da química e os seus aspectos mais importantes.

Logo, pensando nisso, separamos alguns exemplos das principais matérias da grade curricular do curso de Química. Confira.

  • Física Geral;
  • Cálculo I B;
  • Química geral experimental;
  • Química da ciência;
  • Química geral;
  • Química Orgânica I;
  • Química Analítica;
  • Química Analítica Experimental;
  • Físico-Química II;
  • Físico-Química Experimental I;
  • História da Química;
  • Bioquímica;
  • Química Inorgânica;
  • Química Mineral;
  • Química Nuclear;
  • Química Orgânica;
  • Química Tecnológica;
  • Técnicas de Laboratório;
  • Termodinâmica;
  • Estágio Supervisionado.

Lembrando que a grade curricular pode variar segundo a faculdade ou universidade. Além disso, como falado acima, na modalidade licenciatura ela pode ser diferente.

Como conseguir um estágio em Química?

Finalmente, após descobrir um pouco mais sobre a área e a graduação de Química, chegou a hora de responder à pergunta principal do conteúdo de hoje! Afinal, como conseguir um estágio em química?

Uma das melhores formas de colocar todo conhecimento em prática, é trabalhando. Sendo assim, o primeiro passo para começar a construir uma carreira em química é por meio do estágio. Afinal, ele é o período em que os futuros profissionais irão ter a oportunidade de dar os primeiros passos no mercado de trabalho, sendo um grande complemento do aprendizado. 

Portanto, confira abaixo nossas dicas de como conseguir estágio em Química:

Explore os anúncios de vagas nas instituições de ensino

Isso mesmo, é possível  encontrar ofertas de estágio na própria instituição de ensino. Nesse sentido, muitas faculdades e universidades oferecem quadro de avisos com anúncios de vagas de estágio, sendo que algumas podem até oferecer um portal específico para vagas de emprego. Além disso, há instituições que possuem parcerias com grandes empresas, o que facilita todo o processo.

Converse com professores e colegas de classe

Conversar com amigos, colegas de classe e professores é uma ótima oportunidade. Afinal, alguns deles podem saber de alguma oportunidade, ou  até mesmo, indicar alguém. Em resumo, professores são profissionais experientes e que possuem uma grande rede de contatos. Sendo assim, com certeza, eles podem te ajudar.

Invista em um ótimo currículo 

O seu currículo irá ser o seu primeiro ponto de contato com os recrutadores. Então, invista bastante nele. Sendo assim, coloque todos os seus conhecimentos, experiências, cursos complementares, conquistas, projetos, etc. Além disso, peça ajuda para seus professores, eles irão dar ótimos feedbacks.

Encontre vagas nos lugares certos

Hoje em dia, é possível encontrar diversos sites com ofertas de emprego. Sendo assim,  comece a procurar por vagas de estágio. Temos certeza que você irá encontrar ótimas oportunidades. Confira alguns deles:

  • Catho;
  • InfoJobs;
  • LinkedIn.

E aí? O que achou? Essas foram nossas dicas de como conseguir estágio em química. Não esqueça de optar por uma ótima instituição de ensino. Afinal, ter uma ótima formação é essencial para a sua vida profissional. Portanto, estude bem todas as oportunidades e veja aquela que atenda melhor às suas expectativas.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.