Como é atualmente a carreira de enfermagem?

Isabella de Andrade
Colaborador do Hora Da Facul

A Enfermagem é certamente uma das carreiras mais imunes a diferentes crises e transformações no mercado. Isso acontece porque o profissional dessa área é essencial para a preservação da vida humana em qualquer ocasião. No último ano, com a grave crise sanitária que o país sofreu em decorrência da pandemia de Covid-19, a carreira de Enfermagem se destacou ainda mais. Além disso, papel dos enfermeiros têm sido cada vez mais buscado e valorizado em todos os espaços.

A profissão de enfermeiro pode ser considerada o epicentro do sistema de saúde. Logo, sem ela, é difícil que as outras áreas funcionem bem ao redor. Vale lembrar que Assembleia Mundial da Saúde de 2019 designou 2020 como o ano dos profissionais de Enfermagem e obstetrícia. Esse foi um marco importante para a valorização desses profissionais. A variedade de atuações é um dos pontos fortes da carreira e os enfermeiros podem optar por se especializar em diferentes lugares, inclusive para trabalhar fora do ambiente hospitalar.

A tendência nos próximos anos é de que as graduações em Enfermagem continuem se atualizando para acompanhar as mudanças tecnológicas e de perfil profissional. Novas tecnologias e demandas pedem atenção constante para se adequar ao mercado. Vale lembrar que A área de saúde é uma das poucas que não param de crescer no país, sendo um dos principais campos de investimento de todos os governos e um dos que mais recebe pesquisas para tecnologia e inovação.

Fazer faculdade de Enfermagem é o seu sonho?

Preparamos um quiz para você descobrir se o seu perfil combina com o curso

Importância social da carreira de Enfermagem

A área de Enfermagem é uma das mais importantes quando pensamos em cuidados essenciais para a sociedade. Ela garante o direito básico à saúde e os cuidados com a vida. Existem diferentes áreas de atuação além dos hospitais e vamos falar delas por aqui.

Com uma oferta grande de trabalho, ampla procura pelos estudantes e grande importância social, separamos aqui as principais informações que você precisa saber se está pensando em se graduar em Enfermagem. Características profissionais, disciplinas ofertadas. Além disso, mercado de trabalho, áreas de atuação, tudo para te ajudar a fazer a escolha certa.

A graduação em Enfermagem é considerada da área de Ciências Biológicas. Mas, por contar com um vasto campo de atuação, também têm disciplinas de Psicologia, Ciências humanas, Administração e Sociologia.

Está em dúvida sobre qual curso escolher no vestibular?

 

Preparamos um quiz para você saber se tem perfil para Enfermagem

Entre os profissionais da saúde, os enfermeiros aparecem em maior número em quase todas as instituições, desempenhando funções essenciais em clínicas, centros de medicina e hospitais. Sendo assim, o mercado de trabalho está constantemente aquecido, o que torna a Faculdade de Enfermagem um dos mais buscados nas graduações.

Quais as principais características de um profissional para a carreira de Enfermagem?

Entender o perfil dos profissionais que trabalham em determinada área pode ser um ótimo caminho. Ele te ajuda a seguir na importante decisão de escolher um curso ou uma carreira. Para ajudar na escolha, observe as principais características de quem trabalha no ramo. Logo depois, liste as habilidades mais importantes para entender se é com elas que você gostaria de trabalhar.

A graduação em Enfermagem prepara e qualifica profissionais que vão acompanhar não somente os pacientes, mas também os familiares em clínicas, hospitais e ambulatórios. Vale lembrar que uma boa formação, equilibra o currículo desenvolvido pela faculdade com bons professores. Além disso, a dedicação dos alunos é essencial para que o profissional esteja preparado para as responsabilidades que vai assumir.

Podemos dizer que uma das principais características que o estudante que procura esse curso deve cultivar é a boa vontade para trabalhar com pessoas de todos os tipos. E também de diferentes idades e trajetórias. Além disso, o contato humano é um dos fatores mais presentes na carreira de Enfermagem, além da capacidade de trabalhar bem em equipe.

O MEC disponibiliza uma lista de competências fundamentais, que fazem parte da rotina de quem vai atuar na área:

  1. Atenção à saúde
  2. Tomada de decisões
  3. Comunicação
  4. Liderança
  5. Administração e gerenciamento
  6. Educação permanente

Novas áreas de trabalho na carreira de Enfermagem

A carreira de Enfermagem continua sendo uma das Faculdades e profissões mais buscadas entre estudantes brasileiros. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou novas especialidades. Enfermagem Esportiva, Coaching e de Estética: Conheça novas áreas de atuação do profissional de Enfermagem.

A preferência pode se explicar ela vontade de trabalhar com uma área essencial para a sociedade e de cuidado com o ser humano. E também pela ampla variedade de especializações e possibilidades de trabalho.

Essas três especialidades foram aprovadas após a solicitação de instituições e profissionais da área. A ideia é renovar as áreas de atuação conforme as próprias demandas do mercado e da sociedade, tornando o enfermeiro apto a atuar nesses espaços em constante crescimento. Quer saber um pouco mais sobre cada uma delas?

Antes, é importante entender que existem quatro grandes áreas quando pensamos no campo de atuação do profissional de Enfermagem. Assistência Direta ao Paciente, Gestão, Docência, Pesquisa e Empreendedorismo. Vale lembrar que, com os avanços tecnológicos, o mercado de saúde é um dos que tem se mantido sempre dinâmico, pedindo cada vez mais profissionais especializados.

Quais são as especialidades mais buscadas em hospitais?

Para completar, preparamos uma lista com as especialidades mais buscadas em hospitais e centros centos cirúrgicos. O enfermeiro é um profissional de extrema importância nos hospitais. Além disso, muitas vezes, é ele quem faz os primeiros atendimentos a um paciente em emergência.  E quais são essas especialidades?

  1. Enfermagem em UTI
  2. Enfermagem pediátrica e neonatal
  3. Gestão de bloco cirúrgico
  4. Enfermagem em urgência
  5. Cardiologia
  6. Nefrologia

Por fim, após concluir a graduação em Enfermagem, para exercer a profissão é preciso obter um registro profissional junto ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Vale lembrar que as especialidades mais novas, justamente por estarem em desenvolvimento e em fase de ampliação no mercado, costumam ter maiores possibilidades de trabalho.

Por fim, um bom caminho é conhecer mais a fundo cada possibilidade e se especializar em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. A dedicação ao curso nos tempos de graduação pode ser um forte aliado para quem quer entrar no mercado atual de Enfermagem. Já que ele está cada vez mais dinâmico e exigente.

Qual o preço da faculdade de Enfermagem?

Como funciona o vestibular de Enfermagem

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.