InícioDicasMercado de trabalhoComo é o dia a dia de um jornalista freelancer?

Como é o dia a dia de um jornalista freelancer?

Uma pergunta tão simples, mas com diversas respostas. Afinal, um jornalista freelancer pode atuar em uma infinidade de locais e cargos, realizar consultorias ou criar projetos, atuar como um redator ou cobrir as férias de alguém. 

Em síntese, o mundo de possibilidades e oportunidades é muito grande e, com a chegada da tecnologia mobile e da internet em fibra óptica, ficou ainda mais fácil prestar mais de um serviço ao mesmo tempo.

Antes de mais nada, saiba que o nosso texto de hoje abordará um pouco sobre como é o dia de um jornalista freelancer. Contudo, o foco será mais voltado para as mídias digitais. Fizemos esta escolha por conta desse ambiente ser bastante diversificado. Assim, permitirá ilustrar de forma mais clara as múltiplas possibilidades do mercado para as pessoas interessadas no curso de Jornalismo e para os estudantes que já estão na graduação.

Como é o dia a dia de um jornalista freelancer?

Aliás, caso você não saiba o que é um freelancer ou o significado do termo, descubra agora. Esse termo geralmente é utilizado para profissionais que realizam a sua atividade sem um vínculo formal com as empresas para as quais prestam serviço. 

Nessa mesma linha de raciocínio, a palavra se aplica a todas as profissões. Entretanto, muitas vezes a sua utilização é equivocada. Isso porque não vemos com muita frequência um médico freelancer, um enfermeiro freelancer ou similar. 

Além disso, este tipo de profissional presta serviços para qualquer empresa ou empresas, seja ao mesmo tempo ou por meio de contratos específicos. No entanto, na maior parte das vezes, os contratos são temporários.

Um leão por dia

Definitivamente, podemos dizer que ser freelancer é uma modalidade de trabalho comparada a ‘matar um leão por dia’. 

Enfim, mesmo que isso pareça exagerado, o chamado freela vai depender da prática, experiência e nível de organização deste profissional. Afinal, o mais importante é ser eficiente. Ou seja, entregar qualidade dentro do prazo.

Ao pensar em realizar um freela como jornalista, é importante levar em consideração algumas boas práticas para que este cotidiano seja vivido com postura profissional.

Resumindo, aproveite essas orientações e procure adaptá-las de acordo com a sua realidade.

Material de trabalho e equipamento

Apenas aceite uma atividade como freelancer caso você tenha os equipamentos necessários para realizar as diversas entregas que estão no contrato. Em resumo, a estrutura é um dos pilares deste tipo de prestação de serviço.

Definitivamente, sem uma boa conexão de internet, dispositivos eletrônicos e computadores com a mínima configuração necessária para o bom andamento do trabalho, os seus dias começam mal. Assim, você fica cheio de incertezas e pode comprometer o seu faturamento.

Se puder, invista tanto em hardware quanto em software. O seu dia a dia de trabalho merece e agradece.

Agenda e cronograma de trabalho

Logo após conferir se tudo está em dia, conexão e equipamentos, o jornalista freelancer deve verificar a agenda e estipular um cronograma de trabalho.

Lembre-se de que mesmo sendo um freelancer, o profissional é quem deve ser sua própria empresa. Portanto, isso nada mais é que manter a postura de trabalho corretamente. Logo, você deve ser profissional e depender da proatividade somada à organização.  

Além de realizar as suas entregas no prazo, o dia a dia exige uma rotina baseada em horários bem definidos para criação, reuniões de alinhamento, pausas para almoço, etc. Antes de mais nada, saiba que essas atitudes são básicas. Contudo, no contexto do profissional com múltiplos clientes e trabalhos, o cronograma deve ser ainda mais detalhado e cumprido à risca.

Atitude profissional

Em síntese, você como estudante do curso de Jornalismo ou vestibulando sempre deve ter uma atitude profissional para qualquer atividade de sua vida que englobe ensino ou trabalho. E isso deve ser ainda mais presente na rotina de uma pessoa que realiza trabalhos como freelancer. 

Primeiramente, uma atitude profissional começa com seus horários de dormir e despertar. Inclusive, dê atenção à forma como você se veste. Em resumo, ao fazer um freelancer de casa, 100% online e remoto, é recomendável ao jornalista se enxergar dentro de uma empresa, instituição e organização.

É muito comum as pessoas imaginarem um trabalho de freela como uma atividade fácil, sem horários e sem chefes ou gestores – o que seria perfeito para a maioria dos profissionais. 

Contudo, é o contrário disso. Isso porque quando você é o chefe, acaba tendo atribuições como planejador, financeiro, recursos humanos, atendimento e tudo o que está dentro do escopo do job (contrato). Assim, são demandadas postura profissional e multitarefa.

Um pró e um contra da atividade freelancer

Realmente,‘não existe almoço grátis’ no fazer do jornalista freela. Logo, ser dono do próprio tempo e negócio requer comprometimento e disciplina. Além disso, qualquer vacilo no dia a dia pode comprometer o trabalho. Um dos contras da profissão é a questão da ausência de segurança e estabilidade, o que é oferecido pelos empregos formais. Entretanto, isso não é garantia de que um mês depois você estará empregado.

Já um dos prós da atividade de freelancer em comunicação e jornalismo é a grande variedade de trabalhos que você pode realizar: redator, revisor, repórter, assessoria de imprensa, criador de conteúdo para as diversas redes sociais existentes, UX Writer e outras dezenas de posições presentes no mercado atual. Enfim, existe um mundo de possibilidades e contratos. Sem falar que você pode se dedicar para mais de um cliente. Consequentemente, a chance de ter bons ganhos é bastante concreta.

Liberdade de atuação, incertezas, carga horária flutuante e grande possibilidade de diversificar os conhecimentos. Tudo isso faz parte na hora de optar por esse tipo de trabalho. Portanto, sempre é bom analisar tudo ao seu redor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.