Como empreender em Agronomia

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Kaboompics no Pexels.

Conheça nossas dicas para empreender em Agronomia, setor que movimentou mais de 1 trilhão de reais no Brasil em 2019.

Hoje em dia, empreender é uma atividade cada vez mais comum, independente da área de atuação. Em resumo, há setores que são mais aquecidos e outros menos. Porém, é sempre uma boa oportunidade de negócio. Afinal, quem não quer ser dono do próprio empreendimento e investir em um setor lucrativo, não é mesmo?

Nesse sentido, para você que busca entrar no mercado de trabalho de Agronomia e entender um pouco mais sobre como empreender nesse setor, esse conteúdo é para você. Hoje separamos algumas dicas de como empreender em Agronomia, área que corresponde a mais de 30% do PIB brasileiro. Confira mais detalhes aqui.

Antes de mais nada, tenha em mente que mesmo se tratando de um mercado bem tradicional e conservador, a necessidade da modernização e da tecnologia é bem evidente. Em resumo, as transformações tecnológicas permitem que as empresas e os profissionais consigam se manter bem competitivos perante ao mercado. Portanto, já pensou em quantas oportunidades não aparecem todos os dias? 

Empreendedorismo e Agronomia

Primeiramente, você deve entender bem o significado do termo empreendedorismo. Logo, segundo a Endeavor, rede formada por empreendedoras e empreendedores, o empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo. Leia mais aqui

Em outras palavras, é saber identificar oportunidades de negócios e investir nessa área, transformando a economia e as atividades relacionadas. Sendo assim, no mercado de Agronomia não seria diferente. Contudo, você deve ter bastante cuidado antes de começar a empreender, pois você deve estudar bastante e planejar com bastante cautela.

Dicas de como empreender em Agronomia

Escolha a área de atuação

O setor de Agronomia possui várias áreas. Em resumo, ele não é restrito somente ao cuidado de solos. Assim sendo, separamos abaixo  algumas das principais áreas de atuação de um agrônomo. Confira:

  • Engenharia agrônoma;
  • Vigilância sanitária;
  • Gestão rural;
  • Indústria de alimentos;
  • Zootecnista;
  • Gestão de agronegócios;
  • Melhoramento de solos;
  • Fitotecnia;
  • Biotecnologia;
  • Sustentabilidade ambiental;
  • Pesquisador;
  • Ensino;
  • Terceiro setor.

Logo, já deu para perceber que as opções são muitas e, à primeira vista, tomar uma decisão pode ser difícil. Porém, essa decisão não precisa ser tão difícil assim. Então, estude bastante sobre cada setor e defina aqueles que você possui maior afinidade. Dessa maneira, você precisará aprofundar todo o seu conhecimento na área escolhida para estar apto a enfrentar os desafios do dia a dia. 

Determinar foco do seu empreendimento

Antes de abrir o seu negócio, você deve ter em mente qual tipo de serviço ou produto você irá fornecer. Em vista disso, muitas pessoas ficam “presas” nessa etapa, porque não sabem qual será melhor a escolha ou não se sentem preparadas para tomar essa decisão. Por isso, você deve saber qual vai ser o ramo da sua atividade.

Por exemplo, no setor de Agronomia, você irá querer abrir uma empresa de fornecimento de insumos agrícolas? Ou talvez uma empresa de equipamentos para o campo e pecuária? Ou quem sabe até desenvolver um laboratório de desenvolvimento genético para sementes? Viu só, as possibilidades são muitas.

Logo, procure decidir qual será o foco do seu empreendimento antes de seguir os próximos passos.

Pesquisar o mercado

Após decidir qual é o propósito do seu negócio, chegou a hora de pesquisar mais sobre o mercado. Afinal, você não quer investir em um mercado nada promissor, não é?

Então, separe bastante tempo porque essa etapa é muito importante para o seu empreendimento, pois ela é crucial para o seu sucesso. Em resumo, faça várias pesquisas de mercado e colete o máximo de informações que você precisa antes de tomar qualquer decisão. 

O governo brasileiro disponibiliza vários órgãos oficiais que irão te auxiliar nessa jornada, conheça alguns: 

Por fim, utilize todas as ferramentas disponíveis para conhecer bem o mercado e o setor que você deseja ingressar. 

Converse com especialistas

Outro fator muito importante que você deve ter em mente para empreender em Agronomia, é a ajuda que outros profissionais e especialistas podem te fornecer. Por isso, converse com quem já trabalha na área.

Caso você não conheça ninguém que atue no ramo escolhido, tente procurar por profissionais na internet. Assim sendo, você conseguirá tirar todas as suas dúvidas, converse muito com eles e tente entender como é o dia a dia da empresa e os principais desafios. Além disso, tente absorver todo o tipo de ajuda, você precisa entender muito bem como funciona o setor e as atividade exercidas. 

A tecnologia é uma ótima aliada

A tecnologia chegou com tudo no mundo inteiro e mudou os hábitos de todos. Dessa forma, o setor de Agronomia não escaparia dessa revolução tecnológica. Em outras palavras, o grande crescimento do Agronegócio no Brasil foi causado pelo avanço tecnológico. Além do mais, a velocidade da utilização da tecnologia no setor cresce cada dia a mais, resultando no aumento da produtividade nos setores da Agronomia.
Segundo a revista Campos e Negócios, as principais tendências tecnológicas em 2021 são:

  • Inteligência Artificial e Machine Learning
  • Equipamentos autônomos
  • Internet das Coisas e Edge Analytics
  • Drones e sensores
  • Aplicações mobile

Confira mais detalhes aqui

Cuidado com os desafios para os próximos os anos

Para finalizar, não podemos deixar de citar os desafios e dificuldades dos setores da Agronomia para os próximos anos. Dessa forma, você precisa ficar atento quais podem ser as grandes dificuldades que podem ser prejudiciais para o seu negócio. Conheça alguns fatores que você deve ficar de olho:

  • Condições climáticas;
  • Preocupações com o meio-ambiente;
  • Mudanças de comportamentos da sociedade;
  • Êxodo rural e urbano;
  • Recursos hídricos.

Agora que você descobriu quais são os passos para empreender em Agronomia, você já pode começar a entender se é essa a graduação perfeita para você. Afinal, temos certeza que após entender como é o curso e o perfil do aluno de Agronomia, será mais fácil tomar essa decisão.

Separamos algumas notícias que podem te ajudar, olha só:

O que faz um agrônomo?

Matérias da Faculdade de Agronomia

Saiba quanto ganha um agrônomo

Descubra as principais áreas em Agronomia

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.