Como empreender em Engenharia Civil

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Skitterphoto no Pexels.

A graduação de Engenharia Civil se manteve no topo das profissões mais desejadas e procuradas no mercado brasileiro. Segundo os  resultados do Censo da Educação Superior de 2019, o curso manteve-se entre os 10 maiores cursos de graduação, tanto na modalidade presencial quanto no ensino à distância. Confira o Censo completo aqui

O favoritismo do curso de Engenharia Civil se deve pela sua diversidade. Dessa forma, o curso oferece muitas oportunidades de atuação no mercado brasileiro. Logo, o engenheiro civil pode escolher, dentre diferentes opções, qual área ele deseja seguir.

Dentre as opções, muitos engenheiros civis se deparam com a possibilidade de empreender em Engenharia Civil, e o negócio não precisa estar ligado somente ao ramo da construção civil. Afinal, existem opções para diferentes áreas e tipos de perfis profissionais.

Sendo assim, se você quer saber como empreender em Engenharia Civil, você está no lugar certo. Confira abaixo nossas dicas!

Escolha seu nicho de atuação

Antes de mais nada, você precisa ter em mente em qual área de Engenharia Civil você irá focar. Essa parte pode ser um pouco difícil, pois há vários setores de atuação. Então, prepare-se para dedicar bastante tempo em conhecer cada área. Sendo assim, nós separamos algumas das principais áreas de atuação de um engenheiro civil:

  • Construção Civil;
  • Geotecnia;
  • Saneamento básico  e tratamento de resíduos;
  • Infraestruturas dos sistemas de transportes;
  • Estrutura;
  • Hidráulica;
  • Gerenciamento de projetos e obras.

Qual será a modalidade de negócio?

Ao resolver empreender em Engenharia Civil, você deve responder algumas perguntas chaves, como: Você deseja trabalhar com o que? Quais serviços você irá realizar? Quais são as vantagens e as desvantagens de cada área? Então, logo depois de decidir o setor de atuação, é necessário definir qual vai ser a modalidade do seu empreendimento. 

Além disso, não esqueça de sempre escolher uma modalidade que você possua bastante afinidade. Afinal, você irá dedicar muito do seu tempo no seu negócio. Não adianta atuar em algo que dê bastante retorno financeiro e você detestar, não é verdade? 

Investimento

O planejamento financeiro do seu negócio em Engenharia Civil é uma das etapas mais importantes do seu futuro como empreendedor. Em outras palavras, ele será essencial para a elaboração e implementação do seu orçamento. Além disso, por meio dele você conseguirá definir suas metas e ter uma noção das possibilidades futuras de acordo com os objetivos da sua empresa.

Portanto, nessa parte você deve entender bem de finanças, principalmente em relação ao capital de giro, que será utilizado para o pagamento de contas ou investimentos no futuro. 

Plano de negócios

O plano de negócios é fundamental para qualquer tipo de empresa ou negócio, por meio dele o engenheiro civil consegue determinar e escolher os objetivos e as estratégias do empreendimento. Além disso, o plano de negócios irá aprofundar todos os recursos, estudos e planejamentos necessários para validar o negócio, sem correr muitos riscos e aproveitando as oportunidades que o mercado oferece. 

Em resumo, o plano de negócios de um empreendimento em Engenharia Civil deve ter diversas análises e dados. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Descrição da empresa;
  • Missão, visão e valores;
  • Análise de cenários possíveis;
  • Análise de mercado de Arquitetura;
  • O perfil dos clientes e dos públicos-alvos;
  • Análise da concorrência;
  • Plano de marketing;
  • Planejamento financeiro.

Não esqueça: essa parte é super importante para determinar como o seu empreendimento em Engenharia Civil irá se desenvolver. Afinal, ter todos os pontos bem alinhados irá oferecer uma base super sólida para o seu negócio.

Escolha uma boa equipe

Não importa se você irá abrir um escritório ou uma empresa, você precisará de uma ótima equipe para construir o seu empreendimento. Em resumo, o sucesso do seu negócio vai depender dos seus funcionários e equipe. Por isso, tenha em mente que possuir times motivados e eficientes afeta diretamente a produtividade e o sucesso do seu empreendimento. 

Logo, escolha um grupo disposto a trabalhar com grandes propósitos e que traga valores únicos para a sua empresa. Além disso, você deve apresentar ótimos skills de liderança, sempre escutando, auxiliando e guiando a todos colaboradores. 

Fique de olho no mercado

Outro fator muito importante para empreender em Engenharia Civil, é sempre ficar de olho nas constantes mudanças no mercado e sempre se adaptar a elas. Nesse sentido, você precisa ficar atento a tudo o que está acontecendo, como as últimas tendências, tecnologias novas, novas normas ou leis, entre outros fatores. 

As principais tendências do empreendedorismo na Engenharia Civil

O mercado de Engenharia Civil pode acompanhar o desenvolvimento econômico de um país. Então, tendo em vista o cenário brasileiro, a Engenharia Civil sofre com altos e baixos com uma certa frequência. Em outras palavras, há setores que sofrem ciclos de valorização e outros de desvalorização. Então, algumas atividades podem ser mais bem vistas pelo mercado do que outras. Pensando nisso, separamos algumas das principais tendências do empreendedorismo na Engenharia Civil. Confira:

Consultoria

Tipo de serviço bem requisitado nos últimos anos, por meio dele são realizados estudos de redução de custos, promoção de mudanças, eficiência dos negócios e implementação de ferramentas.

Reforma

Há uma grande tendência na reforma de ambientes, sempre buscando implementar melhorias e modernizar o local. Além disso, atualmente há uma grande procura reformas sustentáveis. 

Projetos residenciais

A pandemia pode ter prejudicado o setor de construção residencial, porém essa área já mostra grande reação frente aos efeitos da crise, e já apresenta grandes sinais de crescimento. Logo, é uma ótima oportunidade para empreender nesse setor.

Franquias de construção civil

Que tal investir em uma franquia de sucesso? Uma das principais vantagens desse modelo de negócio é não precisar se preocupar em criar um nome para a sua empresa. Afinal, ao escolher uma franquia já bem estabelecida, você não precisará construir uma reputação para o seu empreendimento. Então, essa pode ser uma ótima oportunidade de investimento. 

Ficou interessado em como empreender na Engenharia Civil? Confira alguns links de matérias sobre esse ramo para você que deseja seguir carreira nesta área. 

Faculdade de Engenharia Civil:Tudo o que você precisa saber.

Bolsa de Estudo para Engenharia Civil: Conheça as suas opções.

Vestibular para Engenharia Civil: Como funciona.

Engenharia Civil: Conheça as melhores faculdades.

Faculdade de engenharia Civil: Quanto custa?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 4

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.