InícioGraduaçãoEngenhariaComo empreender na Engenharia Mecânica

Como empreender na Engenharia Mecânica

Primeiramente é importante destacar que a Engenharia Mecânica é uma área em crescimento. Segundo dados da pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, o Brasil teve uma demanda de 1,15 milhão de engenheiros mecânicos até 2020. Igualmente, pesquisas do CAGED, de 2021, indicam uma expansão: 75% de contratações formais com carteira assinada. Apesar de haver muitas oportunidades na área, não se pode descartar a possibilidade de empreender na Engenharia Mecânica, seja para profissionais recém-formados ou já consolidados na carreira.

Sem dúvida, a área de Engenharia Mecânica é bem ampla. Esses profissionais podem atuar em vários setores, entre eles indústrias aeronáuticas, automotivas, metalúrgicas, siderúrgicas e petroquímicas. Mas, se empreendedorismo em engenharia mecânica é uma das opções que você cogita, continue na leitura deste post e saiba mais informações para descobrir essa possibilidade.

Como começar a empreender na Engenharia Mecânica

De antemão, vale destacar que o profissional formado em Engenharia Mecânica só está habilitado a exercer funções por meio do registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Ou seja, o registro profissional permite aos engenheiros mecânicos atuarem de forma regulamentada por leis federais, junto ao Ministério do Trabalho. Estar habilitado pelo CREA garante que o trabalho em engenharia mecânica seja fiscalizado, evitando riscos a todos. 

Conforme regulamentado por lei, após concluir o curso de Engenharia Mecânica, os graduados devem comparecer ao CREA, da região em que moram. Então, basta levar o diploma ou a declaração de conclusão do curso, histórico escolar e demais documentos de identificação. Depois disso, os engenheiros mecânicos recebem um documento que os habilita nacionalmente. 

Definitivamente os profissionais que se formam em Engenharia Mecânica tem uma visão estruturada, em especial no que diz respeito à resolução de problemas. Isso porque, além das disciplinas mais técnicas, eles também estudam assuntos relacionados à gestão e processos. Então, de certa forma engenheiros mecânicos já são empreendedores natos!

Então, seja com intuito de ter uma melhor remuneração ou conquistar independência na carreira, diversos profissionais dessa área decidem abrir seu próprio negócio. Sendo assim, se você também pretende seguir esse caminho, veja algumas possibilidades para empreender na Engenharia Mecânica:

Consultorias

De forma geral os engenheiros mecânicos podem atuar de duas formas no ramo de consultorias: sendo microempreendedor individual (autônomo) ou abrindo uma empresa. Nesses dois casos, os profissionais podem trabalhar com elaboração de laudos de viabilidade técnica para gerenciamento e supervisão de projetos, logística dos projetos, planejamento conceitual, entre outras atribuições. 

Sendo assim, os engenheiros mecânicos vão emitir pareceres e relatórios, e não gerenciar a execução dos projetos. Ou seja, o objetivo do profissional é apresentar alternativas para determinados problemas dos projetos – uma espécie de gestão de crise. Dessa maneira, a remuneração para consultores em Engenharia Mecânica é bem interessante, podem chegar em média à R$ 6 mil, por projeto. 

Franquias

Esse mercado é interessante, tendo em vista o crescimento. Por exemplo, só em 2019 houve expansão de 5,1% no número de franquias e de 6,9% no faturamento dessas empresas. No entanto, é preciso lembrar que esse tipo de negócio, na maioria das vezes, precisa de um investimento financeiro um pouco alto, levando em conta em especial os equipamentos. 

Por exemplo, uma opção são as unidades de grandes redes de serviços de mecânica automotiva. Dessa forma, os profissionais não se arriscam em criar um negócio “novo”, mas utilizam um modelo já consolidado. Além disso, nas franquias, os empreendedores têm acompanhamento técnico, de marketing e até de treinamentos do franqueador. 

Startups

Segundo dados da StartupBase – que concentra informações sobre esses empreendimentos – o mercado é promissor, com um aumento de 26,75%, só em 2020. Afinal, o que é esse termo? É como definimos as empresas jovens ou recém-criadas, com grandes possibilidades de crescimento. Em síntese, as startups entram no mercado no intuito de buscar capital e utilizam tecnologias digitais para crescer e buscar financiamento. 

Nesse sentido, a startup “Dona Meu Destino”, criada por estudantes de várias áreas de engenharia, entre elas mecânica, da Universidade de Brasília – Unb é um exemplo de como empreender na área. A empresa tem como objetivo “capacitar mulheres em áreas predominantemente masculinas e incentivar mudança de hábitos e pensamento”. A startup já ensinou conceitos de mecânica básica para mais de mil alunas. 

Primeiros passos para abrir um negócio em Engenharia Mecânica

Antes de empreender em qualquer carreira é preciso entender mais sobre o que é empreendedorismo. Em síntese, vamos usar a definição do Sebrae: “empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas”. 

Nesse sentido, é preciso ter em mente que não basta querer empreender. Sendo assim, é preciso saber as decisões e riscos que essa ação envolve. Portanto, ser empreendedor é decidir, realizar, tentar e ir atrás do que se quer. 

Todavia, é importante responder algumas questões para saber se esse é o seu perfil: 

  • Gosta de pesquisar e entender como grandes empreendedores começaram suas carreiras?
  • Tem disposição para estudar, pesquisar e trabalhar em prol da sua ideia?
  • Busca leituras e cursos que possam agregar conhecimento à sua área o tempo todo?
  • Você é um misto de paixão e pé no chão, na medida certa, para não se decepcionar nem ser pessimista demais com as possibilidades?

Agora, se você respondeu positivo para a maioria dessas perguntas, você já tem os primeiros passos para empreender. 

Dicas de como empreender 

Segundo dados do IBGE, 80% das micro e pequenas empresas acabam antes de completar um ano. Além disso, cerca de 60% das empresas fecham com menos de cinco anos, exatamente no período em que esses empreendimentos deveriam ganhar sustentabilidade e retorno financeiro. 

Nesse sentido, o Sebrae, que é referência em empreendedorismo no Brasil, tem diversas consultorias para futuros empreendedores. Assim, se você consultar os informativos da entidade, vai encontrar algumas dicas para quem deseja empreender de forma segura: 

  • Pesquise o mercado e as concorrências;
  • Veja se a sua ideia empreendedora é viável;
  • Monte um plano de negócios; 
  • Faça um planejamento financeiro; 
  • Invista em marketing para alavancar sua ideia; 
  • Se você vai montar um negócio que necessita de espaço físico, é importante pesquisar a localização; 
  • Pesquise sobre os procedimentos burocráticos para empreender. 

Agora que você já sabe o que é empreender e de forma resumida, como fazer isso de forma segura. Finalmente está na hora de saber como empreender na área de Engenharia Mecânica. 

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.