InícioDicasMercado de trabalhoComo ganhar dinheiro com Devops?

Como ganhar dinheiro com Devops?

Antes de tudo, é preciso saber, primeiramente, o que é um Devops. O nome pode parecer bem diferente, mas a funcionalidade desse segmento é bastante conhecida, mesmo que de uma forma um pouco diferente. Assim, Devops nada mais é que a junção entre os termos em inglês development (Dev) e operations (ops).

A princípio, o Devops é uma rede de integração entre duas áreas que atuam conectadas, porém, ainda apresentam barreiras durante a comunicação. Em resumo, são os desenvolvedores e operadores de TI que trabalham em conjunto em uma empresa. Entretanto, a comunicação entre os dois ramos é escassa, o que gera problemas. 

Agora que você já sabe o que é Devops, vamos ver as diferentes formas de ganhar dinheiro atuando nessa área. 

Como ganhar dinheiro com Devops?

Primeiramente, para ganhar dinheiro com Devops é preciso atuar como profissional da área. Desse modo, o profissional do ramo pode atuar na área tecnológica de diversas empresas. Por exemplo, em uma empresa do segmento tecnológico ou captando clientes de diversas áreas. Além disso, o trabalhador de Devops pode operar no desenvolvimento de sistemas e na infraestrutura tecnológica.

A média salarial de um profissional desse segmento em início de carreira é de R$2.500,00. No entanto, o valor pode chegar até a R $5.000,00. Em níveis mais avançados, essa média sobe ainda mais.  

Por outro lado, sua atuação não se limita às empresas de tecnologia. Esse profissional, por exemplo, também pode atuar de forma autônoma. Ou, até mesmo iniciar o seu próprio negócio.

Assim, por se tratar de uma área relativamente nova no mercado de trabalho, a chance de alavancar a carreira é bem maior. Isso porque há uma certa escassez de profissionais, portanto o salário pode aumentar gradativamente e de maneira rápida. 

Integrar para ganhar dinheiro com Devops

De antemão, uma das preocupações principais do profissional é realizar a integração e a boa comunicação entre os segmentos da empresa. Isso é para que não haja nenhuma divergência ou barreira atrapalhando o desenvolvimento da mesma. 

Por esse motivo, o Devops atua diretamente de forma colaborativa com outros segmentos. Nesse meio, pode agilizar todo o trabalho, pois, dessa forma, consegue evitar que erros aconteçam. 

Assim, com o acesso à informação de forma mais facilitada, todas as demandas e seus possíveis problemas podem ser solucionados com mais rapidez. Ademais, há um desempenho mais avançado. Portanto, o trabalho do Devops é facilitar a chegada dessas informações, transformando essa eficiência em vendas para a empresa. 

Além disso, implantar a automatização de tarefas é outra forma do Devops atuar dentro da empresa. Uma maneira de fazer isso é realizando a mesma atividade diversas vezes. Assim, revisar constantemente o que está sendo feito e como isso está ocorrendo. 

A equipe, sob supervisão do Devops, trabalhará dessa forma a fim de garantir bons resultados para o serviço, empresa e clientes. Ao invés de focar apenas na criação de novos métodos e funcionalidades, é importante, antes de tudo, melhorar e aprimorar o que já está sendo feito. 

Mapear e simplificar para ganhar dinheiro com Devops

Nesse sentido, para melhorar é preciso realizar o mapeamento de todo o processo de trabalho. Dessa forma, o profissional enxerga as ações que costumam apresentar falhas e as que dão certo, mantendo um padrão e automatizando o serviço.

Imediatamente, após a automatização das atividades, o Devops poderá atuar na simplificação e na otimização dos processos nas áreas de desenvolvimento tecnológico e suas operações. Assim, torna o trabalho menos burocrático, tomando menos tempo. E, mais uma vez, tornando o processo mais eficiente. 

Mesmo depois de todos esses processos, a empresa não pode deixar a prestação de serviço do Devops de lado. Isso porque há ainda outros segmentos a serem melhorados. Por exemplo, a modernização da equipe de TI, que pode ser aplicada com maior agilidade se todas as etapas anteriores estiverem funcionando perfeitamente. 

Como foi visto anteriormente, o ramo da área de Devops é um pouco limitado ainda, pois, trata-se de uma nova profissão. No entanto, mesmo sendo uma novidade, já são grandes as atribuições, visto que os profissionais desse segmento atuam em partes segmentadas do TI.

Enfim, agora que você já sabe exatamente como um funcionário qualificado para trabalhar como Devops faz em sua área de atuação e quanto custa em média a remuneração para o trabalhador, saiba o que você precisa para se tornar um habilitado em Devops. 

Como se tornar um profissional de Devops?

Primeiramente, como você irá atuar diretamente com o setor de TI, é crucial que goste e entenda um pouco dessa área. Não é necessário ser um expert, mas isso, com certeza, será um grande diferencial. 

Caso você não conheça nada de TI e, mesmo assim, ficou interessado, não se preocupe. Já existe o curso técnico em DevOps. Alguns centros educacionais disponibilizam tanto em formato presencial quanto de ensino a distância (EAD).

Nesse sentido, a Unopar, por exemplo, disponibiliza o tecnólogo. Assim, após quatro semestres, você estará apto para atuar na área. Ademais, em algumas cidades há a opção de realizar na modalidade presencial ou EAD. 

Por outro lado, na Anhanguera, o curso técnico é disponibilizado apenas na modalidade EAD. Entretanto, apresenta a mesma quantidade de semestres. O ingresso no curso, por sua vez, pode ser realizado através do vestibular online.

Frequentemente, independente de onde o curso seja aplicado, a grade curricular é basicamente a mesma. Todas estudam os conceitos básicos da computação, algoritmos, programação estruturada, análise de sistemas, modelagem de sistemas, arquitetura dos computadores, software, organização de computadores, projeção de software, distribuição de redes e sistemas, entre diversas outras disciplinas que englobam conteúdos de TI. 

Afinal, Devops é a carreira do futuro?

A princípio, é comum que as empresas apresentem uma evolução tecnológica. Isso significa que o campo de Devops tende a crescer exponencialmente. 

Como vimos anteriormente, o Devops é responsável por manter o equilíbrio entre os setores de TI.  Sua atuação foca no trabalho de harmonização e equilíbrio da comunicação entre os funcionários. Dessa forma, otimiza o funcionamento e o tempo da empresa. 

Nesse sentido, é esperado que com o passar do tempo as empresas implementem essas funcionalidades aos poucos, dando início aos projetos menores de TI e crescendo gradativamente junto com o trabalho de evolução e comunicação do Devops. 

Por fim, é importante destacar que, apesar de ser uma carreira relativamente nova, apresenta uma evolução e rentabilidade cada vez maior. 

Assim, quanto mais rápido você começar a se qualificar e a pegar experiência, melhor será futuramente. Suas possibilidades de remuneração serão maiores. Desse modo, seu tempo de experiência e habilidades na área serão um diferencial para os novos técnicos. 

Ficou interessado? Não perca tempo e continue lendo sobre qual a duração do curso de Devops.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.