InícioDicasConfira 5 cursos para quem gosta de ajudar pessoas

Confira 5 cursos para quem gosta de ajudar pessoas

Existem indivíduos que demonstram as habilidades necessárias para ajudar as pessoas desde pequenos. Dessa forma, em muitos setores da sociedade, essa aptidão é vista como um dom. Contudo, mais que um talento, é preciso paciência, atenção e carinho para cuidar do próximo.

Portanto, além de uma habilidade importante, auxiliar outras pessoas na sociedade pode ser uma ação de voluntariado ou mesmo uma carreira. É possível escolher uma profissão seguindo os princípios da ajuda e amor ao próximo.

Dessa forma, existem profissões que permitem ao especialista ajudar uma pessoa a curar uma doença, aprender a ler, auxiliar na cura de um transtorno mental e até mesmo a permanecer ao lado de um paciente terminal em seus últimos momentos de vida.

Por isso, este artigo trará cinco profissões que têm como princípio de atuação a ajuda ao próximo. Além disso, são profissões rentáveis para o profissional e de sucesso no mercado de trabalho.

Se você quer conhecer quais são essas profissões, está no lugar certo! Continue a leitura desse artigo e descubra se uma dessas profissões de ajuda ao próximo é para você.

Gerontologia

A primeira profissão da lista de trabalhos voltados para a ajuda ao próximo é a Gerontologia. Aqui, o profissional é responsável pelos processos do envelhecimento e embarca em todos os âmbitos da vida dos pacientes. Por exemplo, nas dimensões biológicas, sociais, psicológicas e  espirituais. Portanto, o profissional especialista em Gerontologia busca que a transição para a terceira idade ocorra da melhor maneira e  com o maior nível possível de funcionalidade para o idoso.

Ainda é responsabilidade do gerontólogo oferecer apoio e assegurar a participação ativa do idoso nesse processo, sempre que for possível. Sobretudo, a prática tem como prioridade a dignidade da pessoa, o respeito aos direitos e as diretivas antecipadas da vontade. Além de sempre visar pela melhoria na qualidade de vida e da morte dos pacientes.

Dessa forma, para se formar um profissional de Gerontologia, é preciso concluir um Curso Superior de Tecnologia. A graduação conta com o período de dois anos e, após a conclusão, o estudante receberá um diploma de tecnólogo na área.

Serviço Social

O assistente social também entra na lista de profissões cujo intuito é ajudar as pessoas. Dessa forma, o assistente social é responsável por promover o bem-estar coletivo e integrar todas as pessoas à sociedade. Além disso, estão entre os princípios da formação os direitos humanos e a garantia do acesso pela população às políticas sociais como educação, saúde, moradia e previdência social.

Então, esse profissional tem como foco defender as crianças, adolescentes e pessoas que têm seus direitos violados ou estão em situação de vulnerabilidade social. Caso tenha vontade de trabalhar na área, é preciso se graduar na faculdade de Serviço Social. Logo, o curso é um bacharelado com duração de quatro anos.

Além disso, a graduação ainda conta com matérias comuns aos cursos de Humanas. Porém, outras são específicas para a área de atuação do profissional, como a Educação Inclusiva e as Bases das Políticas Sociais.

Psicologia

O psicólogo também é um profissional importante na ajuda às pessoas, contribuindo com a melhora na qualidade de vida. Por isso, o profissional de Psicologia é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, além de tratar distúrbios emocionais e de personalidade.

Desse modo, o psicólogo é apto a analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais dos pacientes. O profissional ainda possui o intuito de ajudar a identificar as causas dos problemas e a melhorar os comportamentos inadequados.

Para se tornar um profissional da área, é preciso que o estudante se forme na faculdade de Psicologia. Vale ressaltar que a graduação é do nível superior, modo bacharelado, com duração média de 10 semestres, o equivalente a cinco anos.

Durante o período da formação, o estudante aprenderá técnicas de observação e análise do comportamento humano. Ou seja, o curso tem o objetivo de propor tratamentos e intervenções que busquem o bem-estar mental dos pacientes.

O profissional formado em Psicologia ainda poderá escolher trabalhar na área educacional, como, por exemplo, em escolas e universidades, ou na institucional, no setor de RH das empresas. Por fim, ainda poderá exercer a profissão na área da Psicologia Esportiva, Hospitalar ou Clínica.

Enfermagem

Os profissionais de Enfermagem têm como intuito básico da profissão cuidar dos pacientes e ajudar as pessoas – principalmente quando essas estão em situações delicadas de saúde. Além disso, o enfermeiro garante o direito básico à saúde e os cuidados com a vida.

Dessa forma, o enfermeiro tem as habilidades para auxiliar na prevenção, promoção de saúde e restabelecimento da saúde dos pacientes Os profissionais ainda trabalham em parceria com outros profissionais do setor, como, por exemplo, médicos, fisioterapeutas e terapeutas.

Vale lembrar que o profissional da área da Enfermagem poderá exercer a função em clínicas, centros de medicina e hospitais. O profissional ainda poderá escolher trabalhar no cuidado de pacientes acamados em casas de repousos ou residenciais.

Por isso, para se tornar um profissional formado na área da Enfermagem, é preciso que o estudante passe pela faculdade específica da área. O curso de Enfermagem é considerado da área de Ciências Biológicas e da Saúde. Contudo, conta com um vasto campo de atuação e, por isso, oferece disciplinas de Psicologia, Ciências Humanas, Administração e Sociologia.

Educação Especial

Como todo professor, o profissional especializado na área de Educação Especial tem o intuito de ajudar as pessoas a se desenvolverem. Por isso, estão entre os objetivos do professor de Educação Especial a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas no ensino. O modelo de ensino é voltado para pessoas com alguma deficiência física ou intelectual.

O profissional é responsável por ensinar o estudante a garantir a escolarização do público-alvo — formado por alunos com deficiências, com transtornos do desenvolvimento ou com altas habilidades e superdotação. As técnicas ensinadas durante a formação seguem pedagogias e metodologias de ensino específicas para área. A Educação Especial ainda busca dar condições de acesso ao ensino para pessoas com deficiência, seja em escolas regulares ou escolas especiais. O atendimento aos alunos pode ser individual ou inclusivo, com outras crianças.

Caso tenha vontade de ingressar na área, a formação em Educação Especial é encontrada tanto como graduação quanto como pós-graduação. No caso da graduação, o curso é oferecido como licenciatura e tem duração de quatro anos.

Então, o que achou das profissões cujo intuito é ajudar as pessoas? Concorda com todas ou incluiria outras nas listas? Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.