As principais áreas da Psicologia

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Alex Green no Pexels.

Quando falamos sobre o curso de Psicologia, é normal as pessoas acharem que a profissão do psicólogo se limita somente a atendimentos em clínicas e consultórios. Mas, saiba que a psicologia vai muito além disso!

Nós sabemos que a Psicologia é responsável por analisar todas as áreas do comportamento do ser humano. Tendo em vista que uma das principais funções do psicólogo é realizar diagnósticos e a prevenção de doenças e distúrbios mentais.

Nos últimos anos, o campo de atuação da Psicologia vem se ampliando cada vez mais, há demanda por psicólogos tanto no setor público quanto no setor privado. Afinal, isso torna o curso de Psicologia um dos grandes favoritos dos brasileiros. Segundo os dados divulgados pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o curso encontra-se em sexto lugar entre os 10 cursos de graduação mais concorridos. Descubra com mais detalhes aqui.

Se você planeja fazer parte desse universo, esse post é para você! Nós iremos detalhar quais são as principais áreas de atuação da Psicologia.

Vamos lá?

Psicologia Clínica

Uma das áreas mais conhecidas da Psicologia, ela é responsável pela análise psíquica e comportamental de um indivíduo. Nesse sentido, esse ramo elabora estudos, diagnósticos e tratamento de problemas psicológicos e psíquicos. Para tal fim, essa área utiliza diversos métodos, entre eles, entrevistas, testes, dinâmicas em grupo, etc.

Psicologia do trabalho

Ramo da psicologia que analisa o indivíduo no ambiente de trabalho. Em outras palavras, essa área está ligada ao nível de produção e rendimento da pessoa no ambiente organizacional. Além de proporcionar atividades que auxiliam no desenvolvimento profissional de cada funcionário. Portanto, é por meio desse ramo da Psicologia, que importantes empresas e organizações elevam seus desempenhos competitivos.

Psicologia Educacional

Esse ramo da psicologia é voltado para os processos de aprendizagem e ensino. Por meio dela, há uma melhoria nos métodos de ensino, tanto do ponto de vista do aluno quanto do ponto de vista da instituição de ensino. As atividades desse setor são várias, entre elas destacam-se:

  • Estratégias educacionais;
  • Análise das mudanças de comportamento de alunos;
  • As capacidades de aprendizagem;
  • Auxílio aos professores nas salas de aula.

Psicologia do esporte

Área da Psicologia que realiza estudos sobre os comportamentos de pessoas que se dedicam ao esporte e ao exercício físico. O objetivo da Psicologia do esporte é compreender os fatores da mente que influenciam o desempenho físico do atleta. Além disso, ela também compreende a análise do desenvolvimento emocional e da saúde de um indivíduo ao praticar atividades físicas.

Psicologia da saúde

Setor da Psicologia que auxilia na manutenção da saúde, visando melhor compreender as questões que afetam a saúde humana. Em outras palavras, ela tem como objetivo a utilização da psicologia no desenvolvimento e tratamento da saúde dos pacientes, investigando a causa, o tratamento e o diagnóstico de doenças e distúrbios.  Ainda mais, ela auxilia na melhoria do sistema de política da Saúde.

Psicologia do trânsito

Área da Psicologia e das ciências biológicas que analisa o comportamento dos condutores de trânsito. Os psicólogos do trânsito estudam como motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres se comportam no dia a dia.  Os comportamentos mais analisados são:

  • Atenção;
  • Orientação espacial;
  • Memória;
  • Visão;
  • Reconhecimento e interpretação de símbolos;
  • Resposta a estímulos externos;
  • Orientação para ação.

Portanto, há um complexo estudo comportamental sobre diferentes fatores que comprovam as diferentes reações do ser humano no trânsito.

Psicologia Hospitalar

A Psicologia Hospitalar é a área voltada para a atuação dentro dos hospitais e outras  instituições de saúde. Em suma, essa área realiza o acompanhamento de quadros complexos  de doenças, cirurgias de risco, diagnósticos atípicos, entre outros. Por consequência, esses fatores podem ocasionar distúrbios psicológicos que exigem acompanhamento profissional. Além disso, o psicólogo hospitalar presta todo o apoio necessário aos profissionais de saúde, aos enfermos e, também, aos familiares.

Neuropsicologia

Esse ramo da Psicologia é uma combinação entre a Neurologia e a Psicologia. Isto é, ela realiza o estudo minucioso do sistema nervoso em conjunto com a análise comportamental do ser humano. Os principais campos de estudo são:

  • Atenção;
  • Memória;
  • Comportamento;
  • Emoções;
  • A habilidade de compreensão.

Psicologia Social

A Psicologia Social oferece os estudos das relações dos indivíduos com a sociedade, por meio dela comportamentos sociais são analisados e estudados. Em outras palavras, ela busca conhecer como um indivíduo se comporta em determinado grupo social. Um de seus grandes pilares é, que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos com outras pessoas.

Psicologia Jurídica

O estudo do comportamento e da mente humana é também objeto de estudo do Direito e, não somente da Psicologia. Isso pode ser comprovado pela existência da área da Psicologia Jurídica. Em resumo, essa área é uma divisão da Psicologia que analisa comportamentos e fenômenos psicológicos que podem afetar a conduta de um indivíduo perante a sociedade. O profissional da Psicologia Jurídica atua ao lado de advogados, os auxiliando com fornecimento de laudos psicológicos e outros dados.

Psicomotricidade

Esse setor da Psicologia é voltado para o estudo e análise se determinados aspectos da expressão mental. A Psicomotricidade realiza a conexão entre os movimentos corporais, as emoções e o cérebro humano. Portanto, é uma área essencial na supervisão e acompanhamento de tratamentos de pessoas com deficiências físicas e mentais. Além disso, ela também auxilia no desenvolvimento intelectual das crianças.  

O profissional de Psicomotricidade pode trabalhar em diversos tipos de instituições, entre elas:

  • Instituições de ensino de educação especial;
  • Centros de reabilitação física;
  • Hospitais;
  • Escolas.

Viu só? A Psicologia não se baseia somente em atendimentos clínicos, ela é muito mais que isso! 

Qual área você se identificou mais? Caso você possua interesse em seguir nessa área, separamos algumas dicas para facilitar a sua escolha:

  • Não esqueça de sempre estudar as suas preferências pessoais;
  • Avaliar quais disciplinas você possui afinidade;
  • Estudar  as suas habilidades;
  • Pesquisar todas as opções para escolher a instituição de ensino que melhor atende às suas necessidades.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.