Conheça novas áreas de atuação do profissional de Enfermagem

Isabella de Andrade
Colaborador do Hora Da Facul

A Enfermagem continua sendo, uma das Faculdades e profissões mais buscadas entre os estudantes brasileiros. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou novas especialidades. Enfermagem Esportiva, Coaching e de Estética: Conheça novas áreas de atuação do profissional de Enfermagem.

A preferência pela Enfermagem pode se explicar tanto pela vontade de trabalhar com uma área essencial para a sociedade e de cuidado com o ser humano, quanto pela ampla variedade de especializações e possibilidades de trabalho.

Essas três especialidades foram aprovadas após solicitação de instituições e profissionais da área. A ideia é renovar as áreas de atuação de acordo com as próprias demandas do mercado e da sociedade, tornando o enfermeiro apto a atuar nesses espaços em constante crescimento. Quer saber um pouco mais sobre cada uma delas?

Fazer faculdade de Enfermagem é o seu sonho?

Preparamos um quiz para você descobrir se o seu perfil combina com o curso

Antes, é importante entender que existem quatro grandes áreas quando pensamos no campo de atuação do profissional de enfermagem. Assistência Direta ao Paciente, Gestão, Docência e Pesquisa e Empreendedorismo. Vale lembrar que, com os avanços tecnológicos, o mercado de saúde é um dos que tem se mantido sempre dinâmico, pedindo cada vez mais profissionais especializados.

Conheça novas áreas de atuação do profissional de Enfermagem

  1.     Enfermagem Esportiva

Esse é um espaço que costumava ser dominado por médicos e fisioterapeutas. Mas, aos poucos, tem aberto as portas para outros profissionais, como os enfermeiros. A atuação dos enfermeiros do esporte foi reconhecida e regulamentada pelo Cofen em 2019. Logo, por ser mais recente, tem espaço para um grande número de profissionais no mercado.

Os profissionais que escolhem essa especialidade podem atuar em algumas áreas como, por exemplo, em academias de ginástica, esportes olímpicos e paraolímpicos, centros de treinamento desportivo, entre outros. Antigamente a enfermagem estava relacionada ao esporte somente em casos de resgate e cuidados emergenciais.

Está em dúvida sobre qual curso escolher no vestibular?

 

Preparamos um quiz para você saber se tem perfil para Enfermagem

Mas, atualmente, com o conceito de saúde e a formação dinâmica em enfermagem, um novo campo se abre. O foco são ações de prevenção, promoção e reabilitação de atletas, que podem ser de base ou de alto rendimento. 

  1.     Coaching em Enfermagem

A profissão de coaching e consultoria personalizada cresceu e continua crescendo nos últimos anos de forma exponencial em diferentes profissões. Na enfermagem, a especialidade também foi aprovada pelo Cofen em 2019. ela contempla os profissionais que se dedicam, enfim, a aprimorar o sucesso de quem se dedica à carreira de Enfermagem. As técnicas são direcionadas à realidade do mercado e às possibilidades profissionais.

O coaching em enfermagem pode aplicar ferramentas para melhorar as práticas e estratégias de liderança nos serviços de saúde. Esse trabalho pode contribuir para o crescimento profissional de outros enfermeiros e para a melhor gestão de espaços dedicados à saúde. 

  1.     Enfermagem Estética

Enfermeiros também podem atuar na área estética, se especializando para seguir carreira em um dos campos em constante crescimento no país. Existem faculdades com pós-graduação na área para quem quer se especializar e, de acordo com as normas publicadas, os enfermeiros podem atuar nos seguintes procedimentos:

Micropuntura, cosméticos, carboxiterapia, criolipólise, cosmecêuticos, depilação a laser, dermo pigmentação, drenagem linfática, eletroterapia, eletrotermofototerapia, escleroterapia, intradermoterapia, , terapia combinada de ultrassom e microcorrente, micropigmentação, fios de sustentação, mesoterapia, nutricosmético, nutracêuticos, peeling superficial e médio, ultrassom cavitacional, vacuoterapia, aplicação de toxina botulínica e ácido hialurônico.

A atuação dos enfermeiros é voltada para a saúde da pele, uma área que demanda grande procura tanto por homens quanto por mulheres. Essa especialidade foi normatizada pelo Conselho de Enfermagem em 2016 e qualifica os profissionais de enfermagem para atuarem em procedimentos terapêuticos e pós-cirúrgicos, por exemplo, além de apoio em cirurgias plásticas.

Quais são as especialidades em enfermagem mais buscadas em hospitais?

Para completar, preparamos uma lista com as especialidades mais buscadas em hospitais e centros cirúrgicos. O enfermeiro é um profissional de extrema importância nos hospitais. É ele quem, muitas vezes, faz os primeiros atendimentos a um paciente em situação de emergência.  E quais são essas especialidades?

  1. Enfermagem em UTI
  2. Enfermagem pediátrica e neonatal
  3. Gestão de bloco cirúrgico
  4. Enfermagem em urgência
  5. Cardiologia
  6. Nefrologia

Quais são as especialidades em enfermagem mais bem remuneradas?

Algumas dessas especialidades estão, inclusive, entre as mais bem pagas para enfermeiros. Como, por exemplo: Enfermagem em UTI, Enfermagem neonatal e Enfermagem em Nefrologia. Para quem quer investir em uma carreira mais rentável, vale estudar e se especializar nelas. Quer conhecer um pouco melhor de cada uma?

  1.     Enfermagem em UTI

Esse profissional atua nas Unidades de Terapia Intensiva. O mercado exige muito estudo e conhecimentos técnicos. Já que o enfermeiro vai, enfim, atuar em situações mais complexas e dando assistência para casos graves.

  1.     Enfermagem em UTI neonatal

Ajuda no cuidado com os recém-nascidos e na sua adaptação de vínculo familiar. Assim como na UTI para adultos, o enfermeiro aqui vai lidar com casos mais graves e situações de emergência.

  1.     Enfermagem em Nefrologia

Trata de algumas das doenças tratáveis. Como, por exemplo, diabetes e hipertensão. Elas, junto com outros fatores de risco, podem desencadear problemas renais e quadros de insuficiência renal.

Novas áreas de atuação do profissional de Enfermagem, qual escolher?

Agora que você já conhece um pouco mais de algumas especialidades mais rentáveis, com mais campo de trabalho e alguns dos campos de atuação mais recentes, fica mais fácil escolher em que área investir os estudos e a carreira. Vale lembrar que as especialidades mais novas, justamente por estarem em desenvolvimento e em fase de ampliação no mercado, costumam ter maiores possibilidades de trabalho.

Um bom caminho é conhecer mais a fundo cada possibilidade e se especializar em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Vale lembrar que a dedicação ao curso nos tempos de graduação pode ser um forte aliado para quem quer entrar no mercado atual de enfermagem. Ele está, enfim, cada vez mais dinâmico e exigente.

Com o avanço tecnológico e a crescente demanda da sociedade, a especialização é um caminho cada vez melhor para os enfermeiros. Por fim, é possível podem escolher onde investir seu tempo um campo cada vez mais diverso. Aproveite e escolha bem a sua área.

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.