Conheça novas áreas em Engenharia Civil

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo by ThisIsEngineering from Pexels

A Engenharia Civil é uma área muito popular dentro do mercado de trabalho, mas você já imaginou quais áreas de atuação vão além do convencional? É essencial se manter antenado em novas oportunidades no setor e entender quais cargos podem ser uma grande aposta para sua carreira!

Por isso, nosso foco aqui é mostrar novas áreas em Engenharia Civil não tão conhecidas no mercado. E discorrer sobre as tendências para essas determinadas especializações. Mas, antes de apresentar as diversas possibilidades de atuação para engenheiros civis, vamos entender como está o cenário atual da profissão. Continue acompanhando!

Um panorama geral do cenário da Engenharia Civil

A área da Engenharia Civil é uma das que menos sofre instabilidade. Além de ser um dos poucos setores da economia que mantém uma demanda constante por novos profissionais. Sendo assim, há diversas formas de ingressar no mercado civil e uma vasta gama de funções atribuídas a essa profissão.

No entanto, cada vez mais se torna essencial a busca por especializações, já que os novos cargos que surgem são, geralmente, para profissionais com habilidades técnicas. Além disso, a competitividade no mercado é outro fator que influencia na exigência de capacitação profissional em diversas áreas.

Pensando nos avanços tecnológicos, a Engenharia Civil tende a se adaptar ao uso, cada vez maior, de ferramentas que auxiliem na produção e no gerenciamento de recursos que auxiliem a profissão, por isso o surgimento de novas áreas em Engenharia Civil.

Agora, vamos falar sobre as inúmeras possibilidades de atuação que fogem das já conhecidas pelos profissionais da área!

Você sabe qual área da Engenharia Civil mais combina com você?

 

Preparamos um quiz para você descobrir o seu perfil

 

Áreas de atuação que talvez você não conheça

Entre as diversas funções atribuídas aos engenheiros civis, algumas delas não recebem o mesmo prestígio na promoção de vagas. Pensando nisso, separamos algumas áreas de atuação que talvez você não conheça, mas que podem servir de inspiração. Veja a seguir!

Engenharia de tráfego

Essa é uma área da engenharia que é responsável pela infraestrutura do transporte. Isto é, o profissional que se especializa é responsável pelo planejamento da construção de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. 

Nesse sentido, os profissionais atuam na garantia da boa mobilidade urbana nas cidades. E também no controle de tráfego para empresas de logística, entregas e outros serviços. 

Visto isso, os engenheiros civis podem trabalhar em empresas privadas especializadas em obras de transporte e também no setor público.

Infraestrutura urbana

O setor de infraestrutura urbana é uma alternativa de atuação para os engenheiros civis, já que também está relacionado às especificações técnicas dessa profissão. 

Dessa maneira, o profissional fica responsável pelo planejamento e pelo gerenciamento. Além desenvolver projetos de construção que atendem às políticas públicas como, por exemplo, a estruturação de saneamento nas cidades e regiões.

Vale lembrar que optar por cargos nessa área significa assumir grandes responsabilidades, devido à complexidade dos serviços a serem cumpridos junto ao poder público. Mas, mesmo assim, a área não deixa de ser um excelente caminho a se seguir, basta ter foco e determinação!

Engenharia hidráulica e os recursos hídricos

Apesar de também ser um possível curso dentro da área de engenharia, a hidráulica também admite a contratação de engenheiros civis. Eles ficam responsáveis por projetos de construção de barragens, canais, sistemas de irrigação e pelo aproveitamento correto dos recursos hídricos.

Nesse sentido, as atividades atribuídas a essa função podem ser de planejamento e execução de obras em sistemas de esgoto, e abastecimento de água. Mas, para atuar na área, é necessário ter uma especialização profissional, que pode ser feita através de uma pós-graduação!

Tecnologia na construção civil

É fato que a tecnologia está inserida em praticamente todos os serviços do mercado de trabalho. Mas na engenharia civil, o uso de ferramentas tecnológicas é uma tendência que tem recebido bastante destaque. O uso de drones em obras e o desenvolvimento de impressões 3D são duas das aplicações dos recursos tecnológicos.

O profissional que opta por seguir carreira nessa área pode ser responsável tanto pelo desenvolvimento de novas ferramentas auxiliares, como também pela implementação e monitoramento da tecnologia em novos projetos. 

Além disso, a especialização nessa área é, atualmente, o principal foco para a evolução da profissão. Os estudos relacionados à tecnologia implicam na melhoria do desempenho das obras e no aprimoramento da produção de materiais. 

Podemos observar essas tendências na prática como, por exemplo, na utilização do Bioconcreto, material desenvolvido por meio da tecnologia e que aumenta a resistência contra rachaduras de paredes e, consequentemente, auxilia na segurança da obra.

Gestão ambiental

A função surge com a necessidade de nos atentarmos aos cuidados com o meio ambiente. Ainda pouco conhecida pelos profissionais de engenharia civil, a função lida diretamente com soluções sustentáveis dentro do centro urbano.

As atividades nessa área envolvem o planejamento de projetos ecológicos para o planejamento urbano, construção civil e outros serviços ligados ao desenvolvimento consciente no setor de obras. 

Entende-se que, seguindo as tendências globais, essa profissão ganhará muita força nos próximos anos.  A demanda por profissionais capacitados a essa função aumentará exponencialmente!

Quais são as novas oportunidades para a Engenharia Civil?

Tendo em vista o amplo campo de atuação que vem se desenvolvendo e as novas áreas em Engenharia Civil, algumas ainda não são muito conhecidas. No entanto, alguns segmentos têm ganhado bastante espaço para que os profissionais busquem funções não tão exploradas pelo mercado atual. 

Como já tratado ao decorrer da publicação, a aplicação da tecnologia e do desenvolvimento sustentável são pontos importantes a se atentar, quando pensamos no futuro da profissão. Por esse motivo, além de buscar novas especializações, é essencial que você também se mantenha atualizado em relação às políticas sociais e as transformações do mercado de trabalho!

Quais habilidades essenciais para crescer na profissão?

Por fim, não podíamos terminar de outra forma a não ser dando algumas dicas para você que busca crescer em uma das diversas áreas de atuação!

E, assim como em qualquer outra profissão, para construir uma carreira sólida na Engenharia Civil, é importante desenvolver algumas habilidades pessoais que te ajudarão a alcançar cargos mais relevantes no segmento. Entre elas, podemos destacar: 

  • A boa comunicação interpessoal;
  • Senso de liderança;
  • Visão ampla para novas oportunidades;
  • Noções de inovação e criatividade;
  • Praticidade e flexibilidade na prestação de serviço.

Mas não se esqueça! A sua experiência é a melhor maneira de traçar um caminho de sucesso na profissão, por isso esteja sempre em busca de novos desafios!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.