Descubra as principais áreas de atuação na Administração

Tais Carra
Estrategista de marca, contadora de história e designer thinker com 9 anos de experiências em comunicação digital. Construí minhas experiências de forma bem diversificada envolvendo três áreas centrais: inovação, produto e marketing. Crio e escrevo semanalmente para diversas empresas. Meu trabalho é construir experiências e estratégias através de criação de texto útil e relevante para gerar ação, circularidade, e crescimento de receita.
1

Crédito: Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Que tal saber quais são as áreas de atuação em Administração que você pode atuar?

Ao escolher um curso superior, é sempre bom observar os campos de atuação que o mercado oferece e quais profissões estão em alta. Desse modo, você poderá estar mais preparado para as oportunidades mais diversificadas e promissoras.

Empresas de todos os portes sempre vão precisar de um bom administrador para sobreviver. Trata-se de um mercado com alta taxa de empregabilidade, pois sempre há vagas. Segundo levantamento divulgado pelo Page Group, há 38 profissões em alta no Brasil, em sua maioria são cargos de administração e finanças. 

Veja a seguir neste conteúdo quais são as possibilidades de carreira em administração e como está o mercado para esses profissionais. 

Quais as principais áreas em administração?

Há uma grande oferta de diversidade de áreas em Administração nas quais você pode escolher atuar. Pois, é uma profissão fundamental para a organização da sociedade. 

  • Gestão Financeira

O setor de finanças em uma instituição é um dos mais importantes, pois ele lida diariamente com a sustentação da empresa. Profissionais de administração que tenham perfil analítico e gostem de números se darão bem nesse campo. 

A área de gestão financeira tem vagas quase o ano todo, movidas principalmente pela necessidade dos bancos nessa categoria de perfil. O profissional de administração que optar por essa área deverá ser capaz de gerenciar os recursos disponíveis, administrar bens e realizar diagnósticos financeiros. 

  • Planejamento estratégico

Você já deve ter escutado que para qualquer coisa que você pensar em fazer é necessário planejamento? Trata-se de um profissional que não faltam oportunidades. Planejar é um dos pontos mais importantes das companhias. 

Esse profissional de Administração ajudará no desenho da estratégia para atingir os objetivos organizacionais, seja na alocação de recursos, seja desenhando planos organizacionais.

  • Auditoria

Também é uma área da administração para quem gosta de análises e cálculos. É um campo de atuação bastante promissor na Administração, pois se trata de um serviço essencial. O profissional que optar por essa área vai examinar processos e detectar possíveis faltas para evitar prejuízo. 

Dentre as atividades comuns ao auditor estão: gerenciamento de documentos, controle de ativos e passivos, e conhecimento em legislação. Ele atua em conjunto com todas as áreas da empresa. 

  • Administração de RH

Se sua principal aptidão é lidar com pessoas, essa área pode combinar mais com você. Pois, ela faz justamente a gestão do capital humano da empresa. 

O profissional que optar por essa área será responsável por desenhar a gerenciamento estratégica de pessoas, desde planos de carreiras, desenvolvimento de talentos, alinhamento de cultura e clima. 

  • Gestão de marketing

Gosta de comunicação? Relacionamento com cliente? Então sua área pode ser gestão de marketing, o profissional de administração que optar por essa área, vai participar de todos os pontos de contato com o cliente apoiando vendas. 

Suas responsabilidades vão desde análises de mercado, dos concorrentes até desenhos de estratégias de aquisição de novos clientes. É fundamental que esse profissional esteja em constante atualização com tendências e características do mercado. 

  • Gestão ambiental 

A vertente ambiental tem-se consagrado uma das mais importantes no âmbito mundial, pela importância e impacto para a sociedade. O profissional de administração optante por essa área será responsável por equilibrar o desenvolvimento sustentável das atividades econômicas. Bem como por equilibrar as demandas ecológicas. 

Será responsável pela conscientização, o esclarecimento e o desenvolvimento de condutas ecológicas relativas às atividades profissionais empresariais. 

  • Comércio exterior

Quer trabalhar com mercado externo? Geralmente esse profissional atua na gestão de negociação com empresas em países distintos. O perfil desse profissional deve ser bem multitarefas visto que envolve outras áreas como logística, gestão de pessoas e planejamento. 

Esse profissional de administração precisa também domínio de línguas estrangeiras (inglês, francês, espanhol, etc.) e facilidade para se comunicar. 

Como escolher a área de atuação ideal?

Autoconhecimento é uma das chaves para o sucesso nas escolhas profissionais, ao longo da rotina de estudos o estudante vai desenvolvendo habilidade e tem identificações maiores com algumas matérias. 

Após ver todas essas possibilidades você pode até estar confuso com a quantidade de opções. É super comum ficar na dúvida sobre qual área de atuação vai escolher. Além de ser um processo mais individual, separamos alguns critérios para te ajudar a solucionar isso. 

  • Defina afinidade e interesses
  • Pesquisa sobre remuneração
  • Pesquise sobre as rotinas de trabalho
  • Avalie o mercado e a perspectiva de carreira
  • Converse com profissionais já formados
  • Converse com profissionais de orientação vocacional
  • Teste a sua afinidade com a profissão

Quais as principais funções do administrador?

Quando pensamos em administrar uma empresa, logo pensamos em diversas atividades. Podemos resumir que administração trabalha para trazer resultados para empresa, mesmo assim o sentido  fica muito amplo. 

Para facilitar na compreensão das principais atividades existe um modelo chamado PODC. Esse modelo retrata funções em comum que os administradores devem desempenhar. Listamos às quatro funções do modelo PODC são:

  • P = Planejar;
  • O = Organizar;
  • D = Dirigir;
  • C = Controlar.

Como ingressar no mercado de trabalho de Administração?

A primeira decisão será escolher uma boa faculdade e que tenha uma boa avaliação pelo Ministério da Educação (MEC). A popularização do curso fez com que surgissem diversas opções e modalidades de cursos presenciais quanto a distância.

Administração está sempre nas primeiras posições de cursos mais procurados, um passo que o estudante também precisa estar atento ao seu cadastro no conselho regional de administração. 

É um importante instrumento para testar e comprovar suas competências no exercício da profissão. Além de ser algo a mais, pois alguns estudantes apesar da conclusão do curso acabam não priorizando. 

Diferente de outros cursos, a administração já permite o estágio nos primeiros semestres dos cursos, dessa forma ao chegar o final você estará ainda mais preparado e com mais experiência e vivência na área. 

Embora a administração seja bem versátil, é importante o estudante buscar vivências acadêmicas desde os primeiros passos na faculdade, seja palestras, seminários, extensões. Procurar informações sobre a área a escolher contribui para enxergar o que cada oportunidade pode oferecer.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.