InícioGraduaçãoArquitetura e UrbanismoEntenda o que faz um arquiteto e sua área de atuação

Entenda o que faz um arquiteto e sua área de atuação

Uma das profissões mais em alta quando o mercado imobiliário se aquece é a do arquiteto. Responsável por reformar, planejar, projetar, decorar, o arquiteto ganha ainda mais notoriedade com as redes sociais.

E se você chegou até aqui, pode ser que a arquitetura seja umas das suas opções para graduação, certo? Então você está no lugar certo! Temos um conteúdo para você sobre o que faz um arquiteto e outras curiosidades da área. 

O que é Arquitetura

Arquitetura é a arte de resolver  uma das necessidades básicas do ser humano, que é o abrigo. Segundo Marcus Vitruvius, o grande arquiteto e historiador romano, “firmeza, comodidade e o deleite” é uma forma de ajuste que cria a oportunidade de harmonia ao ambiente. 

A arquitetura já foi definida como ciência e como arte social. Provavelmente, você já se beneficiou do trabalho de um arquiteto ou até contratou seus serviços sem mesmo saber tudo aquilo que é. 

Se você pretende prestar vestibular para arquitetura, você chegou ao lugar certo.  

O que faz um Arquiteto?

Para que você entenda o que faz um arquiteto, vamos explicar alguns pontos. 

O profissional de arquitetura é o responsável pelo planejamento e acompanhamento de suas edificações. Tais projetos podem ser para fins de moradia, lazer, transporte, trabalho e outras finalidades. O arquiteto utiliza de seus conhecimentos para criar soluções que tornem, por exemplo, uma casa mais funcional.

Devido às condições econômicas dos clientes, o arquiteto pode criar projetos focados em economia de gastos com materiais, encontrando soluções focadas exatamente na verba do cliente.

Em resumo, o arquiteto faz o planejamento de reformas ou construções analisando as condições financeiras e do local, e realiza adequações conforme a necessidade.

 

Áreas e atuação de um Arquiteto

São diversas possibilidades para atuação de um arquiteto no mercado de trabalho, veja algumas: 

Empresa de construção civil:

O profissional de arquitetura pode ser contratado por uma empresa de construção civil para ser o responsável ou um dos responsáveis pelo planejamento e acompanhamento de execução dos projetos. 

Órgão público:

O setor público também tem alta demanda por arquitetos que façam planejamento de urbanismo, paisagismo, edificações e outras obras públicas. 

Escritório Próprio:

O caso mais comum e com grande demanda de projetos, o arquiteto com seu próprio negócio tem um grande aumento nas solicitações de projetos, principalmente os residenciais.

 Como o profissional pode atuar:

O Arquiteto pode atuar em diversas especialidades, veja algumas abaixo:

Arquitetura de interiores: 

O foco desse profissional é atuar pensando em como tornar o ambiente funcional facilitando a circulação do local, harmonizando o ambiente em relação à disposição de objetos, cores e decoração, e também, melhorando a ventilação do ambiente. 

Paisagismo: 

O profissional com maior habilidade ou interesse em projetar espaços abertos terá muito sucesso com paisagismo. Uma área mais voltada para otimizar espaços, jardins, parques, etc. O paisagista também pode trabalhar com a restauração de prédios, fachadas e outras reformas. 

Planejamento urbano: 

Como o próprio nome diz, nessa função, o arquiteto atua como responsável por planejar obras de expansão urbana, melhorando e/ou criando bairros.  O arquiteto pode ser também responsável pelo Plano Diretor (Veja aqui a definição de plano diretor). 

Mercado de trabalho

No Brasil, o profissional de arquitetura tem grande importância. Dessa forma, o mercado sempre tem uma boa demanda. A alta demanda pode variar de acordo com fatores econômicos de cada época, mas em suma, tem-se muitas oportunidades para arquitetos no país.

O principal desafio da arquitetura é tornar espaços mais funcionais, criar ambientes exatamente como o sonho de cada pessoa, porém, sempre de forma harmonizada e bela. Muitos profissionais de arquitetura têm conquistado notoriedade no mercado, se utilizando de redes sociais e, principalmente, exibindo seus projetos no Youtube. 

Se você está na dúvida sobre ser um arquiteto ou não, pode ler nosso artigo: como descobrir qual graduação combina mais com você.

Entenda também algumas áreas da engenharia civil que estão em alta neste post que fizemos para que você saiba tudo antes de escolher sua graduação. 

Arquiteto Atualizado

Outro ponto muito importante para os profissionais de arquitetura é se manter atualizado. Principais tendências do mercado, ferramentas para criação e desenvolvimento de projetos, materiais utilizados por arquitetos e muito mais. 

Aqui vai uma dica: aprimore o seu atendimento ao cliente. Como arquiteto você terá muitas reuniões para entender os desejos e ideias dos clientes. Nessa hora, saber como atender bem fará toda diferença!

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.