Especializações da Medicina Veterinária: saiba mais!

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo by International Fund for Animal Welfare from Pexels

Está pensando em ingressar em uma faculdade de Medicina Veterinária ou já é formado? Sendo assim, é importante saber quais as possíveis especializações para essa profissão e quais são as áreas de atuação para cada uma delas. 

Desse modo, a especialização profissional é um grande passo para sua carreira. Para que você possa se destacar no mercado de trabalho e, a partir disso, buscar diversas oportunidades de emprego. Isso te ajuda a ter um conhecimento mais amplo e atender a demandas específicas do mercado.

Pensando nisso, trouxemos algumas das principais opções de pós-graduação para você seguir carreira como médico veterinário.

Acompanhe toda essa publicação e veja quais são as especializações mais buscadas na Medicina Veterinária!

Importância das especializações da Medicina Veterinária

A princípio, sabe-se que, as diferentes áreas da Medicina Veterinária se dedicam a atender as diversas necessidades dos animais. Seja no tratamento de doenças ou na melhoria da qualidade de vida.

Neste contexto, os médicos veterinários que se especializam possuem mais oportunidades no mercado de trabalho. Estes, contribuem para o avanço das técnicas e dos cuidados no mundo animal.

Assim, preparamos algumas das principais especializações no  campo da Medicina Veterinária. Confira!

Especialização em Zoologia

A especialização em Zoologia têm o foco no estudo da vida animal em todos os aspectos. Contudo, o principal objetivo é analisar questões morfológicas e a evolução das espécies. Assim como pensar em formas de garantir o bem-estar e detectar as demandas dos animais. 

Sendo assim, além de entender a influência de aspectos externos na cadeia evolutiva dos animais, o profissional da área é responsável pela análise da interação comportamental do animal. 

Especialização em Nutrição Animal

A pós-graduação em Nutrição é uma excelente alternativa para você que pretende se aprofundar na área da Medicina Veterinária. O foco é analisar os aspectos do organismo que se relacionam com a saúde nutricional dos animais e analisar doenças causadas pela carência de nutrientes. 

Logo, essa especialização busca estudar tanto a fisiologia, como também a bioquímica. Além disso, o objetivo é entender como funciona o metabolismo de cada espécie, a fim de aumentar a qualidade de vida do animal, por meio da alimentação. 

Especialização em Dermatologia Animal

A pós-graduação voltada para a dermatologia animal também é uma opção muito viável para quem pretende se especializar nos cuidados com a pele de animais, assim como o estudo de doenças dermatológicas.

Visto que diversos animais enfrentam doenças relacionadas à dermatologia, a área se mostra de extrema importância dentro da Medicina Veterinária.

Também, o profissional que se especializa nessa área da Medicina Veterinária tem a oportunidade de aprofundar os conhecimentos em patologia animal.

Especialização em Oncologia Animal

A especialização em Oncologia Animal é fundamental para a Medicina Veterinária. Esta, atua desde as pesquisas até o tratamento do câncer em animais. 

O profissional que busca esse tipo de especialização aprofunda seus conhecimentos para os cuidados relacionados a essa doença. Os cuidados e a preocupação com o câncer são muito pertinentes para a saúde animal. E, dessa maneira, compreende-se como essencial a função do Oncologista no tratamento dessa doença.

Especialização em Zootecnia 

A Zootecnia estuda todos os aspectos da vida animal que podem influenciar na qualidade de vida das espécies. Visto isso, a área foca em encontrar formas de garantir a melhoria genética e cuidar da reprodução das espécies.

Além disso, o profissional pode lidar diretamente com a produtividade de alimentos derivados dos animais.

Ainda, o veterinário que opta por seguir carreira na área se torna especialista no bem-estar animal e analisa tanto o comportamento das espécies, quanto outros aspectos, como o agronegócio e as legislações ambientais.

Especialização em Farmácia Veterinária

A pós-graduação em farmacologia é muito procurada na Medicina Veterinária. A área busca desenvolver o conhecimento acerca da produção e do uso de medicamentos específicos para o mundo animal. 

Logo, os profissionais especializados em farmácia veterinária estudam os efeitos dos remédios no corpo do animal, assim como tratamentos eficazes para o alcance do bem-estar. 

Especialização em Defesa Sanitária Animal 

Os especialistas em Defesa Animal são responsáveis pelas políticas de prevenção de doenças que acometem os animais. Dessa forma, a área é voltada para o controle sanitário e para a fiscalização da qualidade de vida dos animais.

O profissional especializado em defensoria animal também pode ser responsável pelo controle do transporte de animais.

Além disso, o médico veterinário pode atuar na fiscalização de clínicas veterinárias e estabelecimentos que vendem produtos relacionados.

Especialização em Radiologia Animal

Essa especialização da Medicina Veterinária é focada no diagnóstico por imagem feito em animais. O profissional que se especializa na área estuda a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversas espécies por meio do uso da radiologia.

Diante do exposto, entende-se que a função é essencial para qualquer categoria de clínica animal que trabalha com a recuperação e o tratamento de doenças. 

Especialização em Cirurgia Animal

A especialização em cirurgia animal já possui um nome autoexplicativo. Esta, foca no estudo de técnicas e métodos cirúrgicos para diversas espécies. 

Sendo assim, o profissional que se especializa na área fica responsável pelos cuidados necessários para a realização de procedimentos clínicos em animais.

Especialização em Anestesiologia Animal

Apesar de a área não ser muito reconhecida no âmbito médico, é de extrema importância para o mundo animal. 

O profissional se especializa em Anestesiologia Animal é responsável pelo estudo do uso de anestesias e nos cuidados necessários para garantir a saúde do animal e a eficácia dos procedimentos clínicos.

Outras tendências de especializações da Medicina Veterinária

Além dessas principais áreas de especializações, diversos outros aspectos da medicina veterinária se desenvolvem com o passar dos anos. Consequentemente, surgem novas opções e oportunidades de atuação no mercado de trabalho. 

Visto isso, separamos mais algumas tendências de especialização no setor, para você que busca inovação e desafios na profissão. Veja:

  • Fisioterapia Animal;
  • Cardiologia Veterinária;
  • Gestão de Negócios de Veterinária;
  • Acupuntura Veterinária.

Sendo assim, vale ressaltar que há diversas áreas da Medicina Veterinária que buscam profissionais especializados. E, conforme surgem novas oportunidades e necessidades do mundo animal, as demandas por profissionais especializados aumentam no mercado.

Em qual área eu devo me especializar na Medicina Veterinária?

Antes de analisar as demandas do mercado de trabalho, pesquise sobre as diversas áreas de atuação e depois veja em qual você melhor se encaixa. Para todas elas, é essencial que você esteja dedicado em agregar seus conhecimentos em prol dos cuidados e a preservação da vida animal. 

Assim, se você pretende atuar como médico veterinário em clínicas, as melhores opções de especialização são aquelas voltadas para procedimentos cirúrgicos e tratamentos de doenças. 

Por fim, caso tenha interesse em participar do estudo da vida animal, as melhores opções estão no campo da pesquisa. 

O que achou do conteúdo? Comente sua opinião abaixo e para ficar por dentro de novos posts sobre o curso, na seção de Medicina Veterinária!

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.