InícioGraduaçãoFaculdade depois dos 40: saiba porque nunca é tarde para começar!

Faculdade depois dos 40: saiba porque nunca é tarde para começar!

Estudar depois dos quarenta anos, quem me dera! Mas, “sonhos não envelhecem”! Nunca é tarde para começar uma faculdade.  Se você  já “quarentou” há tempo, ou mesmo se já passou a casa dos 50, 60, 70 anos, saiba que você pode e deve estudar.

Isso é um realidade.  Então, por que muitas pessoas ainda não cursaram o ensino superior? Em resumo, isso pode ter acontecido por inúmeros motivos que levam ao adiamento do sonho de estudar. É comum que o casamento, o nascimento dos  filhos, a falta de dinheiro, a distância entre a faculdade e a residência, as mudanças constantes de cidade, entre outras razões tenham sido a causa desse desejo ter sido postergado.

Tudo isso pode tê-lo impedido até agora. Mas, se você é da turma do “meu tempo já passou”, vamos te contar porque se aprimorar é sempre um bom negócio, mesmo após os quarenta anos!

Nível superior: uma porta que nunca se fecha

É fato que o conhecimento adquirido é um bem que ninguém leva de você.  O que você aprendeu até hoje, a experiência que adquiriu, é um tesouro que não se pode mensurar, mas sabemos que sempre é possível melhorar.

Vivemos em um mundo no qual as coisas mudam com muita rapidez. A tecnologia é o braço direito da humanidade e não há como negar que essa nova configuração das relações de trabalho exigem que os profissionais que desejam se manter ou se desenvolver na carreira se reinventem.

Um currículo atraente: você melhor depois dos quarenta anos!

Talvez você esteja se perguntando: quais são as vantagens na prática? Por que estudar depois dos quarenta? O que um diploma a essa altura do campeonato poderá agregar à minha vida? Tudo bem, nós listamos algumas razões.

Oportunidade de alavancar seu plano de carreira

As empresas valorizam os colaboradores que não se acomodam e buscam desenvolvimento. Oferecem plano de carreira, mas um dos requisitos, em sua maioria é o nível superior. Então, esteja preparado!

Adquirir mais autoconfiança

Nada pode ajudá-lo mais do que saber suas habilidades e fazer parte de um grupo de profissionais seletos que possuem um certificado para chamar de seu.

Se recolocar no mercado de trabalho

Se você está desempregado e busca uma recolocação, o simples fato de estar cursando uma faculdade poderá ser o diferencial em seu currículo e o colocar em uma posição de destaque diante de outros concorrentes.

Tornar-se mais competitivo

Em meio a tantos outros trabalhadores, sejam eles mais jovens ou não, ser formado em uma área faz você não ser só mais um na multidão. Apesar do mercado de trabalho estar em constante evolução, depois dos quarenta anos você verá que mais portas se abrirão graças à sua formação superior.

Ingressar na carreira que sempre sonhou

Pode ser que as responsabilidades com a família o tenham mantido na mesma empresa ou carreira até hoje. Isso pode ser culpa do seu medo de arriscar. Uma faculdade a essa altura transformará um risco em oportunidade. Você verá que, mesmo após os quarenta anos, um curso superior será um divisor de águas.

Aumentar sua remuneração

No final das contas, é isso que todo mundo quer: mais dígitos no saldo bancário e qualidade de vida! Se tornar um graduado é a chave para ser mais valorizado no mercado de trabalho. Estudar é um investimento!

Passou dos quarenta anos? Sua hora é agora!

Um, dois , três e já!

Foto de Seven Storm JUHASZIMRUS de Pexels

Então, agora que você já tem as motivações para ingressar no nível superior, provaremos porque este é o momento de você “clicar no botão iniciar”!

Flexibilidade e facilidade para estudar

Se antigamente era preciso dedicar muito tempo aos estudos, ter disponibilidade de ir até uma faculdade ou conciliar com o trabalho, agora as coisas mudaram. Os cursos de EAD (ensino a distância) e os semipresenciais podem ser uma ótima oportunidade.

Custos baixos e previsíveis

O valor das mensalidades pode ter sido o fator mais relevante para distanciá-lo do seu sonho até agora. Mas, hoje em dia, esse não é mais um empecilho. A grande maioria dos cursos, sobretudo aqueles de ensino a distância, têm parcelas baixas e podem custar a partir de R$ 150,00. Um excelente custo benefício!

Maturidade

Após os quarenta anos, o profissional já adquiriu maturidade suficiente para encarar os desafios da vida com mais preparo. Essa qualidade certamente contribuirá para que você possa encarar uma faculdade com mais dedicação e seriedade.

Incentivo das empresas

As empresas sabem que aquele profissional que dedicou anos de sua vida em uma carreira será ainda melhor depois que se aprimorar. Assim, muitas costumam oferecer esse benefício aos funcionários fazendo parcerias com instituições de ensino que ofertam descontos e até bolsas integrais aos ingressantes.

Mas, se você gosta de exemplos, vamos mostrar uma lista de personalidades que alcançaram o sucesso bem depois dos 20 anos.

Por onde começar?

É fundamental que você faça uma reflexão a respeito do que já fez até hoje. Pense em tudo que já realizou, cada experiência que teve e identifique aquelas nas quais teve melhor desempenho e trabalho mais prazeroso. Fazer isso o ajudará a compreender qual caminho seguir.

Você poderá se decidir por se manter na mesma área ou dar um “360°graus” na sua carreira. De toda forma, alguns pontos são essenciais e precisam ser considerados:

Qual faculdade cursar?

Principalmente, depois dos quarenta, sua escolha deve ser muito assertiva. Opte por instituições reconhecidas, que trabalhem com professores qualificados e que ofereçam suporte para seu ensino.

Qual o modelo de ensino escolher?

Decida-se por uma modalidade que realmente seja compatível com sua realidade e demais afazeres. Dessa forma, você não perderá a motivação e terá mais êxito na conclusão de seus estudos. O ensino a distância ou semipresencial pode ser uma excelente opção para você!

Quanto tempo quero investir nessa formação?

Pode ser que você deseje se formar em um período curto, ou que não esteja com pressa para se formar. Para quem quer uma mudança mais rápida, cursos superiores nas áreas de tecnologia (tecnólogos), por exemplo, podem ser a escolha mais certa. Aqui neste link, o ajudamos a conhecer algumas excelentes opções de cursos de EAD.

Por fim, seja qual for a sua decisão, decida-se sempre por você! Dar esse passo, cursar uma faculdade, mesmo depois dos quarenta anos, é uma amostra de amor próprio, uma prova de que você valoriza sua jornada e que ainda acredita que pode ir mais longe. Se você já é pai, mãe, já se casou, ou já tem até netos, lembre-se daquela frase: sonhos não envelhecem! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.