Melhores áreas de atuação da Engenharia Civil

Isabella de Andrade
Colaborador do Hora Da Facul

Sabemos que Engenharia Civil é um dos cursos queridinhos entre estudantes brasileiros. A grande variedade do mercado de trabalho e os altos salários são, enfim, alguns dos principais atrativos. Além disso, o mercado costuma permanecer em constante movimento, ganhando inovações e novas possibilidades com a tecnologia. Logo, é importante saber quais são as melhores áreas de atuação da Engenharia Civil atualmente.

O trabalho do Engenheiro Civil é primordial para o desenvolvimento, crescimento e manutenção de qualquer sociedade. É essa relação social próxima, além disso, a possibilidade de utilizar a criatividade para criar, projetar e construir, que costuma atrair um número tão grande de alunos e profissionais.

Entre as principais funções de um engenheiro civil estão: projetar, executar, gerenciar e fiscalizar obras, sejam elas em viadutos, edifícios, túneis ou barragens. Entre as cidades brasileiras com mercado mais aquecido para as melhores áreas de atuação da Engenharia Civil estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Uma das etapas mais importantes para qualquer profissional é justamente o momento de terminar os estudos, escolher uma área de especialização e se dedicar para entrar no mercado. Logo, preparamos uma lista com algumas das melhores áreas de atuação para engenheiros civis nos próximos anos. Vamos saber mais sobre elas?

5 melhores áreas de atuação da Engenharia Civil

  1. Construção Civil
  2. Logística
  3. Engenharia Sustentável
  4. Perícia
  5. Saneamento

 

  1. Construção Civil

Sabemos que a crise econômica que vem afetando o país também impactou esse ramo da engenharia. No entanto, muitas empresas têm solicitado abertura de capital, juros mais baixos, facilidade para que construtoras e consumidores tenham acesso mais fácil a crédito imobiliário. Isso pode contribuir, enfim, com um aumento da demanda de engenheiros civis para essa especialização. Logo, essa ainda é uma das melhores áreas de atuação da Engenharia Civil.

  1. Logística

A pandemia de Covid-19 impactou diretamente esse setor, que tem passado por inúmeras transformações. Uma das mais importantes é o aumento da demanda digital, e-commerce e marketplace. Logo, muitas empresas precisam aumentar seus investimentos nessa área para se manterem ativas no mercado. Com isso, a demanda por profissionais com especialização em logística inteligente aumenta. Por fim, essa é uma ótima área para investir tempo de estudo, pesquisa e prática nos próximos anos.

  1. Engenharia Sustentável

Criar espaços e soluções sustentáveis e em harmonia com o meio-ambiente é uma das tendências mais fortes ao redor do mundo, principalmente no campo da engenharia. A preocupação com o uso sustentável de recursos e materiais é grande, assim como a demanda por profissionais especializados em criar soluções que contribuam para o bem-estar do planeta.

Logo, a engenharia sustentável demanda cada vez mais profissionais. Vale a pena lembrar que essa é uma área em constante mudança, com constantes atualizações sobre legislação e inovação nos recursos. O profissional que quiser construir carreira nesse campo deve investir em muito estudo e atualização constante.

Duas áreas da Engenharia Civil que talvez você não conheça

  1. Perícia

Nessa especialização os engenheiros avaliam construções em andamento, e também as que já estão prontas, para emitir laudos e pareceres técnicos. É uma área mais burocrática e costuma ser uma boa opção para engenheiros que preferem não acompanhar diretamente as obras. É um trabalho fundamental, já que atesta a inexistência de falhas e irregularidades.

  1. Saneamento

Essa área demanda bom conhecimento técnico sobre sistemas de abastecimento, tratamento de esgoto e a relação deles com o meio ambiente, além da saúde pública. O profissional de saneamento trabalha com o uso da água em obras em geral. Como, por exemplo, esgoto, água, drenagem e resíduos. Por fim, outra possibilidade importante de trabalho é o desenvolvimento de novas tecnologias para a área.

 

Outras áreas de trabalho importantes para engenheiros

  1. Estradas e transportes

Essa é uma das maiores áreas da engenharia civil e envolve construção, manutenção, tratado e planejamento de estradas e rodovias. Além disso, o engenheiro especialista planeja todo o sistema de transportes, gestão e operação das redes rodoferroviárias.

  1. Cálculo estrutural

Aqui o engenheiro costuma trabalhar em um escritório, realizando cálculos para atingir os requisitos certos de resistência dos materiais e todas as estruturas que envolvem a obra.

  1. Materiais de construção

A principal função é estudar os materiais de uma construção e estudar a melhor forma de aplicação. Buscar inovações tecnológicas na área é muito importante.

  1. Geotecnia

Esse profissional vai trabalhar diretamente com a mecânica dos solos, além de estudar a interferência de obras de infraestrutura como, por exemplo, escavações, barragens e movimentações de terra.

  1. Segurança do trabalho

Esse profissional tem o importante trabalho de zelar pela saúde e integridade física dos trabalhadores. A ideia é reduzir ou eliminar riscos de acidente no trabalho. O Engenheiro de segurança elabora, administra e fiscaliza os planos de prevenção.

  1. Hidráulica

O engenheiro aqui vai aplicar princípios de mecânica dos fluidos no planejamento e produção de obras que aproveitem estruturas hídricas. Entre elas, esgotos urbanos, abastecimento de água e irrigação, por exemplo.

  1. Estruturas e fundações

A função aqui é projetar e gerenciar a construção das estruturas que sustentam as grandes construções. Logo, é um trabalho essencial para qualquer grande obra.

 

Como se preparar para as principais áreas da Engenharia Civil?

As oportunidades de trabalho se dividem entre o setor público e privado. Um engenheiro civil pode elaborar orçamentos, realizar cálculos e estudos técnicos, planejar orçamentos e cronogramas, supervisionar construções, realizar fiscalizações e vistorias, além de emitir laudos técnicos. É um mercado diverso.

As possibilidades de trabalho são muitas e, depois de escolher a área que mais combina com você, o mais importante é se preparar. Além de estudar e buscar bons espaços de especialização, um bom engenheiro civil deve ter agilidade de pensamento, boa comunicação, flexibilidade para se adaptar e capacidade de liderança. Outras habilidades importantes são: vontade para inovar e boa visão de negócio.

Depois de conhecer um pouco mais das principais áreas da Egenharia Civil para os próximos anos, o mais importante além de estudar é conhecer de perto qual especialização funciona melhor para você. A diversidade de possibilidades permite o ingresso e o desenvolvimento de profissionais com características muito diferentes na engenharia. Por isso é tão importante entender o que funciona e se conectar melhor com cada um, contribuindo diretamente para manter e expandir a qualidade do mercado.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.