InícioGraduaçãoAdministraçãoNegócios Internacionais é importante para Administração

Negócios Internacionais é importante para Administração

Você pretende trabalhar em empresas multinacionais ou fora do país? Assim sendo, saiba que o sonho pode se tornar realidade através da graduação de Administração. Atualmente, o curso conta com uma disciplina específica – Negócios Internacionais – que prepara o profissional para trabalhar nesses setores. 

Portanto, a matéria visa habilitar o estudante de Administração para o mercado internacional e costuma ser aplicada durante o oitavo período da graduação – podendo variar entre as instituições de ensino. Aliás, vale lembrar ainda, que a faculdade dura em média quatro anos e conta com oito períodos. 

O estudante vai receber as habilidades necessárias para compreender as questões técnicas, sociais e econômicas da produção e do gerenciamento, tanto no contexto nacional e internacional.  

Porquanto, o profissional que decidir atuar nesse segmento da Administração terá como mercado de trabalho o Gerenciamento de Negócios Internacionais, além da operacionalização do comércio exterior. Assim sendo, dentre as aptidões necessárias para desenvolver os projetos e empreendimentos internacionais é preciso entender políticas econômicas. Bem como barreiras ao comércio internacional, fundo monetário internacional e cooperação para desenvolvimento. 

 Ainda é necessário dominar as áreas de procedimentos Administrativos na importação, exportação e regras aplicadas aos Negócios Internacionais. 

Entretanto, vale lembrar que a disciplina na graduação é um pontapé inicial para adentrar no mercado de trabalho. Desse modo, para se tornar um profissional de referência na área é necessário sempre se atualizar e especializar.

Mercado de trabalho de Negócios Internacionais

Dessa forma, os estudantes que decidirem se dedicar a esse ramo da Administração podem atuar em empresas nacionais quanto internacionais. Isto é, entre os maiores segmentos com oportunidades no mercado de trabalho de empresas de importação e exportação.

Por consequência, os grandes empregadores  em Negócios Internacionais –  para brasileiros especializados na área internacional – são os bancos, organizações que trabalham com processos de financiamento, companhias de seguros, empresas de logística e até mesmo organizações públicas. 

Nesse sentido, após formados, o profissional pode se dedicar às áreas de análise, agenciamento de carga, consultoria, cotação, gestão, logística e marketing internacional. 

Por certo, além das habilidades adquiridas durante a disciplina de Negócios Internacionais, os administradores ainda utilizam os demais conhecimentos que aprenderam durante a graduação. Visto que é necessário para enfrentar a competição no mercado e encontrar as resoluções de crises. 

Invista em especialização em Negócios Internacionais

Como resultado, a demanda por profissionais na área de negócios internacionais sempre aumenta e para alcançar o sucesso é necessário se especializar e atualizar, para conseguir mais oportunidades e se destacar. Sem dúvida, os profissionais que atuam no setor de Comércio Internacional devem entender de direito, economia, matemática e Legislação. 

Além disso, o profissional ainda precisa dominar sobre documentações, contratos internacionais e como negociar com compradores e fornecedores. Invista em cursos de extensão, pós-graduação, mestrados e doutorados em Comércio Exterior. Por consequência, cabe a você escolher a opção que mais se adequar a sua carreira.

Ainda é importante dominar o idioma do país que você queira trabalhar e a fluência em inglês é indispensável. Então, além de se preparar para trabalhar nesse setor de negócios internacionais, é importante se dedicar em um bom curso de idioma.

Perfil do profissional 

Além de se esforçar para se especializar e dominar outros idiomas, o profissional que busca trabalhar com Negócios Internacionais deve ter uma mente atenta ao mundo empresarial e empreendedora.  

Ainda é importante sempre estar atento às mudanças econômicas e políticas do mundo, além das suas variáveis.

 Importância dos Negócios Internacionais

Os negócios internacionais são importantes para o desenvolvimento de todos os países. Visto que o setor é responsável pelas operações comerciais entre países que estão em pleno desenvolvimento e é um dos responsáveis pela economia da empresa ou país. 

Ainda é esse mercado que torna possível importar produtos não existentes no país e exportar produtos em sobra para outras localidades. Através dos comércios internacionais os riscos dessas atividades são menores e permite a empresa seguir comercializando mesmo com uma crise econômica interna. 

No Brasil, o mercado de exportações vêm crescendo cada vez mais e gerando oportunidades. Nesse sentido, os principais setores em crescimento são as indústrias Extrativistas, Agropecuária e Indústria de Transformação. 

 Outras áreas da Administração 

Além da área de Negócios Internacionais, o curso de Administração conta com outros segmentos e os estudantes saem da graduação com um conhecimento diverso na área. De forma geral, a faculdade conta com oito períodos e prepara o bacharel para gestão de negócios. 

Durante o curso os profissionais aprendem noções de marketing, direito, contabilidade e logística. Além disso, a graduação conta com matérias de matemática, direito, sociologia, informática, contabilidade, economia e disciplinas específicas, como marketing, logística e recursos humanos. Além do aluno ter contato com atividades práticas, envolvendo a análise e resolução de casos.

Dessa forma, as matérias do curso podem variar de instituição, mas segundo o Ministério da Educação (MEC), entre as principais disciplinas que os alunos vão encontrar são: 

  • Administração Estratégica
  • Administração Financeira
  • Análise Organizacional
  • Ciências Sociais
  • Comércio Exterior
  • Competências Gerenciais
  • Comunicação Empresarial
  • Contabilidade
  • Direito Empresarial
  • Economia
  • Empreendedorismo
  • Estatística
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gestão da Qualidade
  • Legislação Trabalhista e Previdenciária
  • Marketing
  • Matemática Financeira
  • Mercado de Trabalho
  • Mercado Financeiro
  • Metodologia de Pesquisa
  • Novos Negócios
  • Orçamento
  • Pesquisa de Mercado
  • Psicologia nas Organizações
  • Recursos Humanos
  • Sistemas de Informação
  • Teoria Geral da Administração

 

Oportunidades de trabalho 

O profissional de Administração pode atuar em diferentes setores, além de Negócios Internacionais, e tem abrangência de atuação. O profissional pode buscar oportunidades nas áreas de gestão financeira, gestão ambiental, gestão de processos, gestão de informações, gestão de recursos humanos, gestão de marketing logística, planejamento estratégico, comércio exterior; auditoria, consultoria, controle de produção, pesquisa de mercado, controladoria e carreira acadêmica.

Por exemplo, as principais características de um bom administrador são: planejamento, organização, direção, controle e liderança. Ainda é importante ressaltar que o mercado tem uma alta competitividade, por isso é importante se manter atualizado. Dessa maneira, também é necessário continuar estudando e se atualizando para ter mais ferramentas para encarar os desafios profissionais, além de se destacar no segmento.

Decisão 

Com o artigo deu para perceber que as oportunidades para trabalhar com negócios internacionais são variadas após o curso de Administração. Se você sonha em encontrar seu lugar nessa área deve se dedicar nos pontos citados no texto e acreditar no seu potencial. 

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.