Interesse pela mente humana é o mais importante para um psicólogo?

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Anthony Shkraba no Pexels.

A psicologia é a ciência que realiza o estudo científico da mente e do comportamento humano. Descubra abaixo se o interesse pela mente humana é o traço mais importante de um psicólogo.

Na hora de decidir qual carreira seguir ou qual graduação escolher, é muito comum as pessoas buscarem características que uma determinada profissão exige.

Sendo assim, caso você esteja nessa fase, com certeza você já deve ter escutado conselhos do tipo: você gosta de ler bastante? Já pensou em fazer Direito? Nossa, você ama fazer contas? Que tal ser um grande engenheiro? Você ama os animais? Medicina veterinária é o seu curso. Enfim, são grandes estereótipos que são analisados durante esse processo tão decisivo em nossas vidas.

Nesse sentido, hoje vamos falar um pouco da área de Psicologia e descobrir quais são os traços mais importantes de um psicólogo. Em resumo, a graduação de Psicologia capacita os alunos a estudarem a mente humana e o seu comportamento. Logo, ao finalizarem o curso, os profissionais estarão aptos a realizarem diagnósticos e prevenir doenças e distúrbios mentais.

Vai fazer vestibular para Psicologia?

Descubra qual área de atuação mais combina com você

 

Dessa forma, o estudante que está planejando seguir carreira nessa área, deve gostar e se interessar por esse universo, não é mesmo? Porém, será que o interesse pela mente humana é o traço mais importante de um psicólogo?

É isso que vocês irão descobrir. Então, se você quer saber mais sobre o mundo da psicologia e quais são as principais características de um psicólogo, continue nesse conteúdo. 

Você sabe o que é Psicologia?

Antes de falarmos um pouco mais sobre as características de um psicólogo, vamos compreender bem o que é Psicologia, como é a graduação e as suas áreas de atuação. Afinal, para entender os traços mais importantes de um psicólogo, é necessário entender o que a faculdade e o mercado de trabalho exigem desse profissional. 

Bom, como já descrito acima, a Psicologia é a ciência que realiza o estudo científico da mente e do comportamento humano. Dessa forma, os estudos dessa área são bem diversos e podem ser classificados em vários sub-campos. Como exemplo, áreas de desenvolvimento da mente humana, processos cognitivos, saúde, esportes e entre outros. 

Sendo assim, vamos voltar um pouco no tempo para entender o conceito da palavra Psicologia.  Em suma, ela foi criada na Grécia antiga, sendo que psyque significa “mente” e logos, que significa “conhecimento”. Portanto, essa ciência utiliza processos científicos e sistemáticos de análise, para realizar estudos e interpretações psicológicas. 

Os comportamentos humanos são tidos como dados para análise e estudo de teorias a fim de  entender como a mente humana funciona. Assim, a psicologia consegue compreender quais são os procedimentos que podem provocar reações positivas e negativas na vida das pessoas. 

A graduação de Psicologia

De acordo com o  Ministério da Educação (MEC), a graduação de Psicologia deve oferecer uma carga mínima de 4.000 horas de aulas. Logo, o total de horas do curso deve ser distribuído em cinco anos de estudos. Vale ressaltar  que todas as faculdades que possuem aprovação do governo para administrar o curso devem seguir essa norma. 

Algumas pessoas não sabem, mas há dois tipos de graduação de Psicologia: o Bacharelado ou a Licenciatura. Confira as diferenças abaixo:

Bacharelado: A graduação em bacharelado em Psicologia é bastante comum em universidades. Ao concluir esse tipo de formação, o profissional terá a oportunidade de trabalhar como psicólogo ou pesquisador.

Licenciatura: Esse tipo de formação é focada na formação de professores. Na medida em que aqueles que optarem por essa modalidade, poderão atuar em escolas e colégios, auxiliando no desenvolvimento de métodos educacionais, entre outros.

 A grade horária do curso de Psicologia

Os primeiros anos da graduação de Psicologia são voltados para conhecimentos mais teóricos e matérias de base. Ao passo que os semestres avançam, os alunos começam a ter mais contato com disciplinas que integram mais o universo da Psicologia. 

Dessa forma, a partir do terceiro ano, os estudantes começam a realizar o estágio supervisionado. Por meio dele, os alunos começam a se aproximar de casos de pacientes de diversos tipos. No final da graduação, os futuros psicólogos devem dedicar-se ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Porém, o estágio supervisionado continua e os estudos de matérias opcionais também. 

Confira algumas das principais matérias:

  • Psicologia Geral;
  • Filosofia I;
  • Anatomia;
  • Genética Humana;
  • Histologia;
  • Psicologia Experimental;
  • Psicologia Comportamental;
  • Desenvolvimento Humano.
  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia do trabalho;
  • Dinâmica de grupo;
  • Psicologia Institucional.

Contudo, vale lembrar: a grade curricular varia de acordo com a instituição de ensino. As matérias acima são apenas alguns exemplos.

Áreas da Psicologia

Bom, os psicólogos não precisam atuar somente em clínicas ou consultórios. Afinal, o mercado de trabalho da área de psicologia é bem diversificado. Em outras palavras, os profissionais também conseguem atuar em empresas de diversas áreas, dedicando-se à área de Recursos Humanos.

Logo, conheça algumas das principais áreas:

  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia do trabalho;
  • Psicologia Educacional;
  • Psicologia da saúde;
  • Psicologia do trânsito;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Neuropsicologia;
  • Psicologia Social
  • Psicologia Jurídica;
  • Psicomotricidade.

Afinal, o interesse pela mente humana é o traço mais importante de um psicólogo?

Por fim, finalmente chegamos à questão principal. Dessa forma, você acha que depois de tudo o que você leu acima, o interesse pela mente humana é o traço mais importante de um psicólogo? É claro que a psicologia gira em torno da mente humana. Porém, ela não é necessariamente o traço mais importante para quem quer seguir essa profissão. Afinal, um psicólogo precisa desenvolver outras habilidades e características para exercer a profissão.

Sendo assim, separamos algumas características que são super importantes para o perfil de um psicólogo. 

  • Ter uma comunicação clara e eficaz;
  • Ser empático;
  • Não ter preconceitos;
  • Ser analítico;
  • Ler bastante;
  • Seja um ótimo ouvinte;
  • Estar disposto a aprender sempre.

E agora? Você acha que mente humana é o traço mais importante de um Psicólogo? O que achou de saber mais sobre o universo da psicologia? 

Separamos outras matérias que podem ser interessantes para o seu futuro profissional Psicologia. Confira.

Faculdade de Psicologia: o que saber antes do vestibular

Quanto ganha um psicólogo?

Duração do curso de Psicologia

As principais áreas da Psicologia

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.